5 coisas que aprendemos no sábado do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 2024
Charles Leclerc voltou a mostrar força em classificações, especialmente nas de rua, cravando a pole do GP do Azerbaijão. Oscar Piastri garantiu um segundo lugar crucial para a McLaren, enquanto Max Verstappen e Lando Norris sofreram. O inglês bem mais que o neerlandês, aliás
Charles Leclerc voltou a se apresentar como o rei das poles do GP do Azerbaijão. Em atuação de gala, o monegasco enfiou mais de 0s3 em cima do grid inteiro e conquistou a posição de honra em Baku pela quarta vez seguida. Agora, tenta finalmente converter em vitória inédita nas ruas azeris.
Oscar Piastri ficou em segundo, superando uma classificação de altos e baixos da McLaren, que viu, por exemplo, Lando Norris em um amarguíssimo 17º lugar, depois transformado em 16º com a desclassificação de Pierre Gasly.
O insucesso de Norris, aliás, foi a única ótima notícia para a Red Bull, que teve Sergio Pérez em quarto na classificação, atrás de Carlos Sainz, mas na frente de Max Verstappen, que parte de sexto. A Mercedes sai da mesma faixa do grid: em quinto com George Russell e em sétimo com Lewis Hamilton. Na ‘F1 B‘, o top-3 foi formado por Fernando Alonso, Franco Colapinto e Alexander Albon, de oitavo a décimo.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no sábado do GP do Azerbaijão, 17ª etapa da Fórmula 1 2024:
Leclerc brilha e ganha nova chance de acabar com maldição de Baku
Quatro poles seguidas é uma marca inacreditável que Charles Leclerc carrega agora no GP do Azerbaijão. Tão impressionante quanto, porém, é que o monegasco ainda busca a primeira vitória em Baku. A oportunidade é boa, a Ferrari confia no ritmo de corrida e, mais do que isso, tem a seu favor o momento. Ainda, com Norris e Verstappen em situações bem desconfortáveis, Leclerc pode sair até na vice-liderança do campeonato e começar a sonhar. Já pensou?
Piastri salva McLaren e já cancela prioridade de Norris no Azerbaijão
A McLaren, enfim, admitiu publicamente que vai trabalhar para fazer Norris ser campeão da F1 2024, ainda que isso signifique priorizar o inglês em detrimento de Piastri. Bem, talvez isso tenha ficado já para a próxima. Lando se embananou com uma bandeira amarela, errou feio na curva 16 e abortou a última volta, ficando pelo caminho ainda no Q1. Oscar, por sua vez, superou altos e baixos e se meteu na primeira fila. Difícil imaginar algum jogo de equipe entre o segundo e o 16º colocados, mas curioso perceber que 44 pontos separam hoje Norris de Piastri. Isso pode ser reduzido quase pela metade em Baku.
Verstappen perde para Pérez e se perde no Q3 do Azerbaijão
Norris foi a grande decepção da classificação em Baku, isso nem pode ser discutido, mas o dia de Verstappen também foi bastante frustrante. O neerlandês chegou forte candidato à pole e saiu do Q2 até com uma certa cara de favorito. Na hora da onça beber água, porém, negou fogo junto da Red Bull, que também não foi páreo para a Ferrari. Só que Max deveria ter feito mais, foram duas voltas com erros importantes no Q3 e a derrota inédita em 2024 para Pérez.
Mercedes faz classificação morna e vê Hamilton insatisfeito
“Todo sábado é a mesma coisa”. Foi essa a frase usada por Hamilton para evidenciar a frustração com mais uma classificação abaixo. O heptacampeão sai de sétimo no Azerbaijão, enquanto Russell, que foi mais forte o dia todo, parte da fila anterior, em quinto. É um resultado frustrante, mas que combina com uma equipe que oscila muito e é capaz de tudo. Inclusive nada. A previsão para a corrida, aliás, é essa: pode acontecer qualquer coisa ali pelos lados da garagem prateada.
O garoto e o veterano: Alonso e Colapinto brilham na ‘F1 B’
Alonso achou uma volta espetacular para se meter no Q3, colocou 1s em cima de Lance Stroll e ainda pegou uma quarta fila na hora decisiva. Com a falta de equipamento que tinha, um resultadaço do espanhol. Fernando só não foi o maior destaque da ‘F1 B’ porque Albon finalmente voltou a ser batido por um companheiro em classificação. Logo na segunda corrida na categoria, Colapinto brilhou e se colocou em nono, em posição bem interessante para tentar os primeiros pontos da vida.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h (de Brasília, GMT-3).
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 2024