Mercedes desdenha de sidepod ‘copiado’ por Red Bull: “Desempenho vem do assoalho”

Toto Wolff, chefe da Mercedes, elogiou a Red Bull por ser ousada ao apostar em sidepod, mas fez questão de reforçar que o desempenho dos carros vem do assoalho

A Mercedes tentou aplicar o conceito zeropod em seus carros de 2022 e 2023, mas o projeto se mostrou um tanto falho e a equipe mudou sua linha de desenvolvimento para 2024. A Red Bull, no entanto, surpreendeu a todos ao apresentar o RB20 com um desenho de sidepod similar ao que foi utilizado pela escuderia alemã. Ao comentar sobre a ousadia dos taurinos, Toto Wolff, chefe da Mercedes, minimizou o projeto de Adrian Newey e afirmou que o verdadeiro responsável pelo desempenho dos bólidos é o assoalho.

Desde que a regra do efeito-solo passou a vigorar na F1 em 2022, o assoalho se tornou um dos grandes responsáveis por gerar o downforce dos carros e, por isso, é considerado um dos componentes mais importantes do atual regulamento. Por isso, por mais que os sidepods tenham sua importância para o desempenho do bólido, o chefe da Mercedes minimizou o fato de a Red Bull ter se inspirado no W13 e W14 na hora de desenvolver o sidepod do RB20.

“Bem, tem algumas coisas que eles adotaram do nosso carro. Não apenas o zeropod, mas é claro que também tínhamos essa tampa do motor, que chamamos de ‘A Grande Muralha’. Não é esteticamente maravilhoso, mas faz sentido. Mas o verdadeiro desempenho vem do assoalho. São carros com efeito-solo, onde também se trata do downforce e das características de dirigibilidade mecânica”, disse Wolff.

Mick Schumacher andou com o W14 em teste de pneus em Barcelona nesta quarta-feira (07) (Foto: Mercedes/Divulgação)
O sidepod do RB20 é parecido com o do W14 (Foto: Mercedes/Divulgação)

“E é aí que eles têm sido muito fortes nos últimos anos, e provavelmente teve um maior desenvolvimento, mas não uma mudança de conceito tão radical como você pode ver à primeira vista com a carroceria”, seguiu o chefe da Mercedes.

A Red Bull sobrou na F1 no ano passado e não teve dificuldades para vencer 21 das 22 corridas do calendário. Mesmo dominando a categoria, o time austríaco decidiu ousar no conceito do carro de 2024 para fazer um carro ainda mais dominante. Toto Wolff elogiou a atitude dos rivais.

“Foi um movimento extremamente corajoso. Porque se eles tivessem agido de forma conservadora, teriam desenvolvido ainda mais um carro realmente bom. Mas os dados sempre guiarão você no desenvolvimento, e os dados provavelmente mostraram que o que eles estão fazendo com o novo carro, esses novos desenvolvimentos, na verdade trazem significativamente mais downforce ou melhores características de dirigibilidade”, finalizou.

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