AlphaTauri aponta falha no ERS como causa de incêndio em carro de Gasly no Bahrein
AlphaTauri entende que o ERS - motor de recuperação de energia - foi provável causador do incêndio na parte traseira do carro. Troca do componente está em avaliação
O carro de Pierre Gasly foi o primeiro a apresentar um problema na temporada 2022 da Fórmula 1. Na volta 46 do GP do Bahrein, o motor da AlphaTauri #10 teve uma pane e, quando o francês encostou o bólido na pista, um incêndio começou a arder na traseira da AT03. Ao término da corrida, a equipe avaliou que um problema no motor de recuperação de energia (ERS) foi a provável causa das chamas na parte traseira que causaram o abandono.
As irmãs Red Bull e AlphaTauri passaram por momentos complicados no GP do Bahrein. Os carros de Max Verstappen e Sergio Pérez apresentaram falhas no sistema de combustível que geraram o abandono de ambos nas voltas finais. Antes disso, entretanto, foi a AlphaTauri de Gasly já havia apresentado a falha no motor e promoveu a entrada do único safety-car no Bahrein.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Depois da corrida, o piloto francês afirmou que o carro simplesmente parou de funcionar sem nenhum aviso prévio. “Literalmente, eu não fui informado, o que é muito estranho”, revelou em entrevista à revista inglesa Autosport.
Com o chamuscado AlphaTauri de volta à garagem, o corpo técnico da equipe inspecionou o carro e, segundo o diretor-técnico, Jody Egginton, um problema no motor de recuperação de energia (ERS) pode ser o motivo que fez o motor apagar. “Foi uma falha instantânea, uma perda total de energia. No momento, está potencialmente relacionado à bateria, não sabemos exatamente”, apontou.
“Ainda estamos investigando. Temos que encontrar a falha primeiro, mas, provavelmente, teremos que trocar um elemento da unidade de potência”, acrescentou.
A outra preocupação dos mecânicos é com os danos causados pelo incêndio, que podem promover algumas trocas em elementos posicionados na parte de trás do carro. “Ainda estamos avaliando, mas, no mínimo, a suspensão traseira e muita fiação serão novas, pois a carenagem foi chamuscada”, afirmou Egginton.

“Vamos avaliar a bateria e o sistema de recuperação de energia, porque há muito material de extintor de incêndio no carro. Na pior das hipóteses, é um elemento da unidade de potência e um do chassi, mas no momento é muito cedo para dizer”, declarou.
Caso seja um dano no ERS, a AlphaTauri estará diante de uma grande complicação: caso seja necessária uma troca no elemento, a equipe terá que fazer a primeira substituição de duas permitidas em regulamento logo na segunda das 21 corridas confirmadas para a temporada.
O GP da Arábia Saudita acontece neste domingo (27), a partir das 14h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.
Leia também
+Mercedes sai no lucro com pódio no Bahrein, mas até quando? Jornalistas debatem
+Sainz precisa se acostumar com palcos grandes para ser mais competitivo, diz Gabriel Carvalho
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube