Audi rejeita pressão por V8 em próximo regulamento da F1: “É o menos importante”

CEO da Audi, Gernot Döllner destacou que não tem nada contra o retorno dos motores V8 à Fórmula 1, afirmando que a equipe está preocupada com questões mais importantes neste momento

A Audi se posicionou contra a pressão pelo retorno dos motores V8 à Fórmula 1 a partir de 2031 e defendeu a continuidade das unidades turbo. Durante as atividades do GP de Mônaco deste fim de semana, a fabricante alemã afirmou que a prioridade para o próximo regulamento deve ser a eficiência energética, minimizando a relevância do número de cilindros dos motores, criando uma oposição ao presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

No início desta semana, Mohammed Ben Sulayem voltou a defender, por meio das redes sociais, o retorno dos motores V8. Segundo o dirigente, as unidades seriam mais “leves, simples e econômicas”, além de resgatarem o som característico historicamente associado à categoria.

Entretanto, durante evento de apresentação do supercarro híbrido Nuvolari, Gernot Döllner, CEO da Audi, deixou claro que a fabricante alemã não vê com entusiasmo uma eventual mudança para motores aspirados.

“Tanto faz se eles trouxerem de volta o som único e visceral que os fãs ao redor do mundo associam à F1. Precisamos focar em ter uma regulamentação que priorize a eficiência energética. Isso é definitivamente mais importante do que falar sobre o número de cilindros. Preferimos o turbo devido ao aspecto da eficiência”, explicou.

O executivo também destacou que a fabricante não possui qualquer objeção técnica aos motores V8, mas considera precipitado discutir mudanças profundas logo após investir pesadamente no atual projeto de unidade de potência.

“O número de cilindros é menos importante. O Nuvolari tem um V8, então não temos problema algum com motores V8, mas não fazemos parte da discussão liderada pela FIA. Nosso foco está no regulamento em si e em otimizar nosso conjunto motopropulsor para as regras que temos atualmente. Esse é o nosso principal objetivo”, acrescentou.

Mohammed Ben Sulayem apoio retorno do motor V8 na F1 (Foto: FIA)

Döllner lembrou ainda que a Audi investiu recursos significativos para ingressar na Fórmula 1 e não demonstra interesse em uma mudança radical no curto prazo.

“Do nosso ponto de vista, estamos falando de 2030 ou 2031. O importante para nós é manter a relação custo-benefício em mente. Acabamos de entrar na categoria, investimos em um conceito de conjunto motopropulsor e, portanto, não estamos interessados em mudar tão cedo”, ressaltou.

Por fim, o dirigente afastou qualquer possibilidade de a Audi reconsiderar o projeto no Mundial caso a FIA avance com uma direção diferente daquela defendida pela fabricante.

“Acredito e confio que teremos uma boa discussão sobre as regulamentações e que certamente teremos combustíveis sustentáveis”, concluiu.

Fórmula 1 volta neste fim de semana, de 5 a 7 de junho, com o GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura completa das atividades, o GRANDE PRÊMIO também estará in loco em Mônaco com o repórter Leonid Kliuev.

GP de Mônaco de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 307:3009:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:0015:00

*Horários de Brasília

▶️F1: confira o calendário completo de 2026
▶️Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️ Briatore confirma conversa com Horner e explica por que Mercedes desistiu da Alpine
▶️ Norris vê McLaren apagar na Nouvelle e abandona TL2 do GP de Mônaco
▶️ F1 e FIA pressionam equipes para definir mudança em motor de 2027 já em Barcelona
▶️ Hadjar bate de frente no muro e provoca bandeira vermelha no TL1 do GP de Mônaco
▶️ Leclerc comanda 1-2 da Ferrari no quintal de Mônaco em treino livre 1. Bortoleto é 9º
▶️ A programação da F1 no GP de Mônaco: os horários da etapa no Principado
▶️ Hamilton cita potencial em carro da Ferrari para Mônaco e lembra: “Motor não é tudo”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!