AlphaTauri aposta em “progresso” para 2024, mas afirma que temporada “não será fácil”

Depois de melhorar no final de 2023, a AlphaTauri terminou o campeonato da Fórmula 1 apenas na oitava colocação. Para a próxima temporada, a equipe espera uma evolução mais consistente, mas não descarta novas dificuldades

A AlphaTauri começou a última temporada em um ritmo muito abaixo de anos anteriores. Nas etapas finais, porém, parece ter se encontrado e acumulou bons resultados, conseguindo se encaixar na metade do pelotão e pontuando quando foi possível — como nas etapas do México e de Abu Dhabi. Para 2024, o time espera recuperar o terreno perdido ao longo do campeonato passado.

A melhoria da escuderia começou quando a AlphaTauri se aproximou na aliança com a irmã Red Bull. Mudanças aerodinâmicas e a alteração da suspensão traseira fizeram o time evoluir a partir do GP de Singapura, já na reta final do certame. Mesmo assim, conseguiu apenas a oitava colocação no Mundial de Construtores.

Para 2024, o diretor-técnico Jody Egginton espera aumentar ainda mais a parceria com a Red Bull para conseguir evoluir o bólido em relação ao que teve durante boa parte da temporada passada.

“Queremos manter essa trajetória de progresso que tivemos na segunda metade do ano. O objetivo é alcançar algo similar ao que tivemos em 2020 e 2021. Já estivemos lá antes, conseguimos, só precisamos de um inverno sólido. Então, nossa temporada pode ser um pouco… não será fácil, nunca é fácil, mas um pouco mais evoluída. E poderemos desenvolver o carro de forma mais estruturada”, afirmou ao site Autosport.

Yuki Tsunoda em ação durante o GP de Abu Dhabi (Foto: Red Bull Content Pool)

“No ano passado, todo mundo da equipe estava tentando tiver tudo do carro da forma mais rápida possível, que é o necessário na Fórmula 1. Queremos fazer isso de forma equilibrada e consistente. Se o carro for melhor logo de cara, no início da temporada, podemos refinar o que queremos fazer e vai ser uma boa medição do progresso que estamos fazendo”, completou.

Depois de muitas mudanças em 2023, a AlphaTauri definiu Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo para a temporada 2024. O japonês segue para seu quarto ano consecutivo com o time, enquanto o australiano voltou para a equipe que o projetou na F1 e que defendeu entre 2012 e 2013.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro de 2024, com os testes coletivos da pré-temporada, no Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.