Endurance
09/05/2016 15:14

Organização das 24 Horas de Le Mans se irrita com conflito de datas causado pela F1 e pede ação da FIA

O presidente do Automóvel Clube de l'Ouest - responsável por organizar as 24 Horas de Le Mans -, Pierre Fillon, pediu que a FIA tome atitudes para impedir que a F1 cause um conflito de datas com a prova mais tradicional do endurance mundial em 2017
Warm Up / Redação GP, do Rio de Janeiro
 Sol volta a dar as caras em Le Mans (Foto: Toyota)

Há muito tempo que a F1 vem adotando uma tática de marcar datas suas para o mesmo final de semana das 24 Horas de Le Mans e das 500 Milhas de Indianápolis. É algo pensado por Bernie Ecclestone para não ver pilotos e atenção da F1 desviada para outro lugar do mundo do automobilismo. Mas a organização da mais tradicional prova de longa duração do automobilismo mundial está muito insatisfeita.
 
Não que a reclamação seja nova, mas no ano passado a F1 acabou abrindo mão do conflito de datas. O que aconteceu foi que o piloto da Force India, Nico Hülkenberg, se juntou a um carro adicional da Porsche e venceu em Le Mans. Este ano, o GP da Europa em Baku acabou sendo marcado para impedir o cruzamento de pessoal.
Le Mans quer fim dos conflitos de calendário com a F1 (Foto: Facebook/Toyota)
"É uma pena para os fãs e é uma pena para os pilotos da F1", disse o presidente do Automóvel Clube de l'Ouest - responsável por organizar a prova -, Pierre Fillon. "Com certeza [a FIA deve impedir os confrontos de data]. Tenho certeza que ano ano que eles vão encontrar uma solução para impedir esse conflito", afirmou.
 
Perguntado sobre os conflitos, Jean Todt, presidente da FIA, passou panos para Ecclestone e falou que é impossível evitar conflitos com tantas datas no calendário da FIA. Acontece que Le Mans e Indianápolis não são quaisquer datas ou corridas, como certamente Todt compreende.
 
"Organizar um calendário é complicado. São 21 corridas da F1, dez provas da F-E, dez do WEC e 14 ralis. Criar um calendário sem conflitos é impossível", falou.
 
A 84ª edição das 24 Horas de Le Mans acontece nos dias 18 e 19 de junho.
 
PADDOCK GP #27 RELEMBRA COBERTURA DA MORTE DE AYRTON SENNA