Nasr segura Blomqvist e vence 24h de Daytona com Porsche #7. Serra ganha na GTD Pro

O Brasil vai ao lugar mais alto do pódio em duas categorias disputadas finalizadas neste domingo, com Nasr na principal e Serra na GTD Pro

Felipe Nasr colocou o Brasil no lugar mais alto do pódio ao vencer neste domingo (28) as 24 Horas de Daytona, prova de abertura da temporada 2024 do IMSA Sportscar. Representando o carro #7 da Porsche/Penske, o piloto conquistou a 11ª vitória brasileira na corrida, a quarta consecutiva. Pipo Derani, com a Cadillac #31, chegou na segunda posição na classe rainha.

Na classe GTD Pro, quem também levou a corrida para casa foi Daniel Serra que, junto com James Calado e Alessandro Pier Guidi, conduziu a Risi Competizione/Ferrari ao triunfo na Flórida.

Pela LMP2, Felipe Fraga e Felipe Massa vão ao pódio com a Riley/Oreca #77 graças ao terceiro lugar na maratona, vencida pelo carro #18 da Era Motorsports, conduzido pelo dinamarquês Christian Rasmussen.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi a corrida:

Primeira Hora – Brasileiros começam bem, mas Ricky Taylor ganha liderança nos boxes

Batida de Misha Goikhberg na chicane do ponto de ônibus. Canadense abandona (Vídeo: Reprodução/GRANDE PRÊMIO)

Jerry Bruckheimer, famoso produtor de cinema responsável por filmes como “Um Tira da Pesada”, “Top Gun”, “Dias de Trovão” e a saga “Piratas do Caribe”, teve a honra de dar a bandeira verde na abertura da maratona norte-americana.

Na largada, o pole-position Pipo Derani resistiu bem à pressão imposta pelo compatriota Felipe Nasr, que ganhou o segundo lugar de Sebastian Bourdais, correndo pela Chip Ganassi, logo nos primeiros minutos de corrida. Porém, não durou muito muito e logo o francês voltou à posição de origem e foi em busca do brasileiro da Penske/Porsche.

Em boa parte da primeira hora, a disputa entre Bourdais e Derani foi a grande emoção da disputa. Mais atrás, quem vinha ganhando terreno era o carro #10 de Ricky Taylor, da Andretti/Acura. Mas veio aí a primeira bandeira amarela em Daytona. Graças à batida de Misha Goikhberg, que desviou seu Lamborghini Huracan da classe GTD na chicane da Bus-Stop.

Os danos foram suficientes para o canadense abandonar a corrida. Foram cerca de 20 minutos de bandeira amarela e, na primeira entrada nos boxes, Taylor assumiu a liderança da corrida, com Bourdais em segundo, Nasr, Derani e Louis Deletraz fechando os cinco primeiros.

Ricky Taylor comandou a primeira hora da maratona em Daytona (Foto: IMSA)

Terceira Hora – Dixon comanda 1-2 da Cadillac. O’Ward assume a ponta na LMP2

Richard Westbrook, logo no início da terceira hora, ultrapassou Pipo e saltou para terceira colocação, Lá na frente, Scott Dixon (no lugar de Bourdais) e Dane Cameron (substituindo Nasr) brigavam fortemente pela iderança após a segunda rodada de pit-stops. Porém, mais uma batida interrompe a corrida.

Steven Thomas bateu muito forte na saída da chicane Bus-Stop. Pista limpa, recomeço de corrida e liderança de Deletraz graças à boa estratégia nos boxes. Mas o suíço foi obrigado a fazer uma parada forçada e, assim, a Cadillac assume a ponta logo com 1-2: Dixon à frente, Jack Aitken na sequência. A Penske era terceiro e quarto lugares e Gianmaria Bruni, da Porsche/Mustang, fechava o top-5

Na LMP2, a liderança na hora de abertura era George Kurtz, que recuou quando Nico Pino e Pietro Fittipaldi foram para cima e bateram-lhe a carteira. Na sequência, Pato O’Ward (no lugar de Pino) fez bela manobra e assumiu o comando da prova, com Toby Sowery (no lugar de Kurtz) em segundo e Jakub Smiechowski (substituindo Pietro) em terceiro.

