López celebra retorno à Toyota para 24 Horas de Le Mans: “Como se nunca tivesse saído”

Atualmente competindo na classe LMGT3 pela Akkodis ASP no WEC, José María López foi convocado de última hora pela Toyota para substituir o lesionado Mike Conway na disputa das 24 Horas de Le Mans

José María López acabou sendo convocado de última hora para assumir uma das vagas no carro #7 da Toyota para as 24 Horas de Le Mans, já que um dos pilotos oficiais, Mike Conway, sofreu um acidente enquanto andava de bicicleta e teve lesões na clavícula e na costela, sendo obrigado a se ausentar. David Floury, diretor-técnico da fabricante japonesa, ficou surpreso com o desempenho forte do argentino durante os primeiros testes para a icônica prova, quando terminou a segunda sessão em décimo, no último domingo (9).

“Pelos tempos de volta, parecia que ele havia guiado o carro ontem”, declarou o dirigente. “Sem grandes problemas e extremamente motivado — ele trabalhou muito para se familiarizar com todos os sistemas do carro. Já podemos ver que ele está muito preparado. Estamos bastante confiantes de que não haverá problemas na corrida”, finalizou Floury.

López competiu pela Toyota no Mundial de Endurance (WEC) entre 2017 e 2023, conquistando, inclusive, a vitória em Le Mans em 2021, quando fez parceria com o próprio Conway e também com Kamui Kobayashi. Desde que foi substituído por Nyck de Vries no início desta temporada, o argentino se mudou para a classe LMGT3 para correr ao lado de Takeshi Kimura e Esteban Masson no Lexus da Akkodis ASP.

O anúncio feito pela montadora japonesa, que aconteceu dois dias antes dos testes, surpreendeu, já que a Toyota optou pela experiência ao trazer López, em vez de dar uma oportunidade a Ritomo Miyata, que é o reserva e piloto de testes oficial. ‘Pechito’, por sua vez, está confiante de que pode ajudar muito durante a quarta etapa da temporada 2024 do WEC.

Toyota #7 terá o retorno de ‘Pechito’ López (Foto: Toyota)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Voltei como se nunca tivesse saído”, afirmou o argentino. “Pensei que, por estar vindo de um carro mais lento, teria problemas. Mas está no cérebro, assim que você começa, é como um ‘clique’. Na segunda volta eu já estava adaptado”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e COM IMAGENS as 24 Horas de Le Mans, quarta etapa da temporada 2024 do WEC, na GPTVcanal 1 no YouTube, e no TikTok. As atividades de pista começam para valer na quarta-feira (12), às 9h (de Brasília, GMT-3), com o TL1. Depois, às 14h, acontece a primeira parte da classificação, e o dia encerra às 17h, com o TL2. Na quinta-feira, o TL3 será às 10h, enquanto a definição da pole-position começa a partir das 15h. Em seguida, às 17h, o TL4 fecha o dia. Por fim, no sábado, os pilotos realizam o warm-up às 7h, e a largada está programada para as 11h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.