RB destaca equilíbrio “brutal” no pelotão intermediário na Fórmula 1: “0s1 muda tudo”

Chefe da RB, Laurent elogiou início da equipe, mas prega pés no chão para manter a liderança do meio do grid na temporada 2024

Chefe de equipe, Laurent Mekies pregou que a RB mantenha o trabalho duro para se manter à frente no pelotão intermediário da Fórmula 1 em 2024. O líder do time que ocupa a sexta colocação no Mundial de Construtores destacou a proximidade entre os concorrentes e que 0s1 pode representar uma mudança acentuada na classificação.

Vindo do melhor resultado no ano, com o sétimo lugar conquistado por Yuki Tsunoda no GP da Austrália, a RB marcou os seus primeiros pontos no campeonato e, agora, só está atrás de Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes e Aston Martin, as equipes consideradas de ponta.

Entretanto, Mekies rechaçou que o bom início da RB é garantia de que as demais corridas da temporada serão acompanhadas de resultados bem sucedidos. Para o dirigente, a equipe que melhorar o desempenho pode assumir o protagonismo nesta parte do grid.

“A equipe que lidera o meio do pelotão está em sexto, que é nossa posição agora. Entre altos e baixos, reflete o que fizemos nas primeiras três corridas. Precisamos manter os pés no chão e trabalhar duro, pois o grupo intermediário é brutal.”, afirmou.

Yuki Tsunoda foi aos pontos na Austrália (Foto: Red Bull Content Pool)

“Só acelerando no máximo que será possível manter essa vantagem. Há um longo caminho pela frente, só foram três etapas. Sabemos que a classificação vai mudar, pois se alguma equipe trouxer uma evolução para ganhar 0s1, algo que acontece muitas vezes, muda tudo”, prosseguiu.

O chefe da RB também ressaltou que os novos componentes nos carros vão ajudar, mas que o trabalho nas equipes ao longo do final de semana — como buscar o melhor acerto, realizar pit-stops mais rápidos, elaborar a estratégia superior, entre outras coisas — vai ser fundamental para alcançar os pontos. A mescla desses fatores foi apontado por Mekies como o motivo do sucesso de Tsunoda em Melbourne.

“Vai ser um equilíbrio entre o desenvolvimento e a execução perfeita nas corridas. Isso é fantástico para o fã e para todos nós, os competidores. Conforme evoluímos, aprendemos. E estou orgulhoso da perfeição que foi com Yuki no Albert Park”, destacou.

Mekies repetiu o discurso acerca do equilíbrio e pontuou que a disputa no meio do grid começa do zero em Suzuka, palco do GP do Japão nesse final de semana.

“Não significa que manteremos essa posição ou estaremos sempre na frente no pelotão intermediário. Será uma briga por 0s1 todo final de semana. Tudo recomeça no Japão e, novamente, será 0s1 ou 0s2 a diferença entre o 11º e o 18º”, finalizou.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece neste fim de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, quarta rodada da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.