Pela categoria GTD, Alexander Sims fechou as primeiras três horas na ponta após longo ciclo de paradas nos boxes, à frente de seu companheiro na Corvette, Nicky Catsburg.

Dixon comandou o 1-2 da Cadillac após 3 horas em Daytona (Foto: IMSA)

Seis Horas em Daytona – Campbell lidera pela primeira vez. Massa tem boa performance

A noite cai, o frio desce – perdão, Sandy & Júnior – na Flórida e os primeiros 25% da prova vão finalizando. A quarta hora de corrida começa bandeira amarela por conta de uma batida forte de Lance Willsey, da LMP2, quando perdeu o controle de sua Ligier na curva 6 e, por pouco, não levou junto Colton Herta. Assim, Aitken foi aos boxes e ganhou 30% de vantagem em energia para o então líder Dixon. Quem vinha ganhando terreno era Nick Yelloly, após linda utrapassagem em Brendon Hartley na Bus-Stop. A partir daí, a disputa da Cadillac começa a ganhar um novo adversário: a BMW.

Enquanto Acura e Porsche não se mexiam em suas estratégias, as equipes optavam por pneus de duplo período, que garantiriam borracha nova para as horas finais da prova no domingo. Mais duas amarelas na sequência: o carro #33 da Ligier parou e o #40 de Jordan Taylor teve um problema hidráulico e rodou. Matt Campbell, da Porsche, assumiu a liderança da corrida ao ultrapassar Maxime Martin e Tom Blomqvist.

A Ganassi/Cadillac teve problemas durante a amarela da quinta hora. O carro exigiu um tempo maior de parada que os rivais e, assim, Alex Palou, que comandava o #1 naquele momento, caiu para a sexta colocação. Pipo Derani, por sua vez, seguia forte e constante na segunda colocação.

Pela LMP2, surge à baila Felipe Massa, que liderou em sua estreia na maratona durante a quinta hora de corrida. Quem também intensificou a luta pela ponta foram Malthe Jakobsen e Ben Hanley, que quase se chocaram. Ao final das seis horas, o carro #4 do dinamarquês ponteava, com o brasileiro Felipe Fraga em segundo.

Enquanto isso, na GTD, a McLaren de Marvin Kirchoffer, então líder na série, teve problemas na vertical dianteira direita do protótipo e foi obrigada a ir aos boxes. A Aston Martin, com Roman De Angelis, ficou à frente por um tempo até ser ultrapassada pela BMW de Bryan Sellers, que fechou as seis horas à frente da Ferrari de Antonio Fuoco e da Mercedes de Kenton Koch.

Massa fez sua primeira aparição em Daytona e liderou (Foto: IMSA)

Nove Horas em Daytona – Derani e Nasr duelam pela liderança. Albuquerque tem problemas com Acura

A disputa brasileira pela liderança da prova voltou a ganhar força após as voltas de Derani e Nasr aos protótipos da Cadillac e da Porsche/Penske, respectivamente. Logo na sétima hora, bandeira amarela após o carro #33 de Nolan Siegel parar na curva 7. Após o ciclo de pit-stops, quem assume a ponta da corrida é o carro #7, pilotado pelo bicampeão da Indy, Josef Newgarden.

Outro que ganha terreno em Daytona é o português Filipe Albuquerque, que sobe de sexto para terceiro lugar. Derani, então, valeu-se de toda sua experiência para assumir a liderança da corrida, com uma linda manobra em cima do norte-americano na entrada da curva 1. O francês Kévin Estre, da Porsche, recebeu 10s de penalização dos comissários após não cumprir os parâmetros controlador do trem de força.

