Dupla da e.dams voa com Prost à frente Buemi no primeiro treino livre da F-E em Mônaco. Di Grassi é oitavo

Quase metade dos pilotos do grid da F-E chegou a andar na frente no primeiro treino livre da categoria em Mônaco, mas quando chegou a hora decisiva os dois pilotos da e.dams deram um show e lideraram a sessão por uma margem enorme. Nicolas Prost ficou na frente, enquanto Sébastien Buemi foi o segundo colocado

Quase metade do grid da F-E conseguiu liderar o primeiro treino livre em Monte Carlo neste sábado (9). Mas quando os minutos finais chegaram, foi hora de as e.dams darem um show. Primeiro Sébastien Buemi, depois Nicolas Prost. O francês conseguiu ser ainda mais rápido, mas os dois ficaram mais de 1s na frente do terceiro colocado.

Nicolas Prost não tinha passado muito tempo nas primeiras colocações. Ao menos até dois minutos do fim, quando embarcou no ritmo fortíssimo que Buemi tinha imposto minutos antes. Anotou 54s171, enquanto o suíço tinha 54s286.
Nicolas Prost (Foto: Reprodução/Twitter)
Atrás dos dois, Charles Pic colocou uma das China entre as primeiras posições. Uma das raras vezes do ano em que o carro #88 da equipe asiática fica à frente do #99 de Nelsinho Piquet, que terminou apenas com o 12º lugar.
 
António Félix da Costa e Jérôme D'Ambrosio ficaram logo atrás, seguidos pelas duas Virgin, de Jaime Alguersuari e Sam Bird. O líder do campeonato, Lucas Di Grassi, foi o oitvao. Stéphane Sarrazin e Loïc Duval fecharam o top-10.
 
O segundo treino livre inicia às 5h30 (de Brasília). 

Confira como foi o treino:

Um mês desde que a F-E andou pela última vez, em Long Beach, e os carros agora aceleram em seu debute europeu. O primeiro a se adiantar na frente foi Sam Bird, com a Virgin. Mesmo após António Félix da Costa e Nick Heidfeld tomarem à frente, Bird se apressou em voltar logo.
 
Nada demorou, cerca de cinco minutos, para que todas andassem abaixo de 1min. Na frente, Scott Speed tirou o protagonismo dos europeus por um momento, mas logo Heidfeld e Jaime Alguersuari retomaram.
 
Mas com 12 minutos de treino, Nelsinho Piquet foi o primeiro a se manter abaixo da marca de 57s, com 56s995. Logo em seguida, Bird voltou à frente, com 56s722.
 
Só que Piquet baixou o tempo duas vezes nos seis minutos seguintes. Com 28 minutos no relógio, o vice-líder do campeonato tinha 56s388 na frente e uma vantagem de 0s334. Grande, se levado em consideração que se trata de uma pista cruzada na contagem de segundos.
Com 22 minutos, os dois carros da equipe de Jarno Trulli amargavam as posições finais. O piloto-dono no 19º lugar, com Vitantonio Liuzzi voltando a terminar a fila, assim como em Long Beach.
 
No minuto seguinte, Jérôme D'Ambrosio foi mais um a chegar na ponta. Seu 56s326 o colocou na frente do piloto da equipe China, e com 20 minutos restantes de treino, o top-10 tinha D'Ambrosio, Sébastien Buemi, Piquet, Jean-Éric Vergne, Loïc Duval, Bird, Alguersuari, Lucas Di Grassi, Stéphane Sarrazin e Nicolas Prost. Antes líderes, Félix da Costa e Heidfeld agora eram P11 e P12.
Até que, com 17 minutos para o fim, Charles Pic mostrou que o outro carro da China, o #88, também consegue andar rápido. Cortou a marca dos 56s e colocou uma grande vantagem para D'Ambrosio com seu 55s536.

Os primeiros colocados estavam todos nos boxes quando faltavam apenas 13 minutos para o fim, e D'Ambrosio, que não voltava à pista desde marcar a volta mais rápida, encabeçou o retorno ao traçado.
 
Enquanto isso, Di Grassi aumentou o ritmo e pulou para a segunda colocação, mas ainda bem longe do tempo de Pic. A diferença era de 0s742.
 
Se Di Grassi era o segundo no geral, Daniel Abt, seu companheiro, era o penúlitmo. Mesmo com um carro claramente rápido e 27 voltas dadas, o alemão não conseguia mais que o 19º lugar com 57s693.
 
E se 55s parecia incrivelmente rápido, Buemi voou a nove minutos do fim para anotar um incrível 54s286. 1s250 mais rápido que Pic e 1s910 na frente do agora terceiro colocado Alguersuari.
 
Por dentro do pelotão intermediário, Bruno Senna chegou tinha a décima colocação a seis minutos do fim. Exatamente entre as duas Andretti, com Vergne em nono e Speed em 11º.
 
Talvez Prost estivesse sumido demais no primeiro treino livre, então ele aproveitou que o companheiro Buemi abriu o caminho e foi atrás com 54s171 e o primeiro lugar a dois minutos do fim.

Dessa forma, o treino se encerrou com Prost, Buemi, Pic, Félix da Costa, D'Ambrosio, Alguersuari, Bird, Di Grassi, Sarrazin e Duval no top-10. Piquet e Senna foram 12º e 15º, respectivamente.

F-E, TL1, Mônaco, Classificação:

 
1 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 54.171   36
2 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 54.286 +0.115 36
3 CHARLES PIC FRA CHINA 55.536 +1.365 35
4 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR AMLIN AGURI 55.919 +1.748 31
5 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 56.003 +1.832 37
6 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN 56.038 +1.867 37
7 SAM BIRD ING VIRGIN 56.070 +1.899 26
8 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 56.278 +2.107 31
9 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 56.357 +2.186 30
10 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 56.366 +2.195 37
11 KARUN CHANDHOK IND MAHINDRA 56.373 +2.202 33
12 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 56.388 +2.217 36
13 SCOTT SPEED EUA ANDRETTI 56.392 +2.221 24
14 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA ANDRETTI 56.448 +2.277 28
15 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA 56.539 +2.368 38
16 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 56.795 +2.624 34
17 NICK HEIDFELD ALE VENTURI 56.891 +2.720 25
18 VITANTONIO LIUZZI ITA TRULLI 57.010 +2.839 26
19 JARNO TRULLI ITA TRULLI 57.100 +2.929 33
20 SALVADOR DURÁN MEX AMLIN AGURI 57.248 +3.077 22

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