Alonso admite incômodo com jejum de 12 anos sem vencer na F1: “Não parece certo”
Fernando Alonso refletiu sobre o jejum de vitórias na Fórmula 1 e recordou vitória nas 24 Horas de Le Mans ao negar que seja marcado por má sorte
Fernando Alonso voltou a refletir sobre a própria trajetória na Fórmula 1 e, em especial, sobre a longa seca de vitórias que já ultrapassa uma década. O espanhol, bicampeão mundial em 2005 e 2006, não sobe ao lugar mais alto do pódio desde o GP da Espanha de 2013, e reconheceu que o jejum incomoda. Mas, apesar do histórico recente de problemas de confiabilidade e erros estratégicos, negou que o hiato esteja diretamente ligado à má sorte.
Reconhecido por muitos como um piloto cujo número de conquistas fica aquém do talento, Alonso por vezes reclamou de azar na F1. Entretanto, lembrou que viveu momentos em que a sorte também esteve ao seu lado, como nas 24 Horas de Le Mans de 2019.
“Boa sorte, má sorte, acho que é 50-50, para ser honesto. Quando você faz mais de 400 corridas, tem muitas com boa sorte e muitas com má sorte. Mas, sim, mais de dez anos desde que venci meu último GP de F1. Não parece certo para mim”, admitiu.
“Mesmo quando fui para Le Mans, na segunda vez, estávamos dois minutos atrás do líder a uma hora do fim. Eles tiveram um furo, depois um problema no pit-stop e então venci. Foi muita sorte do nosso lado. Então acho que tudo se compensou”, disse.

A trajetória recente na F1, no entanto, mostra o contrário. Desde o retorno em 2021, Alonso até conquistou alguns pódios com a Aston Martin, mas erros estratégicos e problemas de confiabilidade custaram a chance de brigar pela 33ª vitória. Em 2025, voltou a demonstrar frustração ao relatar uma perda acumulada de pontos.
“Perder 22 pontos pode parecer pouco. Não estamos disputando o título, mas é muito esforço e determinação para marcar cada ponto quando o carro só é capaz de marcar um ou dois por fim de semana. Perder 22 é uma quantidade enorme”, explicou.
Mesmo sem vitória desde 2013, Alonso segue como um dos protagonistas da F1 moderna. Aos 44 anos e com 418 corridas no currículo, o bicampeão ainda alimenta a esperança de encerrar a carreira com a tão aguardada 33ª vitória.
A Fórmula 1 tem um fim de semana de descanso até a próxima etapa da temporada. Carros e pilotos voltam às pistas entre os dias 3 e 5 de outubro, para o GP de Singapura, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!