Em oito horas, um desastre para o português da Acura, que foi desacelerando até parar na curva 3, causando nova bandeira amarela. Trinta minutos depois do reinício da corrida, a liderança era novamente de Pipo, 5s à frente de Nasr. O francês chegou a sair da pista na curva 5 e foi forçado à entrada nos boxes.

Na LMP2, Pato conduziu o #2 da Oreca novamente à frente, com uma vantagem considerável em cima da Riley de Josh Burdon. Na troca de pilotos, Fraga era o segundo colocado e viu emergir Colin Braun. Mas o mexicano caiu para terceiro grçaas às mudanças de box e bandeira amarela. Alex Quinn, da AO Racing, subiu para a ponta e abriu 13s de vantagem para Smeichowski.

Pela GTD, a liderança ficara com a Corvette #3 de Antonio Garcia, que colocou 1.5s de vantagem para o Mustang de Mike Rockenfeller. Graças à bandeira amarela de Siegel, quem surge bem na fita é a Ferrari de Daniel Serra, que salta para a segunda colocação.

Newgarden recolocou a Porsche na disputa após 9 horas em Daytona (Foto: IMSA)

12 Horas em Daytona – Aitken mantém Cadillac na frente. Ferrari assume liderança na GTD

Jack Aitken manteve a liderança do Cadillac #31 mesmo após a troca com Derani. Nick Tandy bem que tentou incomodar no começo, mas logo foi superado. Jenson Button, já no comando da Acura, se engalfinhou com o carro #4 na curva 3, rodou, mas teve condições de segurar o protótipo e seguir na corrida.

Dane Cameron assumiu a ponta temporariamente após a troca com Nasr, mas o tráfego de retardatários diminuiu a diferença para 3s. Assim, Jack seguiu firme na busca pela liderança e assim o fez na curva 1. Mais à frente, detritos na curva 5 acionaram novamente a bandeira amarela. O carro #40 da Acura, conduzido por Deletraz, teve problemas de potência e quae abandonou a corrida. A liderança de Aitken era de cerca de 3s de vantagem para Laurens Vanthoor.

Pela LMP2, a vantagem de O’Ward saltou de 12s para 51s sobre Fittipaldi. Com a nona advertência, Ben Keating voltou à frente de Tom Dillmann, que substituiu Pietro. A troca colocou o francês na ponta, com Connor Zilisch, da Era/Oreca em segundo e Massa em terceiro. Já na GTD, a Ferrari assumiu a liderança com Alessandro Pier Guidi, que substituiu James Calado, à frente de Alexander Sims, da Corvette, em segundo.

Pipo Derani comandou o pelotão após 12 horas de corrida em Daytona (Foto: IMSA)

15 Horas em Daytona – BMW tem problemas na classe rainha. Ferrari com Daniel Serra segue na ponta

Estre colocou a Porsche na frente da Cadillac após 15 horas, quando a BMW teve problemas. O francês manteve 6s de vantagem para o carro #6. Vanthoor chegou a assumir a liderança após a parada nos boxes e com a trapalhada de Aitken que abriu o caminho para Blomqvist. A 11ª advertência fora acionada após o protótipo #24 de Dries Vanthoor ficar parado na pista na saída da curva 3.

Na relargada, Rene Rast saltou sobre o Porsche para colocar a BMW na liderança da corrida e ainda conseguiu estabelecer uma pequena vantagem na sua estreia na classe máxima do IMSA. Mas teve de ser levado à garagem para reparos, um golpe duro para os alemães. Quem também sofreu com problemas foi a Cadillac de Renger van der Zande, que parou na saída da chicane. A Chip Ganassi conseguiu recuperar o carro, mas 58 voltas atrás dos líderes.

Pela LMP2, Christian Rasmussen colocou o #18 da Oreca na liderança, à frente de Matt Brabham, Paul-Loup Chatin e Ben Hanley, que tentava devolver a United Autosports à competição. Na classe GTD, Serra manteve ao #62 da Risi Ferrari na liderança após 15 horas, após bela manobra em cima de Tommy Milner. Sheldon van der Linde chegou a andar em terceiro durante este stint.

