Porsche supera drama, reage com carro #2 e vai de 57º para vencer 24h de Le Mans. Serra triunfa na LMGTE-Pro
A 85ª edição das 24 Horas de Le Mans foi histórica e empolgante do início ao fim. Depois do drama da Toyota, a Porsche perdeu uma vitória que parecia certa com o #1, mas a tripulação do #2, formada por Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley, reagiu. Depois de andar em 57º lugar após problemas nas primeiras horas, o conjunto passou o LMP2 da equipe de Jackie Chan e venceu. Nelsinho Piquet foi ao pódio na classificação geral e Daniel Serra venceu na LMGTE-Pro
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Ação, emoção e uma corrida com muitas surpresas do início ao fim. A 85ª edição das 24 Horas de Le Mans apenas comprovou que é uma das maiores provas do automobilismo mundial e confirmou que nem sempre os favoritos vencem. Foi uma corrida de muitos dramas para as montadoras inscritas na classe principal, a LMP1. A Toyota nadava de braçada, mas um problema na embreagem tirou a vitória do TS050 #7. Desde então, a Porsche liderou e parecia ter tudo sob controle com a tripulação do 919 Hybrid #1. Mas uma falha na pressão do óleo, no começo desta manhã de domingo (18), colocou tudo a perder. O Oreca-Gibson #38 da equipe de Jackie Chan (sim, ele mesmo!) alcançou o inacreditável: liderança geral com um carro da LMP2.
Só sobraram dois LMP1 na pista: além do carro que venceu a prova no geral, o Toyota TS050 Hybrid #8 de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Anthony Davidson terminou a corrida. Mas por conta dos problemas durante a noite em Le Mans, o conjunto perdeu qualquer chance de chegar à vitória.
Ainda assim, mesmo com os problemas no freio no fim da prova, Negrão conseguiu encaixar um grande trabalho junto com a tripulação do Alpine-Gibson #35, formada também por Nelson Panciatici e Pierre Ragues, que fecharam em quinto na classificação geral, quarto na LMP2. À frente deles, terminou o outro carro da equipe de Jackie Chan, que consolidou uma grande jornada em Le Mans com Tristan Gommendy, Alex Brundle e David Cheng.
Negrão, mesmo com a chance perdida de garantir um incrível pódio na classificação geral, tem motivos para se orgulhar do quinto lugar na classificação geral e quarto na LMP2.
Rubens Barrichello completou a sua primeira participação nas 24 Horas de Le Mans em 14º na classificação geral e em 12º na LMP2. O correu na tripulação do carro #29 da Racing Team Nederland ao lado do campeão e veteraníssimo Jan Lammers e do gentleman-driver Frits Van Eerd. O conjunto de Barrichello contou com o chassi Dallara, ainda em fase de desenvolvimento e bem inferior em termos de performance na comparação com os Oreca. Ainda assim, o #29 terminou três posições à frente do carro de Bruno Senna. O Oreca-Gibson #13 da Rebellion Racing liderou boa parte da corrida, mas enfrentou problemas no câmbio no início da segunda metade da disputa e perderam boas posições.
Brasileiros brilham na LMGTE-Pro
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A batalha pela vitória na classe LMGTE-Pro foi intensa do início ao fim das 24 Horas de Le Mans. Aston Martin, Corvette e Ford GT, no fim das contas, lutaram pelo triunfo desde o começo. A batalha, que nas horas finais, ficou restrita ao Corvette #63 de Jan Magnussen, Antonio García e Jordan Taylor e ao Aston Martin pilotado por Darren Turner, Jonathan Adam e Daniel Serra. Na sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, o brasileiro, piloto da Stock Car, fez bonito e travou grandes duelos com o Corvette. No fim, Adam, pela Aston Martin, e Taylor, de Corvette, ficaram muito próximos um do outro, com a diferença sendo muitas vezes menor que 1s.
Quando restavam menos de cinco minutos para o fim, Adam chegou a colocar seu Vantage por dentro e tentou passar Taylor. Mas o norte-americano jogou duro e impediu a manobra do piloto da Aston Martin e resistiu com o Corvette o quanto pode em uma batalha épica pela liderança da LMGTE-Pro. Mas, na última volta, Adam voltou a carga e realizou a grande ultrapassagem, que entregou ao conjunto do #97 a vitória na categoria. Serrinha garante um resultado histórico para um brasileiro, ainda mais para um novato, deixando assim a sua marca em Le Mans.
