Viso assina com Andretti e disputa temporada 2013 da Indy: “Um sonho que vira realidade”

Apoiado pela petrolífera PDVSA, Ernesto Viso vai seguir no grid da Indy em 2013. O experiente piloto, companheiro de equipe de Tony Kanaan e Rubens Barrichello na KV no ano passado, vai correr pela Andretti, que terá a colaboração da HVM para colocar seu carro na pista

Ernesto José Viso seguirá no grid da Indy e vai disputar, pela Andretti, sua sexta temporada na categoria. Conforme antecipou o jornalista Americo Teixeira Jr. em seu blog 'Diario Motorsport', parceiro do Grande Prêmio, o venezuelano de 27 anos assinou contrato com a equipe chefiada por Michael Andretti e vai completar um rol de pilotos que já contava com o atual campeão Ryan Hunter-Reay, Marco Andretti e James Hinchcliffe. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (7).

No entanto, a vinda de Viso para a Andretti só foi possível porque a equipe teve a colaboração da HVM para colocar um quarto carro na pista em 2013. EJ, como é conhecido nos Estados Unidos, conseguiu a vaga graças ao patrocínio da petrolífera estatal venezuelana PDVSA.

De certa forma, é um retorno de Viso às origens no automobilismo norte-americano. Campeão da divisão National Class da F3 Inglesa em 2003, Ernesto passou pela F3000 e pela GP2 nos seus anos seguintes na Europa, chegando até mesmo a testar um carro da hoje extinta equipe Spyker na F1, mas não teve grande carreira no Velho Mundo. Viso atravessou o Atlântico para correr pela Champ Car e na Indy pela HVM em 2008, ano em que o piloto disputou as 500 Milhas de Indianápolis pela primeira vez e terminou em sexto.

Viso assinou com a Andretti e vai disputar sua sexta temporada na Indy (Foto: Divulgação)

E foi graças à HVM, equipe chefiada por Keith Wiggins, que Viso pôde garantir sua permanência na Indy. Em teoria, a Andretti colocaria apenas três carros no grid neste ano, mas graças a uma parceria entre Andretti e a HVM, o venezuelano conseguiu um cockpit para disputar a temporada 2013. Viso seguirá ostentando o número 5 neste ano. A HVM, por sua vez, se mantém na categoria depois de perder a suíça Simona de Silvestro, que substituiu Viso na KV e é a nova companheira de equipe de Kanaan.

Ao comentar sua contratação pela Andretti, Viso não escondeu a empolgação com o novo desafio em sua carreira. “Não poderia querer mais do que ter a oportunidade de guiar por uma equipe campeã representando meu país”, vibrou o venezuelano.

“Depois de cinco anos na categoria, acredito que encontrei o ambiente certo e estou ansioso para ter Ryan, James e Marco como companheiros de equipe. Estou muito orgulhoso por conseguir avançar à temporada 2013 com esse novo relacionamento. É um sonho que vira realidade”, comemorou Ernesto.

Em cinco anos de Indy, o melhor resultado de Viso foi o terceiro lugar no GP de Iowa em 2010, ano em que o latino-americano deixou a HVM e fez sua estreia pela KV.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.