Porsche fecha dupla para Teste de Novatos da Fórmula E com Güven e prodígio de 16 anos

A dupla da Porsche para o Teste de Novatos de Berlim inclui Ayhancan Güven, piloto de histórico em carros GT, e o prodígio Elia Weiss — que vai bater recorde e tudo

A Porsche vai bater um recorde no Teste de Novatos da Fórmula E, programado para acontecer no dia 14 de julho, em Berlim. Ao anunciar o jovem alemão Elia Weiss, de 16 anos, a marca terá o piloto mais novo a bordo de um carro da categoria em toda a história. Do outro lado da garagem, estará o turco Ayhancan Güven, do DTM — que, apesar de ter mais experiência, também nunca andou nos conjuntos da modalidade.

Atualmente, Weiss disputa a F4 Italiana e ainda busca o primeiro ponto na categoria após 11 corridas. O talento defende um programa de jovens da Federação Alemã, o Motorsport Team Germany, que também teve o atual campeão Pascal Wehrlein no passado. Visando fortalecer as chances de jovens talentos no esporte a motor, o projeto conta com apoio da Porsche, assim como de marcas como Mercedes, BMW e Audi.

Antes de chegar à F4 Italiana, Weiss foi campeão alemão de kart no ano passado. O carro da Porsche na Fórmula E será, de longe, o mais potente que o jovem alemão — ainda morando com os pais — já experimentou na vida.

“Estou incrivelmente orgulhoso, não há dúvidas de que todos sonham em pilotar pela Porsche. O fato de poder fazer isso é insano. É um enorme passo para mim, e tenho muito respeito por isso. Mas já pratiquei no simulador de Weissach, foi muito positivo: pude aprender os sistemas, senti que estava em casa e me dei muito bem com os engenheiros”, destacou Weiss.

Elia Weiss vai ter a primeira oportunidade a bordo de um carro da Fórmula E (Foto: Porsche)

“Além disso, estou me preparando o máximo que posso. Em um carro de Fórmula E, você precisa de muita força física e preparo. Então, estou treinando particularmente duro nesses aspectos no momento”, completou Elia.

Güven, aos 27 anos, tem uma história bem diferente e já acumula muito mais experiência que Weiss. Selecionado para a equipe júnior de fábrica da Porsche em 2020, o turco segue comandando carros da marca até hoje, principalmente no DTM — em que conquistou as duas primeiras vitórias na temporada atual, em Oschersleben e Zandvoort. Agora, terá a oportunidade de testar o 99X Electric em Berlim.

“Essa é uma oportunidade bastante única para mim. Como um piloto de carreira nos GTs, pilotar um monoposto sem um telhado sobre minha cabeça é uma experiência que me deixa ansioso para conhecer. Estive na pista de Berlim há quatro anos, mas como espectador. Poder pilotar lá é fantástico. O carro tem muitos sistemas que ainda não estou familiarizado, o que provavelmente será o maior desafio”, explicou.

“A preparação começa no simulador de Weissach, mas, como um piloto de simulador, é fácil para mim transferir rapidamente minhas impressões da pista virtual para o real. Serão semanas exaustivas, com corridas de 24 horas em Nürburgring e Spa antes de Berlim, além do DTM em Norisring. Tudo vai acontecer em sequência, e darei o máximo”, finalizou Güven.

O Teste de Novatos da Fórmula E, dedicado a pilotos que ainda não correram na categoria, acontece no dia 14 de julho — um dia depois do fim de semana que marca a rodada dupla do eP de Berlim. O GRANDE PRÊMIO, que fará cobertura IN LOCO na Alemanha, transmite a temporada AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fórmula E 2025, Teste de Novatos, Berlim, Escalações:

ANDRETTI
CUPRA KIROBianca Bustamante
DS PENSKENikita Bedrin
ENVISION
JAGUARJamie Chadwick
LOLA YAMAHA
MAHINDRA
MASERATI
McLARENElla LloydAlex Dunne
NISSANAbbi Pulling
PORSCHEAyhancan GüvenElia Weiss
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!