Guia Fórmula E 2024: Dennis e Andretti brilham e viram melhor chance para Porsche

Jake Dennis e Andretti conquistaram a excelência em 2023, que resultou no título para o piloto britânico. Agora, para esta temporada, com o #1 estampado, o Gen3 da equipe com novo visual e a chegada do francês Norman Nato, a maré é boa para tentar o bi — e também importante para Porsche, que ganha força para lutar contra a Jaguar

Muitos campeões aparecem nos momentos de dificuldades. Os fãs de esporte a motor já viram isso diversas vezes e não foi diferente na temporada 2022/23 da Fórmula E, com a grande surpresa de nome e sobrenome: Jake Dennis. Quando nada parecia favorável, brilhou com uma refigurada Andretti e ainda garantiu o título da categoria elétrica. Agora, deixa o questionamento: como será a defesa para o bicampeonato?

Dennis chegou na categoria em 2021 no lugar de Alexander Sims, para fazer parceria com Maximilian Günther. A notícia foi recebida com alguns narizes torcidos, é bem verdade. E a situação da então Andretti BMW ajudou em nada – sobretudo pela saída da marca alemã, que chegou prometendo investimento e saiu fornecendo o trem de força à Andretti até o fim daquele ano apenas.

Ainda assim, caos à parte, Dennis fez por merecer sua permanência: venceu duas vezes e terminou na terceira colocação da tabela. Na temporada seguinte, venceu uma, foi a quatro pódios, mas não brigou pelo título – ficou em sexto. Reforçou, no entanto, algo que o ano anterior havia mostrado: era o cara da equipe.

E a confiança que recebeu não foi em vão. Com a era Gen3 em andamento, a Andretti costurou acordo para ser equipe cliente da Porsche. Movimento importante para ter motor competitivo mas, até então, numa prisão de nunca ser prioridade daquela marca que tem equipe oficial no campeonato.

Jake Dennis se tornou campeão da Fórmula E pela Andretti (Foto: Fórmula E)

Dennis, por sua vez, venceu na Cidade do México e ficou no segundo lugar nas duas corridas de Diriyah. Depois isso, é inegável que o período entre Hyderabad e Berlim 1 foi terrível para o inglês, que não somou um ponto sequer em quatro corridas e chegou a ver Pascal Wehrlein mais de 20 tentos à frente na liderança. No entanto, a partir da segunda etapa alemã, tudo mudou.

Nas nove corridas que completaram o campeonato, Dennis terminou entre os três primeiros incríveis oito vezes — a exceção foi o eP de Roma 1, quando terminou em 4º. O britânico alcançou o recorde de pódios em um mesmo ano — 11 no total — e bateu também a marca de mais pontos somados em uma mesma temporada. Garantiu o título com muitos méritos.

Do lado da equipe americana, a taça tão aguardada saiu num ano em que compartilham grande foco na Fórmula 1. Em busca declarada para arrumar uma vaguinha no grid, fecharam um acordo com a GM, por meio da Cadillac, que terá a gigante americana produzindo motores da F1 a partir de 2028, caso seja aprovada. Resta esperar a decisão do Liberty Media.

Pensando nisso, a Andretti se mexeu para não perder Jake e renovou com ele até 2026, pelo menos. Isso o coloca como certeza para o início da era Gen4 na categoria.

Para a temporada 2023/24, ao lado do britânico, estará o francês Norman Nato, que terminou o ano passado na 10ª posição da tabela e somou um pódio. Contratado após marcar sua volta à Fórmula E com uma temporada pela Nissan, o piloto vai manter o #17 — uma homenagem ao compatriota e amigo Jules Bianchi, morto após um acidente no GP do Japão de 2014 da Fórmula 1.

Andretti inovou na pintura do carro de 2024 (Foto: Andretti)

A Andretti também irá às pistas com uma pintura diferente em 2024: o Gen3 será predominantemente branco e com detalhes em vermelho e azul. É a primeira pintura anunciada pelo time desde que confirmou o início da reformulação da marca, quando deixou de se chamar ‘Andretti Autosport’ para se tornar ‘Andretti Global‘.

Um detalhe importante é que em 2024 [e também em 2025], quando não há possibilidade de trocas de fornecimento de motores entre equipes ou mudanças no trem de força, é altamente improvável que a ordem de forças seja drasticamente alterada. Ou seja, após a alta rivalidade em 2023, Porsche e Jaguar são duas fábricas e quatro equipes que saem, portanto, extremamente favoritas — Wehrlein e António Félix da Costa, pilotos da marca alemã, terminaram a competição em quarto e nono lugares, respectivamente.

Além disso, para mostrar força, Dennis estampará o #1 em seu carro. Número que a Andretti quer, obviamente, estender por muito mais tempo na categoria elétrica. Afinal, demorou 10 anos para alcançá-lo. E a maré é boa para defendê-lo.

A temporada 2023/24 da Fórmula E está marcada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. A categoria ainda passa por Diriyah, Hyderabad, São Paulo, Tóquio, Misano, Mônaco, Berlim, Xangai, Portland e Londres.

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