Alfa Romeo comemora e promete parar de usar carro velho nas sextas-feiras da F1 2022

Xevi Pujolar, diretor de engenharia da Alfa Romeo, afirmou que a equipe vai passar a ter o mesmo pacote ao longo dos fins de semana a partir de Silverstone

FÓRMULA 1 2022: O QUE ESPERAR DO GP DA INGLATERRA? | Paddock GP #293

A Alfa Romeo é uma das boas surpresas da temporada. Após a mudança de regulamento da Fórmula 1, a equipe ítalo-suíça saltou do fim do grid para a constante briga com equipes de maior orçamento do pelotão intermediário. E, de acordo com o diretor de engenharia de pista, Xevi Pujolar, a situação vai melhorar um pouco mais a partir do GP da Inglaterra. Isso porque a equipe passa a ter o mesmo carro por todo o fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

De acordo com Pujolar, a equipe vinha utilizando partes do carro do pacote antigo, de antes das atualizações de Barcelona, nos treinos livres de sexta-feira para evitar que uma batida complicasse classificação e corrida. Assim, o carro ‘real’ só aparecia ao sábado. Apenas agora é que a equipe conseguiu produzir um número suficiente de partes atualizadas para garantir o fim de semana inteiro.

“Ainda temos alguns problemas com confiabilidade nas sextas-feiras, é algo que em que estamos trabalhando para melhorar. Em questão de desempenho, também nas sextas, temos usados pacotes mais antigos. A partir da próxima corrida, estaremos em posição de usar o mesmo pacote ao longo de todo o fim de semana, algo que tornará tudo mais fácil”, afirmou.

“Tivemos alguns incidentes no começo da temporada e, depois disso, tivemos de compensar a produção de partes substitutas. Em paralelo a isso, ainda tínhamos a produção de atualizações, sequência que foi nos limitando. Agora, a partir de Silverstone, estamos em boa posição”, seguiu.

Guanyu Zhou foi ao Q3 no Canadá e pode se preparar ainda melhor na Inglaterra (Foto: Alfa Romeo)

“Era uma questão também de margens… Em pistas como Mônaco, Baku e Montreal, onde você está sempre perto do muro, queríamos nos certificar que, se tivéssemos algum dano na sexta-feira, não teríamos consequências no restante do fim de semana”, explicou.

Pujolar ainda avaliou as expectativas gerais para a Alfa Romeo no GP da Inglaterra. Inclusive, com bastante otimismo.

LEIA MAIS
+ Hamilton responde fala racista de Nelson Piquet: “Mentalidades arcaicas têm de mudar”

+ F1 e Mercedes condenam uso de termo racista por Nelson Piquet para se referir a Hamilton

“Creio que brigar no topo do pelotão intermediário é uma expectativa real, mas temos de ver. Não sei se algumas equipes irão com atualizações para Silverstone, mas, até aqui, diria que fomos bem consistentes e todas as pistas – tipos diferentes de traçados e eficiência aerodinâmica”, falou.

“Nas próximas corridas, queremos brigar no topo com Alpine e McLaren e ver se marcamos mais pontos e pontos com os dois pilotos. É nossa meta. Estamos em posição de ir ao Q3 com ambos os carros e, se isso acontecer, podemos ter corridas sólidas primeiramente na comparação com a Alpine”, finalizou.

A Fórmula 1 volta no próximo fim de semana, entre os dias 1 e 3 de julho, em Silverstone, com o GP da Inglaterra.

VAGAS DA FÓRMULA 1 2023 ESTÃO NO FIM, MAS VETTEL TEM A DELE. POR ENQUANTO
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.