5 coisas que aprendemos no GP da Espanha, 7ª etapa da Fórmula 1 2023

Max Verstappen dominou amplamente o GP da Espanha para encaixar a 40ª vitória da carreira. A Mercedes brilhou também e fez pódio duplo, com Lewis Hamilton em segundo e George Russell em terceiro

A 40ª vitória de Max Verstappen foi uma das mais tranquilas da carreira na F1. Neste domingo (4), na mesma pista em que conquistou o primeiro triunfo, lá em 2016, o holandês dominou completamente as ações do GP da Espanha, liderou o tempo todo e só foi contestado na primeira curva, por Carlos Sainz. Mas se defendeu bem e imprimiu ritmo incontestável, com volta mais rápida e tudo. Grand-chelem para ele, o terceiro da carreira, com pole, volta mais rápida e todas as voltas na liderança.

A Mercedes deu claros sinais de evolução e encaixou um pódio duplo também sem maiores sofrimentos. Lewis Hamilton foi segundo e George Russell, em grande corrida de recuperação, ficou em terceiro. Sergio Pérez foi o quarto, ao menos minimizando os danos de uma péssima classificação.

Sainz foi caindo de rendimento durante a prova e acabou na quinta colocação, na frente da dupla da Aston Martin. Mas quem chegou na frente em Barcelona foi Lance Stroll, com Fernando Alonso apenas em sétimo na corrida de casa.

Esteban Ocon foi o oitavo, seguido por Guanyu Zhou e Pierre Gasly, que pontuou depois de Yuki Tsunoda levar 5s de punição. Charles Leclerc foi só o 11º, zerado na Espanha.

Max Verstappen teve atuação de gala em Barcelona (Foto: Red Bull Content Pool)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sétima etapa da F1 2023, na Espanha:

Verstappen faz impossível na Espanha: sobe nível que já parecia imbatível

O que foi a atuação de Verstappen no GP da Espanha, hein? E aqui falamos do fim de semana todo: o cara fez o terceiro grand-chelem da carreira ao vencer, ter pole, liderar todas as voltas, a volta mais rápida e teve mais: liderou todos os treinos. Imbatível, completamente. O holandês conseguiu subir um nível que já parecia inalcançável para os rivais antes, uma loucura.

Mercedes vive! Tudo bem, Barcelona enganou em 2022, mas vive!

É justo lembrar que o GP da Espanha de 2022 passou uma falsa sensação de recuperação da Mercedes, mas não parece que isso vai rolar em 2023. Com um W14 revolucionado, as Flechas de Prata encontraram algum caminho, apresentaram ritmo de verdade e o pódio duplo é a prova. Vai bater a Red Bull este ano? Improvável, mas a Mercedes tem tudo para se estabelecer como segunda força do grid ainda.

Lewis Hamilton e a Mercedes acordaram, hein? (Foto: Mercedes)

Ferrari sai da Espanha com 10 pontos e ritmo de Alpine

A Ferrari, por outro lado, teve fim de semana sofrível. E também levava atualizações parrudas para um circuito de verdade, permanente, padrão. Leclerc não pontuou depois de cair miseravelmente no Q1 no sábado. Sainz lutou, fez o que dava, mas caiu de segundo para quinto. Sorte que a Aston Martin estava mal também, mas o ritmo foi digno da Alpine de Pierre Gasly, que só não brigou com Sainz por largada ruim e pit-stops piores.

Alonso vive 1º fim de semana ruim na hora errada. E Aston Martin também falha

Alonso tinha cinco pódios em seis corridas, um quarto lugar e a faca e o queijo na mão para brilhar em frente à torcida espanhola. Só que a Aston Martin teve o pior fim de semana dela na temporada. O espanhol também não ajudou, danificou o carro na classificação, largou e chegou atrás de Stroll. Nada que preocupe para o futuro, mas foi frustrante, não há como negar.

Guanyu Zhou teve boa performance na Espanha (Foto: Alfa Romeo)

Zhou nos pontos, Tsunoda punido e Haas afundada: ‘F1 C’ muda de panorama

Red Bull sobrando com Mercedes atrás na ‘F1 A’, Alpine de novo superando bem a McLaren na ‘F1 B’, mas vamos falar da nova ‘F1 C’? Sim, a McLaren quer entrar nela, mas o foco aqui é a Alfa Romeo. Depois de ter ido bem apenas no Bahrein, o time ítalo-suíço voltou a render decentemente em um circuito permanente, na Espanha, e ainda contou com uma punição pouco feliz de Tsunoda. Com os pontinhos de Zhou, pegou a Haas na tabela e deixou a AlphaTauri pelo caminho. É a briga das migalhas no fundo do grid.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1, na CatalunhaAO VIVO e EM TEMPO REAL. O repórter Eric Calduch faz a cobertura ‘in loco’ de todo o fim de semana. A F1 volta em duas semanas, entre os dias 16 e 18 de junho, com o GP do Canadá.

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