Verstappen lidera TL3 quase vazio por chuva na Espanha. Sargeant bate de novo
O terceiro treino livre da F1 no GP da Espanha foi terrível para a preparação das equipes. Max Verstappen liderou, mas a realidade é que praticamente deu uma volta única. A chuva caiu bem e Logan Sargeant bateu logo no início dela
A chuva caiu e tornou chatíssimo o TL3 do GP da Espanha, liderado por Max Verstappen. A verdade é que, na manhã deste sábado (3), o holandês comandou a sessão quase que no esquema de volta única, com a água caindo do céu ainda nos primeiros 10 minutos de treino livre. Ainda teve uma batida de Logan Sargeant puxando bandeira vermelha e atrapalhando mais no começo.
Sergio Pérez retomou a segunda colocação, 0s250 atrás do companheiro de Red Bull. Mercedes e Ferrari, ainda que em uma sessão atípica, mostraram algum sinal de reação em relação ao primeiro dia: Lewis Hamilton ficou em terceiro e George Russell foi sexto, enquanto que Carlos Sainz apareceu em quarto e Charles Leclerc fechou na sétima colocação.
Relacionadas
Fernando Alonso ficou na quinta colocação, novamente muito mais rápido que Lance Stroll, o 13º. Valtteri Bottas foi o oitavo, seguido por Yuki Tsunoda e Lando Norris. Só a Alpine andou com pneus médios antes da chuva cair.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1, na Catalunha, AO VIVO e EM TEMPO. O repórter Eric Calduch faz a cobertura ‘in loco’ de todo o fim de semana. Neste sábado, a definição do grid acontece a partir das 11h (de Brasília, GMT-3).
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira como foi o TL3:
O tempo virou completamente da corrida 1 da F3 para o TL3 da F1. O circuito de Barcelona foi tomado por nuvens carregadíssimas e até raios e relâmpagos pré-sessão. As chances de chuva saltavam rapidamente de 40% para 80% e as equipes falavam no rádio com os pilotos: aproveitem a pista seca.
Seria quase como uma volta de instalação, pelo que os times falavam: uma volta em seco, volta aos boxes e aguarda a chuva cair. Foi isso que George Russell, Esteban Ocon e outros ouviram. Um TL3 bastante diferente, se a previsão se confirmasse.
Mas a realidade é que a galera ficou um pouquinho mais na pista e, ao menos nos primeiros 5 minutos, não tinha chuva ainda. Max Verstappen cravava 1min13s664, com Sergio Pérez tomando 0s250 do companheiro. Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Fernando Alonso, George Russell e Charles Leclerc formavam um top-7 mais normal do que os de sexta-feira.
E aí começavam os pingos na pista. Nico Hülkenberg foi o primeiro a relatar no rádio e, quase que instantaneamente, vinha a primeira bandeira vermelha. Logan Sargeant estava na brita, depois de ter travado tudo e batido no muro. Atraso sério para a Williams e praticamente fim de treino no seco, ao que parecia. Porque a chuva apertava bastante.
A bandeira vermelha saiu, mas ninguém queria se arriscar a voltar para a pista. O relógio corria para baixo dos 35 minutos e a única movimentação era das gotas caindo no traçado.
Com 29 minutos para o fim do TL3, um milagre: carro na pista. Lando Norris vinha de pneus intermediários, para entender a situação. Entendeu e voltou imediatamente para os boxes, sem abrir um giro rápido.
Mais gente começou a sair ali perto dos 15 minutos para o fim, mas com pouquíssimas voltas, pneus intermediários e tempos ainda bem altos. Ocon, Sainz e Russell foram alguns dos que registraram tempos ali.
Já nos 8 minutos derradeiros, Norris e Sainz foram os primeiros que colocaram pneus de pista seca. O britânico virou 1min21s e saiu reclamando dos freios no rádio. Depois foi a vez do espanhol, em 1min20s. A pista ainda estava molhada.
No meio disso, Stroll protagonizava grande momento ao passear com força na brita, ser chamado aos boxes e ainda questionar a equipe. E Nyck de Vries quase estampava Sainz, que saía dos boxes. Um caos.
F1 2023, GP da Espanha, Barcelona, TL3:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:13.664 | 10 | ||
2 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:13.914 | +0.250 | 10 | |
3 | L HAMILTON | Mercedes | 1:14.072 | +0.408 | 6 | |
4 | C SAINZ | Ferrari | 1:14.240 | +0.576 | 14 | |
5 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:14.264 | +0.600 | 8 | |
6 | G RUSSELL | Mercedes | 1:14.279 | +0.615 | 11 | |
7 | C LECLERC | Ferrari | 1:14.353 | +0.689 | 12 | |
8 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:14.360 | +0.696 | 10 | |
9 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:14.659 | +0.995 | 11 | |
10 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:14.681 | +1.017 | 14 | |
11 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:14.681 | +1.017 | 10 | |
12 | N DE VRIES | AlphaTauri Honda | 1:14.693 | +1.029 | 12 | |
13 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:14.756 | +1.092 | 9 | |
14 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:14.988 | +1.324 | 9 | |
15 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:15.105 | +1.441 | 12 | |
16 | E OCON | Alpine | 1:15.266 | +1.602 | 12 | |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:15.534 | +1.870 | 9 | |
18 | P GASLY | Alpine | 1:15.841 | +2.177 | 11 | |
19 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:15.851 | +2.187 | 12 | |
20 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:16.529 | +2.865 | 5 |