Mercedes diz que vitória da Ferrari é “sinal de alerta” e já fala em aumentar ritmo de desenvolvimento

Chefe da Mercedes, Toto Wolff afirmou que a vitória da Ferrari no GP da Malásia serviu como um sinal de alerta para a equipe alemã, que ocupa o posto de favorita em 2015 e que dominou amplamente a primeira etapa do ano, em Melbourne

Mesmo encantando com o retorno da Ferrari e do "bom dia vivido pela F1" na Malásia, Toto Wolff também admitiu que a vitória de Sebastian Vettel já serve como um "sinal de alerta" para a Mercedes. E isso é bom e faz parte do jogo.

Em Sepang, a equipe alemã se viu em dificuldades para lidar com as altas temperaturas do asfalto malaio, enquanto a esquadra italiana foi capaz de administrar melhor o rendimento dos pneus. Como resultado, Vettel bateu Lewis Hamilton e Nico Rosberg e ficou com o triunfo, o primeiro pelo novo time. A estratégia usada pelo time de Maranello também foi o ponto chave para a conquista do tetracampeão.

O chefe da Mercedes admitiu que ficou surpreso com a velocidade com que a Ferrari parece ter reduzido a diferença para sua equipe. "Nós não esperávamos que fosse ser nesse ritmo. Fomos dominantes em Melbourne", afirmou o austríaco.

Toto Wolff ligou o sinal de alerta depois da vitória ferrarista na Malásia (Foto: Getty Images)

"Sempre fomos um pouco céticos sobre a nossa vantagem e acreditamos que precisamos manter tudo bem afiado para continuar liderando. Mas o que aconteceu foi: em duas semanas, ficamos presos e perdemos uma corrida de forma justa, então, quer dizer, isso já serve de um sinal de alerta para nós, o que é bom também", completou.

Falando sobre as 17 corridas que ainda há pela frente, Wolff destacou que a Mercedes vai explorar tudo que possui para evitar uma nova aproximação da Ferrari. "Acho que eles fizeram um grande trabalho, eles têm um bom carro, bons motores e dois grandes pilotos. Agora, nós precisamos sentar nos próximos dias e ver o que deu errado", afirmou o dirigente.

"Ou seja, precisamos nos perguntar: Será que precisamos melhorar?”, questionou. “Será que precisamos fazer novos desenvolvimentos? O que estamos fazendo com o motor número 2?'. O que é preciso é aumentar o nosso ritmo de desenvolvimento", encerrou.

FORAM-SE AS VAIAS

A cena era comum em 2013: Sebastian Vettel vencia, o povo vaiava. E aquilo claramente incomodava o alemão, que caminhava para o quarto título mundial. Ele sentia que aquela reação era injusta e que estava no alto do pódio porque trabalhara muito duro para isso junto da Red Bull. Mas o time era visto como vilão pela grande maioria do público. Já dizia Nelson Rodrigues: “As vaias são os aplausos dos desanimados”. Na primeira vitória pela Ferrari, o tratamento que Vettel recebeu foi completamente diferente.

O BOLÃO DA F1

A vitória de Sebastian Vettel rendeu financeiramente para Helmut Marko, consultor da Red Bull. O descobridor do alemão embolsou € 400 euros — pouco mais de R$ 1.400 — ao apostar no agora piloto da Ferrari à vitória do GP da Malásia deste domingo num 'bolão da F1' entre membros do paddock. "Sabia que Vettel podia conseguir. Já podia ver isso desde os treinos livres de sexta-feira", declarou Marko ao jornal alemão 'Bild', demonstrando o velho apreço pelo talento que descobriu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.