Daniel Serra manteve Ferrari na liderança após 15 horas em Daytona (Foto: IMSA)

18 Horas em Daytona – Punição tira Penske da liderança com dois terços para o fim da prova

Uma infração no uso de energia do Porsche #6 conduzido por Mathieu Jaminet deu à equipe Penske 10s de penalização na corrida e, consequentemente, a perda da liderança faltando dois terços para o fim da corrida. Durante o amanhecer na Flórida, as estratégias ditavam o ritmo da corrida, com Pipo na liderança, 10s à frente de Estre.

Nick Tandy, na troca com o francês, exercia forte pressão sobre o brasileiro. Aitken, ao final das 18 horas, era o líder com Campbell na segunda posição, Neel Jani em terceiro, Deletraz em quarto e Jaminet voltou à corrida após o stop-and-go na quinta colocação.

Pela LMP2, o carro #3 da Oreca travou uma linda batalha com o #18 da Era Motorsports. Jakobsen dividiu a pista lado a lado com Zilisch, mas não obteve sucesso na primeira tentativa. Na sequência, a troca de pilotos da Era colocou o dinamarquês na liderança novamente. Brabham, por sua vez, beijou o muro de pneus e obrigou o acionamento da bandeira amarela. Na GTD, a Ferrari chegou a ser ultrapassada por Nicky Casburg e Daniel Juncadella, mas foi recolocada na liderança.

Jaminet foi punido com 10s nos boxes e voltou na quinta colocação nas 18 horas em Daytona (Foto: IMSA)

21 Horas em Daytona – Nasr segue à frente e fica perto da vitória na Flórida

Faltando tres horas para o fim da corrida, Campbell manteve a Porsche na frente com vantagem de 8.3s do Cadillac #31 de Aitken, cada vez mais forte na segunda colocação. A liderança veio após 20 minutos e duelo com o britânico. O australiano entregou o carro a Nasr, que teve atuação brilhante e aumentou a distância para 13s.

A batida do carro #33 da Ligier deixtou destroços na pista e exigiu a bandeira amarela, mas nada que tirasse a liderança do brasileiro. Estre saiu da psta após um pit-stop com 20 horas de corrida, ficando preso na caixa de brita. O vacilo colocou o francês em sexto, atrás das duas Porsche e do Acura de Colton Herta.

Pela LMP2, Rasmussen consolidou a liderança da Era Motorsport ao abrir 14s de vantagem para o segundo colocado. O #52 da Inter Europol seguia em terceiro com Pietro Fittipaldi ao volante. Na GTD Pro, a Ferrari com Calado seguia também à frente com larga distância após bela manobra em cima do #62 da Risi Competizione.

Kevin Estre ficou preso na caixa de brita faltando 3 horas em Daytona (Foto: Reprodução/IMSA Sportscar)

Horas Finais em Daytona – Show brasileiro na classe rainha, vitória tranquila de Serra na GTD Pro

As horas finais em Daytona ficaram marcadas por uma grande disputa entre a Porsche #7 e o #Cadillac 31. Blomqvist engrossou bem o caldo em cima de Nasr até a bandeira quadriculada. O brasileiro, por pouco, não cometeu o esperado erro pelo britânico, e resistiu à pressão para entrar na seleta lista de compatriotas que venceram a famosa corrida norte-americana.

Raul Boesel (1988), Christian Fittipaldi (2004, 2014 e 2018), Oswaldo Negri (2012), Tony Kanaan (2015), Derani (2016) e Hélio Castroneves (2021, 2022 e 2023) recebem Felipe na lista de vencedores. E tem mais brasileiro que assegurou um lugar neste panteão.

Daniel Serra, com a Risi Competizione, teve um fim de prova bastante tranquilo e conduziu a Ferrari para a vitória na GTD Pro. Pela LMP2, Massa e Fraga chegaram em um excelente terceiro lugar e também vão subir ao pódio na Flórida. A vitória na categoria ficou com a Oreca #18 de Christian Rasmussen.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.