eSports

Fora do Mundial de Endurance, BMW foca nos eSports e monta programa de pilotos através de simulador

No mesmo dia que a montadora anuncia que deixará de participar no WEC, retirando o modelo M8 GTE, a BMW também anunciou maior atenção ao eSports. Os alemães vão criam um novo programa de jovens pilotos através dos simuladores

Grande Prêmio / THIAGO IZEQUIEL, Maricá
Por conta de incertezas relacionadas ao regulamento técnico, a BMW anunciou que se retira do Mundial de Endurance. A marca alemã deixa de participar com o M8 GTE na competição, após um breve período de quase dois anos, entre 2018 e 2019. Agora, para atingir um  público alvo específico, o mais jovem, a montadora manifestou interesse em aumentar ainda mais a participação no mundo dos esportes eletrônicos, que tem crescido e despertado muito o interesse de empresas, categorias e outras montadoras, como a Porsche.
 
"Os simuladores de corrida fazem parte de um empolgante cenário do futuro para nós, e agora é oficialmente reconhecido como uma disciplina do esporte a motor", apontou Jens Marquardt, diretor da divisão de automobilismo da BMW. "Temos um grande respeito pelos competidores destas corridas virtuais e queremos fortalecê-los ainda mais através da nossa experiência e tecnologia. Para isso, montaremos um programa que estará ligado ao atual programa de jovens pilotos da BMW Motorsport, elevando-o a um novo nível", seguiu.
BMW M8 GTE foi adicionado recentemente ao catálogo de veículos da plataforma iRacing.com
O interesse da BMW no mundo das competições virtuais não é novidade. Entre os simuladores, a montadora já se faz presente há muitos anos e, recentemente, adicionou o mesmo modelo que compete na WEC, o ‘M8 GTE’ na plataforma iRacing. Isso pouco depois de fazer o mesmo no rFactor 2, juntamente do modelo GT3. Os dois simuladores são considerados ‘hardcore’ pelos entusiastas e atletas virtuais, devido a física de alto nível que pode ser encontrada nos dois títulos exclusivos na plataforma PC. Além disso, a equipe de eSports profissional, ‘Cloud9’ - que atua em diversos títulos de jogos como ‘Counter Strike’, ‘League of Legends’, entre outros - anunciou em março o patrocínio da BMW, que se junta a uma lista de parceiros de peso do time, que também conta com apoio de marcas como Puma e Red Bull.
 
Ainda não se sabe como a BMW vai montar a nova estrutura em torno do eSports. Mesmo assim, tomando a Porsche como exemplo recente, espera-se uma abordagem similar: tornando-se parceira dos estúdios que já possuem veículos de competição digitalizados e iniciando novos torneios que possam atingir um cobiçado público em escala mundial.