Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Endurance

Pandemia força cancelamento das 6 Horas de Fuji e põe em xeque GP do Japão de F1

A organização do Mundial de Endurance anunciou nesta quarta-feira (7) o cancelamento das 6 Horas de Fuji, prova que estava marcada para 26 de setembro. A decisão foi tomada em razão da pandemia e das restrições de viagem impostas pelo Japão. A não-realização da prova do WEC mostra que o GP do Japão de F1 também está sob risco

 
https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/l-videos/austria_v2.mp4
Verstappen aplica novo domínio e vence: os melhores momentos do GP da Áustria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Um dia depois da confirmação do cancelamento do GP da Austrália de F1, o esporte a motor recebeu a notícia de outro evento riscado do calendário de corridas na temporada 2021 em razão da pandemia e das restrições de viagens impostas por vários países. Desta vez, nesta quarta-feira (7), a organização do Mundial de Endurance tornou oficial o cancelamento das 6 Horas de Fuji, prova que estava agendada para 26 de setembro e aconteceria em pouco mais de um mês depois das 24 Horas de Le Mans. Como solução, o WEC agora vai promover uma rodada dupla no Bahrein: a primeira corrida, com duração de 6 horas, acontece em 30 de outubro, e a seguinte, com 8 horas, em 6 de novembro.

Segundo comunicado emitido pelo Mundial de Endurance, a etapa japonesa caiu “em razão da pandemia e como resultado direto das restrições de viagens ao Japão, que faz com que fique muito difícil para as equipes e as pessoas envolvidas irem para lá”.

O cancelamento das 6 Horas de Fuji joga luz também sobre a possibilidade de não-realização do GP do Japão de Fórmula 1, previsto para ser a 17ª etapa da temporada 2021. A prova, em Suzuka, está marcada para 10 de outubro e será a terceira corrida de uma rodada tripla formada também por Rússia e Turquia. Em junho, a Dorna, empresa que promove o Mundial de Motovelocidade, também anunciou o cancelamento da sua etapa no Japão.

LEIA TAMBÉM
RANKING GP: As notas de todos os 20 pilotos no GP da Áustria de Fórmula 1
EXCLUSIVO: Promotor aposta em vacinação para tornar GP de São Paulo de F1 “símbolo da retomada”
+Por pandemia, GP da Austrália de Fórmula 1 é cancelado pelo segundo ano consecutivo

O Mundial de Endurance cancelou as 6 Horas de Fuji (Foto: Fuji International Speedway)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Ao falar sobre a mudança no calendário, Pierre Fillon, presidente do Automóvel Clube do Oeste, explicou os motivos para o WEC não ir para Fuji neste ano.

“A atual instabilidade exige adaptabilidade. Depois de uma ampla consulta, levando em conta a situação sanitária, não vamos para Fuji. Uma rodada suplementar será realizada no Bahrein. Presto meus sinceros agradecimentos à equipe de organização da etapa japonesa, que fez de tudo para sediar o evento. Já estamos ansiosos para acelerar lá no ano que vem”, disse.

Frédéric Lequien, CEO do Mundial de Endurance, seguiu o discurso do compatriota, lamentou pelo cancelamento da prova em Fuji, casa da Toyota, mas disse que a alternativa com uma rodada dupla no Bahrein é a que faz mais sentido diante da eventualidade.

“Lamentavelmente, não tivemos escolha a não ser cancelar nossa etapa japonesa do Mundial em razão das contínuas dificuldades com a pandemia, incluindo restrições de viagens e questões logísticas. Em vez disso, decidimos substituir Fuji ou outra corrida no Bahrein, que acreditamos firmemente ser a opção mais segura para todos”, comentou o dirigente.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer ao presidente do Fuji International Speedway, Eijiro Haraguchi, e toda sua equipe pela excelente cooperação, e esperamos voltar no futuro. Ao mesmo tempo, gostaria de expressar nossa gratidão ao Sheikh Salman e sua equipe por nos receberem duas vezes nesta temporada. Estou confiante de que uma rodada dupla no Bahrein é a solução ideal no atual estágio”, complementou.


Sheikh Salman bin Isa Al-Khalifa, diretor responsável pelo circuito de Sakhir, destacou a chance de receber dois eventos do WEC de forma consecutiva no fim do ano. “É um grande prazer para nós poder sediar duas rodadas do Mundial de Endurance da FIA. Nos últimos meses, mostramos nossa capacidade de receber vários eventos internacionais importantes de maneira segura. Agradecemos ao WEC por depositar sua fé em nós mais uma vez”, declarou.