Governo diz que obra no autódromo de Goiânia para MotoGP atingiu 84% de execução
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), que conduz os trabalhos no Autódromo Internacional Ayrton Senna, atualizou o andamento dos trabalhos às vésperas de uma vistoria da FIM (Federação Internacional de Motociclismo)
O governo de Goiás anunciou que as obras no Autódromo Internacional Ayrton Senna atingiram a marca de 84% de execução para receber a segunda etapa da temporada 2026 da MotoGP. O circuito de Goiânia está sendo ampliada e reformado para retornar ao calendário do Mundial de Motovelocidade.
Originalmente, a previsão era de que o autódromo fosse entregue em dezembro, mas a reforma atrasou. Além disso, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, pediram mudanças em vistorias feitas no final do ano passado, o que também afetou o cronograma.
Agora, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), que realiza as obras em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), celebra o fato de os trabalhos estarem na reta final para a etapa que acontece entre os dias 20 e 22 de março.
Para voltar a sediar o Mundial, o circuito passa por uma remodelação completa, com a reconstrução e ampliação do paddock; modernização de arquibancadas, sala de imprensa e camarotes; construção de uma nova torre de controle e centro médico; reforma do setor de administração, bloco de apoio e depósito de materiais, resíduos e óleo. Além disso, os 3.825 metros da pista foram completamente reconstruídos e recapeados, com troca das barreiras de pneus, guard-rails e zebras.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O asfalto, aliás, já está pronto. De acordo com a Goinfra foi aplicada uma camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), que funciona como base estrutural do pavimento, garantindo uniformidade, aderência e distribuição adequada dos esforços do tráfego. Depois, foi executada uma segunda camada de SMA (stone matrix asphalt ou matriz pétrea asfáltica), uma solução indicada para circuitos de velocidade por oferecer maior resistência, aderência e redução de ruídos. É a mesma técnica, por exemplo, usada no Autódromo de Interlagos.
Agora, os trabalho foca na fase final de pavimentação e implantação de gradis nas duas pistas auxiliares, que juntas somam cerca de sete quilômetros e formam os anéis interno e externo da pista principal. A área de escape também foi toda reestruturada e um novo viaduto foi implantado sobre o circuito. Essa estrutura cria um acesso adicional ao autódromo, pela Avenida Autódromo Ayrton Senna.
Estão em fase final de execução as intervenções nas áreas de escape, que foram ampliadas, além de instalação de novas zebras. A última etapa será a implantação dos sistemas eletrônicos que permitem todo o controle da prova, com circuitos de televisão e de comunicação, painéis eletrônicos e fibras óticas e de dados.
“Estamos próximos de concluir as obras”, disse Rudson Guerra, secretário de Estados de Esporte e Lazer. “Temos um contato contínuo com as Federações Internacionais de Motociclismo e Automobilismo, garantindo que todas as intervenções estão dentro do escopo das duas modalidades. Goiás terá o único autódromo no Brasil com homologação máxima tanto para motociclismo quanto para automobilismo”, completou.
O GRANDE PRÊMIO apurou, aliás, que representantes da FIM estão em Goiânia nesta semana para mais uma vistoria presencial. A entidade tem recebido atualizações semanais do avanço das obras e, embora reconheça que o prazo é apertado, nega “motivo para alarme” com o atraso.
A MotoGP está de férias e só volta a acelerar nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2026, com o shakedown direto de Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
MotoGP hoje: saiba aqui as notícias mais importantes da MotoGP
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na MotoGP.
▶️ VR46 se apresenta para 2026 de olho em reação com Di Giannantonio e Morbidelli
▶️ Agostini descarta aconselhar Bagnaia, mas aposta em reação: “Não vai demorar a voltar”
▶️ Miller traça meta para temporada 2026 da MotoGP e já pensa em renovação de contrato
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!