De pneus médios, Hamilton faz melhor volta da semana e lidera testes coletivos de Barcelona. McLaren passa das 160 voltas
Lewis Hamilton ficou com a melhor volta da primeira bateria de testes coletivos de pré-temporada da F1. Nesta quinta-feira (1), Hamilton estava de pneus médios e superou Stoffel Vandoorne, então líder, de pneus hipermacios. A equipe de Vandoorne, a McLaren, conseguiu ter o melhor dia de pré-temporada em alguns anos ao cruzar a marca dos 160 giros
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Sem um clima maravilhoso e também sem o caos dos últimos dois dias, a F1 voltou à pista nesta quinta-feira (1) para o quarto e último dia da primeira bateria de testes coletivos de pré-temporada e viu algumas novidades gratas e confirmações batidas. A chuva da manhã deu lugar à pista seca da tarde e o que de mais esperado aconteceu foi uma liderança da Mercedes com Lewis Hamilton, que cravou o tempo mais rápido da semana. E com pneus médios.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
O quarto lugar, por sua vez, foi de uma Haas que viveu um dia animador. Kevin Magnussen chegou a liderar em dado momento, mas mesmo após sair do topo da tabela de tempos sempre apareceu perto dela. Quarto mais rápido do dia com pneus supermacios, chegou às 90 voltas no turno.
12 minutos depois, a bandeira verde voltou a tremular em Barcelona. Sem tempo a perder, logo a McLaren mandou Vandoorne de volta à pista. O belga, que já tinha 15 voltas completadas, foi baixando cada vez mais sua marca e também ganhando mais quilometragem, chegando a 21 giros antes de encerrar seu stint.
E foi com os intermediários que Vettel, na esteira de um bom stint, tomou a ponta da sessão e foi o primeiro a andar abaixo de 1min40s, com 1min39s791. Bottas, também com os pneus 'verdes', já aparecia em segundo. Ferrari e Mercedes na ponta, na ordem natural de forças da F1. Mas foi aí que a Mercedes tratou de mostrar à F1 que aparentemente começa mais um ano com o melhor carro.
Bottas encaixou uma série muito boa de voltas rápidas com os intermediários e não teve dificuldades não só para superar, mas como sobrar perante Vettel. No ápice do seu stint, o nórdico cravou 1min33s774. Seb, por sua vez, completou sua melhor volta nesta fase do treino com 1min36s162 e seguiu com uma simulação de corrida, daí a diferença. Quem também chamava a atenção era a presença de Pierre Gasly em terceiro, logo à frente da McLaren de Vandoorne.
Pista mais seca provoca reviravolta e põe até Magnussen na liderança
O que se viu pouco depois foi uma improvável mudança na liderança da sessão. Primeiro, Magnussen, na esteira de uma bela sequência de voltas com os intermediários, marcou 1min33s514 para assumir a ponta. Mas o dinamarquês durou poucos minutos lá. Hülkenberg superou a Haas e se colocou na dianteira depois de passar a 1min33s059. Renault em primeiro, Haas em segundo. E Verstappen finalmente partia para realizar sua primeira volta rápida.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Foi a senha para uma série de mudanças bruscas na tabela de tempos. Até Gasly, em uma das suas voltas rápidas, chegou a liderar. E também o sinal que faltava para que as equipes espetassem os pneus slicks nos carros. Foi assim que Bottas — o primeiro a fazê-lo — pulverizou os tempos dos rivais. Com seguidas voltas rápidas usando os pneus médios, o finlandês rompeu com facilidade a casa de 1min30s e retomou a liderança. Na sequência, todos melhoraram com os slicks.
Bottas avançou muito mais e alcançou os 1min22s789. Mas Hülk foi ainda mais rápido e colocou a Renault na ponta, no instante em que Pérez voltava à pista com os pneus ultramacios. E Vandoorne, assim como na terça-feira, calçou sua McLaren com os hipermacios. Foi questão de tempo para o belga novamente retomar a ponta ao marcar 1min20s899. Hülkenberg, de macios, aparecia em segundo, com Bottas, calçado pelos pneus médios, vinha em terceiro, seguido por Vettel, de macios. Ericsson, de supermacios, fechava o top-5.
A parte da tarde marcou alguma substituições: Hamilton assumiu o volante do Mercedes W09, enquanto Lance Stroll comandou os trabalhos da Williams. E Charles Leclerc tratou de acelerar o Sauber no lugar de Marcus Ericsson. Vandoorne continuou na pista e foi o primeiro a passar das 100 voltas completadas. De quebra, com novo stint com os pneus hipermacios, ampliou a dianteira ao marcar 1min19s854. Vettel também voltou à pista com outro jogo de macios e chegou a ficar perto, mas não o bastante para superar o piloto da McLaren. Quem se aproximou mesmo foi Hamilton, que acelerava com os pneus médios e subia para segundo, logo atrás de Stofell.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Mercedes mostra o rosto
F1, Barcelona, Pré-temporada, Dia 4:
1 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:19.333 | 69 | ||
2 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | 1:19.854 | +0.521 | 110 | |
3 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:20.241 | +0.908 | 120 | |
4 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:20.317 | +0.984 | 96 | |
5 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | 1:20.929 | +1.596 | 51 | |
6 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | 1:20.940 | +1.607 | 60 | |
7 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:21.142 | +1.809 | 54 | |
8 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:21.973 | +2.640 | 65 | |
9 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:22.058 | +2.725 | 35 | |
10 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | 1:22.134 | +2.801 | 147 | |
11 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:22.507 | +3.174 | 49 | |
12 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:22.789 | +3.456 | 60 | |
13 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | 1:22.808 | +3.475 | 59 | |
14 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:23.825 | +4.492 | 79 | |
15 | 35 | Sergey SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | 1:31.979 | +12.646 | 47 |
#GALERIA(8304)
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.