O resultado foi ainda mais histórico porque, com o problema de pneu furado do Corvette no fim, Harry Tincknell conseguiu fazer a ultrapassagem e colocou em segundo lugar a tripulação do Ford GT #67 da Ganassi, formada também por Andy Priaulx e pelo jovem Pipo Derani, que conquista outro grande resultado em sua ainda curta, mas cada vez mais consolidada carreira no Endurance.
Tony Kanaan, também na sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, garantiu o sexto lugar na classificação da LMGTE-Pro, 23º no geral. O baiano, que foi chamado de última hora pela Ganassi para substituir Sébastien Bourdais, lesionado após grave acidente em Indianápolis, correu ao lado dos experientes Joey Hand e Dirk Müller.
Na classe LMGTE-Am, a prova foi completamente dominada pela Ferrari 458 Italia da equipe JMW Motorsport. A tripulação do carro #84, formada por Robert Smith, Will Stevens e Dries Vanthoor, liderou boa parte da disputa e foi a primeira da classe a comemorar a vitória na maior prova do endurance mundial. Fernando Rees, que largou na pole-position com o Corvette #50 da Larbre Compétition, correu ao lado dos gentlemen-drivers Romain Brandela e Christian Phillippon e fechou em 15º na classe.
#GALERIA(7084)
Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, final:
1 | 2 |
TIMO BERNHARD EARL BAMBER BRENDON HARTLEY |
ALE NZL NZL |
P1 |
PORSCHE LMP Team Porsche 919 Hybrid |
367 voltas | |
2 | 38 |
HO-PIN TUNG THOMAS LAURENT OLIVER JARVIS |
CHN FRA ING |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING Oreca 07 Gibson |
+1 volta | |
3 | 13 |
NELSINHO PIQUET MATHIAS BECHE DAVID H. HANSSON |
BRA BRA DIN |
P2 |
VAILLANTE REBELLION Oreca 07 Gibson |
+3 voltas | |
4 | 37 |
DAVID CHENG ALEX BRUNDLE TRISTAN GOMMENDY |
CHN ING FRA |
P2 |
JACKIE CHAN DC RACING Oreca 07 Gibson |
+4 voltas | |
5 | 35 |
NELSON PANCIATICI PIERRE RAGUES ANDRÉ NEGRÃO |
FRA FRA BRA |
P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT Alpine A470 Gibson |
+5 voltas | |
6 | 32 |
WILLIAM OWEN HUGO DE SADELEER FILIPE ALBUQUERQUE |
EUA SUI POR |
P2 |
UNITED AUTOSPORTS Ligier JS P217 Gibson |
+5 voltas | |
7 | 40 |
JAMES ALLEN FRANCK MATÉLLI RICHARD BRADLEY |
AUS FRA ING |
P2 |
GRAFF Oreca 07 Gibson |
+6 voltas | |
8 | 24 |
TOR GRAVES JONATHAN HIRSCHI JEAN-ÉRIC VERGNE |
TAI SUI FRA |
P2 |
CEFC MANOR TRS RACING Oreca 07 Gibson |
+7 voltas | |
9 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA |
SUI ING JAP |
P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid |
+9 voltas | |
10 | 47 |
ANDREA BELICCHI ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO |
ITA ITA ITA |
P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE Dallara P217 Gibson |
+14 voltas | |
11 | 36 |
ROMAIN DUMAS GUSTAVO MENEZES MATTHEW RAO |
FRA EUA ING |
P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT Alpine A470 Gibson |
+16 voltas | |
12 | 34 |
NIGEL MOORE PHILLIP HANSON KARUN CHANDHOK |
ING ING IND |
P2 |
TOCKWITH MOTORSPORTS Ligier JS P217 Gibson |
+16 voltas | |
13 | 17 |
PATRICE LAFARGUE PAUL LAFARGUE DAVID ZOLLINGER |
FRA FRA FRA |
P2 |
IDEC SPORT RACING Ligier JS P217 Gibson |
+23 voltas | |
14 | 29 |
JAN LAMMERS RUBENS BARRICHELLO FRITS VAN EERD |
HOL BRA HOL |
P2 |
RACING TEAM NEDERLAND Dallara P217 Gibson |
+26 voltas | |
15 | 21 |
