Totti segura pressão de Cirino, vence por menor diferença da história e leva segunda consecutiva na F-Truck

Campeão de 2012, o Leandro Totti precisou de cabeça no lugar para aguentar a forte pressão imposta por Wellington Cirino no fim da prova; esta foi a menor diferença entre vencedor e segundo colocado em 18 anos da categoria

Leandro Totti ganhou a segunda etapa do campeonato brasileiro da F-Truck, disputada em Curitiba (PR) neste domingo (13). Em prova marcada por diversos incidentes, o campeão de 2012 superou problema nos freios e a forte pressão de Wellington Cirino nas voltas finais para sair com a segunda vitória consecutiva na temporada.

A diferença para o piloto da Mercedes-Benz foi de míseros 0s062 milésimos, a menor já registrada entre vencedor e segundo lugar em 18 anos de F-Truck. Felipe Giaffone, Geraldo Piquet e Diogo Pachenki vieram em seguida e completaram o pódio.

A chegada com a menor diferença da história (Foto: Orlei Silva)

Confira como foi a etapa da F-Truck em Curitiba:

Na largada, o líder Giaffone percebeu que não teria vida fácil na prova. Cirino começou pressionando o pole-position, mostrando que tinha equipamento para vencer. Saindo da quarta posição, Totti vinha na mesma pegada e já na largada passou Piquet, que largou mal.

Ainda na primeira volta, Renato Martins subiu na traseira de Valmir Benavides e obrigou 'Hisgué' a ir ao boxes por conta de um pneu furado. Na segunda volta, o pace-truck foi acionado por conta de dois acidentes, quase simultâneos: Pedro Muffato passou direto e bateu forte na tela de proteção – seu caminhão decolou com a pancada – e Débora Rodrigues perdeu o controle após passar sobre um líquido na pista e encontrou a proteção de pneus. Apesar da batida, a pilota da Volkswagen conseguiu retornar à pista. 


Em entrevista à TV Bandeirantes, Muffato explicou o incidente: “O volante travou, ficou duro e não consegui fazer a curva”. O piloto de 73 anos não economizou nas críticas a Renato Martins: “Provavelmente meu pneu furou em um ‘strike’ promovido por Martins”. Mesmo com o caminhão destruído, Muffato pai conduziu seu Scania até os boxes. 

Após a limpeza da pista, veio a bandeira verde com Cirino na ponta e Totti pegando carona, deixando Giaffone em terceiro. Nem bem os pilotos aceleram, e veio a bandeira amarela programada, acionada com 20 minutos de corrida para reagrupar os caminhões. Nesse tempo, Renato Martins abandonou com seu caminhão em frangalhos após alguns toques com outros pilotos.

Na relargada, Totti foi para cima de Cirino e tomou a primeira posição. Giaffone acompanhava de perto. Os três primeiros abriam vantagem dos demais, e as brigas ficaram intensas no pelotão intermediário. Em quinto, Beto Monteiro segurava Roberval Andrade e Paulo Salustiano. Na tentativa de ultrapassagem, Salustiano acabou indo para a grama e perdeu algumas posições. Não demorou para os comissários punirem Andrade, considerado culpado pelo incidente. Também não demorou para Salustiano abandonar por problemas do caminhão, segundo ele, causado pelo toque ocorrido momentos antes. 

Monteiro, o atual campeão, foi avançando e colou em Piquet na briga pela quarta posição, mas quando estava prestes a ultrapassar, teve problemas em seu Iveco e perdeu rendimento. Caiu para décimo, o que comprometeu sua corrida. A equipe informou ter ocorrido uma rápida pane elétrica, resolvida misteriosamente sem a interferência dos mecânicos. 

Enquanto isso, os três primeiros seguiam sem ser incomodados, mantendo uma distância segura um do outro. Quando Cirino dava pinta de ir pra cima em busca da vitória, mais uma vez o pace-truck foi chamado, isso restando 8 minutos para o fim da corrida. O caminhão de Jansen Bueno ficou parado em lugar considerado perigoso. 

Faltando três minutos para o fim, veio a relargada. Na penúltima volta, Totti desgarrou e Cirino foi se aproximando do líder trazendo junto Giaffone, mas o líder, com problema nos freios, foi valente e se defendeu bem. Cirino insistiu e por pouco não foi recompensado. Na curva da vitória Totti escorregou e Cirino ficou lado a lado na reta de chegada, mas não conseguiu impedir a segunda vitória de Totti em 2014. 

Além das batidas, abandonos e pace-truck, a corrida paranaense ficou marcada pela estreia da pilota Michelle de Jesus na categoria. Com um Volvo, ela partiu da 22ª posição e estava em 17ª quando foi punida por excesso de velocidade. Na sequência, seu caminhão apresentou problemas e ela encostou.

Dia 18 de maio, acontece a etapa de São Paulo, a terceira da temporada.

Volte em instantes.

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