Motos: Meo supera líder Price em 18s e vence antepenúltima etapa do Dakar. Gonçalves sofre acidente e abandona

O australiano terminou uma especial decisiva em segundo lugar, apenas 18s atrás do francês Antoine Meo e ficar perto de conquistar um inédito título. Por outro lado, Paulo Gonçalves, um dos grandes destaques da disputa, sofreu uma queda no km 118 e teve de ser atendido pelos médicos. O português abandonou o rali

Toby Price está muito próximo de colocar novamente a KTM no topo do pódio do Rali Dakar e, principalmente, ser o primeiro australiano a vencer a maior e mais difícil competição off-road do mundo nas motos. A 11ª etapa, disputada nesta quinta-feira (14) entre La Rioja e San Juan, na Argentina, foi decisiva para as pretensões de vitória dos competidores. Para Price, era fundamental marcar seus principais adversários, como Stefan Svitko e Pablo Quintanilla. Mas o oceânico fez mais e quase venceu a antepenúltima especial da prova. A vitória só não veio porque o francês Antoine Meo, que faz um grande rali, superou Price por apenas 18s.
 
Mas a prova desta quinta-feira reservou uma peculiaridade. Entre os pontos de controle 8 e 9, Price ‘sumiu’ dos radares, causando até mesmo uma dúvida sobre sua permanência na disputa. Mas o australiano foi o primeiro dentre os pilotos a cruzar a meta no dia e completar os 431 km de trecho cronometrado até San Juan em 5h19min26s. Meo apareceu pouco depois para superar o virtual campeão das motos em 18s. Mas nem isso fez com que a jornada de Toby fosse ruim, ao contrário.
 
O principal adversário de Price na briga pelo título, Svitko, segundo colocado, teve um dia mais complicado e terminou a etapa 11 do Dakar 12min11s atrás do australiano. O eslovaco da KTM também foi superado por dois pilotos sul-americanos que fazem participação de destaque na prova: o chileno Pablo Quintanilla, terceiro lugar, e o argentino Kevin Benavides, sexto. Entre eles ficaam posicionados o experiente piloto português Hélder Rodrigues e o francês Adrian Van Beveren, ambos do time de fábrica da Yamaha.
Toby Price está muito perto de ser o primeiro australiano a vencer o Dakar (Foto: Red Bull Content Pool)
Se o dia foi novamente de Price, a quinta-feira não foi nada favorável ao luso Paulo Gonçalves. Grande nome da Honda para tentar quebrar a hegemonia da KTM, sobretudo depois do abandono do espanhol Joan Barreda, Gonçalves chegou a liderar o Dakar e despontou como grande favorito à taça. 
 
Mas sua jornada ficou muito complicada em razão de problemas enfrentados no começo da semana. E, para piorar, uma punição de mais de 50 minutos imposta ao português na décima etapa acabou por encerrar de vez suas chances. Mas o pior estava por vir. Um acidente rumo a San Juan, no km 118 da especial, fez com que Gonçalves fosse atendido pelo corpo médico do Dakar e removido de helicóptero para a realização de exames mais detalhados. O carismático e aguerrido lusitano está assim, definitivamente, fora do Dakar 2016.
 
A antepenúltima etapa do Dakar foi marcada por um terreno de transição. Na primeira parte da especial, o percurso foi predominado por fesh-fesh, um tipo de areia fina como talco que dificulta muito a passagem dos pilotos, sobretudo dos que vêm na esteira dos primeiros colocados. O percurso exigiu muito da navegação, principalmente. Mas a parte final foi composta por retas mais longas e impôs um ritmo mais rápido, no que deve ser assim até o fim do Dakar.
 
Considerando os resultados parciais do Dakar até o momento, e levando em conta as eventuais punições que a ASO, empresa que organiza a prova, pode impor aos seus competidores, Price aumentou sua vantagem na liderança e segue a passos firmes rumo ao seu primeiro título.
 
Restando apenas duas etapas para o fim do Rali Dakar nas motos, o australiano tem 40h08min30s de tempo total de prova e está 35min23s à frente de Svitko. Meo ganhou duas posições e subiu de quinto para terceiro, passando exatamente os sul-americanos Quintanilla e Benavides para completar a lista dos três primeiros apenas formada por pilotos da KTM. O argentino da Honda South America fecha o top-5 do Dakar.

Dakar, motos, resultados da etapa 11:

1 49 ANTOINE MEO FRA RED BULL KTM FACORY TEAM
KTM
5:19:08  
2 3 TOBY PRICE AUS RED BULL KTM FACORY TEAM
KTM
5:19:26 00:00:18
3 4 PABLO QUINTANILLA CHI HUSQVARNA
HUSQVARNA
5:21:56 00:02:48
4 7 HELDER RODRIGUES POR YAMAHA MOTOR EUROPE
YAMAHA
5:25:10 00:06:02
5 42 ADRIEN VAN BEVEREN FRA YAMAHA MOTOR EUROPE
YAMAHA
5:31:17 00:12:09
6 47 KEVIN BENAVIDES ARG HONDA SOUTH AMERICA
HONDA
5:31:21 00:12:13
7 5 STEFAN SVITKO ESL SLOVNAFT TEAM
KTM
5:31:37 00:12:29
8 106 IAN BLYTHE EUA ICO RACING/RALLY PAN AM
KTM
5:40:36 00:21:28
9 11 JORDI VILADOMS ESP RED BULL KTM FACORY TEAM
KTM
5:44:37 00:25:29
10 23 GERARD FARRES GUELL ESP HIMON SA
KTM
5:46:15 00:27:07
 
VIU ESSA? PILOTO DÁ SURRA EM RIVAL EM PROVA DE MOTO

determinarTipoPlayer(“15733473”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.