HENDRIK HEDMAN BEN HANLEY FELIX ROSENQVIST |
SUE ING SUE |
P2 |
DRAGONSPEED – 10 STAR Oreca 07 Gibson |
+27 voltas | |
16 | 33 |
ERIK MARIS JACQUES NICOLET PIERRE NICOLET |
FRA FRA FRA |
P2 |
EURASIA MOTORSPORT Ligier JS P217 Gibson |
+27 voltas | |
17 | 31 |
NICOLAS PROST BRUNO SENNA JULIEN CANAL |
FRA BRA FRA |
P2 |
VAILLANTE REBELLION Oreca 07 Gibson |
+27 voltas | |
18 | 97 |
DARREN TURNER JONATHAN ADAM DANIEL SERRA |
ING ING BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE |
+27 voltas | |
19 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL PIPO DERANI |
ING ING BRA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK Ford GT GTE EcoBoost |
+27 voltas | |
20 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA JORDAN TAYLOR |
DIN ESP EUA |
GTE PRO |
CORVETTE RACING – GM Chevrolet Corvette C7.R |
+27 voltas | |
21 | 91 |
RICHARD LIETZ FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET |
AUT FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE GT TEAM Porsche 911 RSR 2017 |
+28 voltas | |
22 | 71 |
SAM BIRD DAVIDE RIGON MIGUEL MOLINA |
ING ITA ESP |
GTE PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE |
+28 voltas | |
23 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER TONY KANAAN |
EUA ALE BRA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA Ford GT GTE EcoBoost |
+28 voltas | |
24 | 69 |
RYAN BRISCOE SCOTT DIXON RICHARD WESTBROOK |
AUS NZL ING |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA Ford GT GTE EcoBoost |
+30 voltas | |
25 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
ING EUA SUI |
GTE PRO |
CORVETTE RACING – GM Chevrolet Corvette C7.R |
+32 voltas | |
26 | 95 |
NICKI THIIM MARCO SØRENSEN RICHIE STANAWAY |
DIN DIN NZL |
GTE PRO |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE |
+33 voltas | |
27 | 84 |
ROBERT SMITH WILL STEVENS DRIES VANTHOOR |
ING ING BEL |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT Ferrari 458 Italia GT2 |
+34 voltas | |
28 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA |
GTE PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK Ford GT GTE EcoBoost |
+35 voltas | |
29 | 55 |
DUNCAN CAMERON AARON SCOTT MARCO CIOCI |
ING ING ITA |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE Ferrari 488 GTE |
+36 voltas | |
30 | 62 |
COOPER MacNEIL TOWNSEND BELL BILL SWEEDLER |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari 488 GTE |
+36 voltas | |
31 | 99 |
ANDREW HOWARD ROSS GUNN OLIVER BRYANT |
ING ING ING |
GTE AM |
BEECHDEAN AMR Aston Martin Vantage GTE |
+36 voltas | |
32 | 61 |
MATTHEW GRIFFIN WENG SUN MOK KEITA SAWA |
IRL SIN JAP |
GTE AM |
CLEARWATER RACING Ferrari 488 GTE |
+37 voltas | |
33 | 45 |
MARK PATTERSON VINCENT CAPILLAIRE MATTHEW MCMURRY |
EUA FRA EUA |
P2 |
ALGARVE PRO RACING Ligier JS P217 Gibson |
+37 voltas | |
34 | 27 |
MIKHAIL ALESHIN VIKTOR SHAYTAR SERGEY SIROTKIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP RACING Dallara P217 Gibson |
+37 voltas | |
35 | 77 |
CHRISTIAN RIED MARVIN DIENST MATTEO CAIROLI |
ALE ALE ITA |
GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING Porsche 911 RSR 2016 |
+38 voltas | |
36 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY ROB BELL |
TUR ING ING |
GTE AM |
TF SPORT Aston Martin Vantage GTE |
+38 voltas | |
