Albon reclama de “atraso” em atualizações e diz que Williams “deveria estar mais à frente”

Alexander Albon reclamou da falta de ritmo do carro da Williams durante as primeiras etapas da temporada 2024 e cobrou atualizações para o FW46

Alexander Albon não está nada satisfeito com o desempenho da Williams até aqui na temporada 2024 da Fórmula 1. O tailandês afirmou que a equipe inglesa “deveria estar mais à frente”, e ainda lamentou o fato de não ter conseguido se aproveitar dos abandonos de Max Verstappen, Lewis Hamilton e George Russell para somar pontos no GP da Austrália do último fim de semana.

O time comandado por James Vowles ainda está zerado no Mundial de Construtores, apesar de Albon ter chegado muito próximo de capitalizar pelo menos um tento no GP da Arábia Saudita e também em Melbourne, quando terminou em 11º. No último domingo (24), a situação foi ainda mais complicada, já que a Williams competiu apenas com um dos carros depois do forte acidente do #23 durante o primeiro treino livre. Logan Sargeant foi sacrificado, teve de ceder o seu FW46 para o companheiro e nem mesmo foi ao grid de largada.

“Como equipe, incluindo eu, queremos mais do que onde estamos”, disse Albon. “Está claro que sacrificamos muito no ano passado em termos de desenvolvimento do carro para nos concentrarmos no carro deste ano, e está claro que há uma grande diferença entre o quinto e o sexto colocado na classificação das equipes. O mais frustrante de nossa parte é que há ritmo — precisamos desbloqueá-lo”, continuou.

Embora a Williams tenha feito apenas uma grande atualização no bólido do ano passado — no GP do Canadá — pensando no novo modelo para 2024, o piloto de 28 anos admitiu que ainda “vai levar tempo” para que as melhorias desejadas sejam alcançadas, afirmando que nenhuma mudança radical no desempenho “vai acontecer da noite para o dia”. No entanto, ele negou que a falta de performance seja resultado da nova filosofia adotada.

Alexander Albon lamentou a oportunidade perdida de poder pontuar na Austrália (Foto: Williams)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Um pouco, mas não totalmente. Não creio que tenhamos um carro que dê para extrair um bom tempo de volta com a configuração. Há algumas coisas que podemos extrair dele através de ajustes, mas é puramente o tempo de volta que sentimos que podemos desbloquear, não exatamente o downforce e algumas outras coisas”, explicou o tailandês.

Alex ainda foi duro ao reclamar sobre o atraso da Williams em apresentar atualizações para o FW46. De acordo com ele, a equipe já deveria estar disputando posições mais acima no grid.

“Quando você está um pouco atrasado, tudo chega um pouco mais tarde, as atualizações chegam mais tarde e todo esse tipo de coisa. Parece que, na verdade, estamos correndo em uma posição em que não deveríamos estar. Deveríamos estar mais à frente”, esbravejou o ex-piloto da Red Bull, que ainda lamentou o fato de não ter aproveitado a má sorte dos rivais na Austrália para somar pontos importantes no campeonato.

“Foi frustrante porque nossos rivais marcaram pontos. Sabendo que três pilotos das melhores equipes abandonaram, é preciso capitalizar em cima disso e, infelizmente, não o fizemos”, finalizou Albon.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.