Acordo com empresa fracassa, e Lotus abre temporada 2013 sem contar com patrocinador máster

Sem acordo com a Honeywell, gigante norte-americana do setor de tecnologia, a Lotus será a única dentre as equipes grandes do grid a abrir a temporada sem a presença de um patrocinador principal

Pelo menos por enquanto, a Lotus será a única dentre as grandes equipes do grid a não contar com um patrocinador máster, chamado mundialmente de ‘title sponsor’. A equipe, de propriedade da investidora Genii Capital, estava próxima de fechar um milionário acordo com a Honeywell, gigante norte-americana do setor de tecnologia, por valores que, segundo a imprensa europeia, beiravam os € 23 milhões [R$ 59,75 milhões] por ano. Contudo, as negociações com a empresa fracassaram.

Sem mencionar diretamente a Honeywell, Gerard López, proprietário do Grupo Genii e, por consequência, dono da Lotus, falou à agência de notícias ‘Reuters’ sobre as negociações para obter um patrocínio principal para sua equipe.

Sem patrocínio máster, Lotus usa espaço no carro para estampar nome dos seus pilotos (Foto: Getty Images)

“Estávamos em negociações e algumas delas estavam bem avançadas”, comentou o executivo luxemburguês. “É importante ter o pacote correto, e, para consegui-lo, também faz falta dispor de um bom aporte financeiro. Acho que poderíamos ter fechado alguns acordos desses que vazaram [à imprensa], mas acreditamos que é melhor garantir que fecharemos com o melhor para nós.”

“Seguramente, fecharemos um acordo ao longo da temporada”, garantiu López, encerrando a breve entrevista. Por enquanto, a Lotus seguirá sem o desejado patrocinador máster. Especula-se que um dos espaços destinados à marca deste patrocinador seja na parte superior da tampa do motor. Pintado em vermelho, o espaço leva, por enquanto, o nome inicial dos seus pilotos, Kimi Räikkönen e Romain Grosjean.

O recurso, porém, não é novidade na F1. Na década passada, a McLaren estampava o nome inicial dos seus pilotos nos carros em corridas nos países que não permitiam veiculação de propagandas de empresas tabagistas. À época, a escuderia de Woking contava com o patrocínio da marca de cigarros West.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.