25 anos depois, Brawn lembra estreia de Schumacher na F1 e lamenta destino cruel: “O que aconteceu com ele foi trágico”

Ross Brawn lembrou a estreia de Michael Schumacher na F1 e lamentou que, mais tarde, não tenha conseguido dar ao heptacampeão um carro vencedor na Mercedes. Inglês lamentou destino cruel do alemão com acidente de esqui

A estreia de Michael Schumacher na F1 completa 25 anos nesta quinta-feira (25). Um quarto de século depois de trabalhar com o germânico pela primeira vez no Mundial, Ross Brawn lembrou a chegada à Benetton e avaliou que a equipe tinha vantagem em relação à concorrência.
 
Em 1991, Schumacher foi contratado às pressas pela Jordan após o titular, o belga Bertrand Gachot, ser preso em Londres depois de se envolver em um acidente com um táxi e uma subsequente briga de trânsito. No meio da confusão, ele atirou gás lacrimogêneo contra o outro motorista. Por causa disso, não pôde voltar ao seu país para disputar o GP da Bélgica. 
Ross Brawn e Michael Schumacher também trabalharam juntos na Mercedes (Foto: Mercedes)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Em sua primeira prova no Mundial, Michael alinhou na sétima colocação no grid, mas acabou abandonando a disputa por conta de um problema com o câmbio. Ainda assim, o germânico conseguiu um acordo com a Benetton para disputar outras cinco provas naquele ano. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A primeira das 91 vitórias de Schumacher veio em 1992, ainda pela Benetton, no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
 
“Nós [Brawn e Tom Walkinshaw] conhecíamos Michael dos carros esportivos e então tínhamos vantagem em relação aos outros times”, disse Brawn em entrevista à germânica RTL. “Nós sabíamos que queríamos contar com ele”, seguiu.
 
Além da Benetton, Brawn trabalhou com Schumacher também na Ferrari e, mais tarde, na Mercedes, após o piloto encerrar sua primeira aposentadoria para voltar às pistas entre 2010 e 2012.
 
“Nós não tínhamos dúvidas da competitividade dele”, afirmou. “Mas me frustra que não tenhamos sido capazes de dar a ele o carro que ele merecia”, lamentou.
 
“No entanto, Michael foi uma parte do processo de a Mercedes se tornar uma equipe campeã mundial”, frisou Brawn em entrevista à publicação alemã ‘Auto Bild’.
 
Maior vencedor da F1, Schumacher luta hoje contra as graves lesões sofridas em um acidente de esqui no fim de 2013, no Alpes Franceses. O heptacampeão bateu a cabeça em uma pedra e passou meses internado, mas a família não divulga informações sobre o estado de saúde do ex-piloto, que se recupera em casa.
 
“Estou em contato com a família”, contou Ross. “Vi o Michael várias vezes depois do acidente. Nós rezamos diariamente para ele progredir. A vida pode ser cruel”, resumiu.
 
“Ele é uma pessoa maravilhosa, e o que aconteceu com ele é trágico”, concluiu.
PADDOCK GP #43 DEBATE INDY E MOTOGP E FAZ PRÉVIA DA F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.