Webber obedece "plano pessoal" e afirma que permanecer na F1 em 2014 "nunca foi opção"

Mark Webber revelou que permanecer na F1 em 2014 nunca foi uma opção e que a decisão pela Porsche foi porque gostaria de fazer algo diferente na carreira

Mark Webber revelou que ficar na F1 em 2014 nunca foi uma opção, mesmo com propostas para permanecer no Mundial. Nesta quinta-feira (27), o australiano anunciou o acordo com a Porsche, para integrar a partir do próximo ano o projeto da montadora no Mundial de Endurance, dando, portanto, fim à carreira na F1.

Webber deixa F1 em 2014 (Foto: Getty Images)

Na última quarta-feira, o jornal alemão ‘Bild’ havia informado que Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, tinha oferecido para Webber a renovação de seu contrato com o time. A própria equipe também já havia manifestado o desejo de negociar com o piloto durante o verão europeu.

Entretanto, Webber afirmou que, mesmo diante do interesse de Mateschitz e de outros times, sua decisão de deixar a F1 já estava tomada, porque gostaria de fazer algo diferente na carreira. "Desde que a F1 deixou de ser uma categoria do meu interesse, não era mais uma opção para mim", disse Mark em declaração em seu site oficial.

O piloto de 36 anos ainda deixou claro que, as polêmicas e controvérsias vividas neste ano na Red Bull, se referindo mais especificamente à atitude do companheiro Sebastian Vettel na Malásia, não foram decisivas para sua escolha. "Não, eu já possuía um plano pessoal e me mantive preso a ele. Agora será um novo capítulo", afirmou.

"Nunca pedi trabalho ao time, mas tenho permanecido em contato com Dietrich Mateschitz ao longo dos últimos seis ou oito meses e ele tem sido absolutamente perfeito comigo", acrescentou. "Daqui para frente, eu vou permanecer trabalhando firmemente com a família Red Bull, trabalhando com a marca, assistindo e apoiando os demais atletas", disse.

Webber também minimizou os rumores de que pode voltar à F1 no futuro, especialmente por conta das novas regras a partir de 2014. "Eu diria que é extremamente improvável, sobretudo tendo em conta a nova direção que a categoria está tomando. Você rapidamente perde muito estando fora", completou.

GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ o GP da Inglaterra, direto do circuito de Silverstone neste final de semana, com o repórter Renan do Couto. Acompanhe o noticiário completo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.