37 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN RACING Aston Martin Vantage GTE |
+38 voltas | |
38 | 93 |
PATRICK LONG ABDULAZIZ AL FAISAL MIKE HEDLUND |
EUA SAU EUA |
GTE AM |
PROTON COMPETITION Porsche 911 RSR 2016 |
+38 voltas | |
39 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BEN BARKER NICK FOSTER |
ING ING AUS |
GTE AM |
GULF RACING UK Porsche 911 RSR 2016 |
+39 voltas | |
40 | 22 |
MEMO ROJAS RYŌ HIRAKAWA JOSÉ GUTIÉRREZ |
MEX JAP MEX |
P2 |
G-DRIVE RACING Oreca 07 Gibson |
+40 voltas | |
41 | 60 |
ÁLVARO PARENTE RICHARD WEE HIROKI KATOH |
POR SIN JAP |
GTE AM |
CLEARWATER RACING Ferrari 488 GTE |
+40 voltas | |
42 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACI OLIVIER BERETTA |
SUI ITA MON |
GTE AM |
SPIRIT OF RACE Ferrari 488 GTE |
+41 voltas | |
43 | 83 |
TRACY KROHN NICLAS JÖNSSON ANDREA BERTOLINI |
EUA SUE ITA |
GTE AM |
DH RACING Ferrari 488 GTE |
+47 voltas | |
44 | 39 |
ENZO GUIBBERT ÉRIC TROUILLET JAMES WINSLOW |
FRA FRA ING |
P2 |
GRAFF Oreca 07 Gibson |
+49 voltas | |
45 | 65 |
CHRISTINA NIELSEN ALESSANDRO BALZAN BRET CURTIS |
DIN ITA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari 488 GTE |
+53 voltas | |
46 | 49 |
MIROSLAV KONÔPKA KONSTANTINS CALKO RIK BREUKERS |
ESL LET HOL |
P2 |
ARC BRATISLAVA Ligier JS P217 Gibson |
+53 voltas | |
47 | 51 |
JAMES CALADO ALESSANDRO PIER GUIDI MICHELE RUGOLO |
ING ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE |
+55 voltas | |
48 | 43 |
BEN KEATING JEROEN BLEEKEMOLEN RICKY TAYLOR |
EUA HOL EUA |
P2 |
KEATING MOTORSPORTS Riley Mk. 30 Gibson |
+55 voltas | |
49 | 50 |
ROMAIN BRANDELA CHRISTIAN PHILLIPPON FERNANDO REES |
FRA FRA BRA |
GTE AM |
LARBRE COMPÉTITION Chevrolet Corvette C7.R |
+58 voltas | |
50 | 1 |
NEEL JANI ANDRÉ LOTTERER NICK TANDY |
SUI ALE ING |
P1 |
PORSCHE LMP Team Porsche 919 Hybrid |
Abandonou | |
51 | 23 |
FABIEN BARTHEZ TIMOTHÉ BURET NATHANAËL BERTON |
FRA FRA FRA |
P2 |
PANIS-BARTHEZ COMPÉTITION Ligier JS P217 Gibson |
Abandonou | |
52 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÉRE |
FRA FRA FRA |
P2 |
TDS RACING Oreca 07 Gibson |
Abandonou | |
53 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KÉVIN ESTRE DIRK WERNER |
DIN FRA ALE |
GTE PRO |
PORSCHE GT TEAM Porsche 911 RSR 2017 |
Abandonou | |
54 | 9 |
NICOLAS LAPIERRE YUJI KUNIMOTO JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
FRA JAP ARG |
P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid |
Abandonou | |
55 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI STÉPHANE SARRAZIN |
ING JAP FRA |
P1 |
TOYOTA TS050 Hybrid |
Abandonou | |
56 | 25 |
ROBERTO GONZÁLEZ SIMON TRUMMER VITALY PETROV |
MEX SUI RUS |
P2 |
CEFC MANOR TRS RACING Oreca 07 Gibson |
Abandonou | |
57 | 82 |
GIANCARLO FISICHELLA TONI VILANDER PIERRE KAFFER |
ITA FIN ALE |
GTE PRO |
RISI COMPETIZIONE FERRARI 488 GTE |
Abandonou | |
58 | 26 |
ROMAN RUSINOV PIERRE THIRIET ALEX LYNN |
RUS FRA ING |
P2 |
G-DRIVE RACING Oreca 07 Gibson |
Abandonou | |
59 | 88 |
STÉPHANE LÉMERET KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
BEL AUT EAU |
GTE AM |
PROTON COMPETITION Porsche 911 RSR 2016 |
Abandonou | |
60 | 4 |
OLIVER WEBB DOMINIK KRAIHAMER MARCO BONANOMI |
ING AUT ITA |
P1 |
ByKOLLES Racing Enso CLM P1/01-NISSAN |
Abandonou | |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }