A temporada 2022 trará algo totalmente novo para a Fórmula 1: uma realidade com carros muito diferentes dos atuais, com uma série de padrões estabelecidos para conter gastos e tudo projetado sob a realidade do teto orçamentário. De acordo com o chefe da AlphaTauri, Franz Tost, porém, os engenheiros responsáveis pelo novo carro não param de encontrar novidades.
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Com a ideia voltada a proteger o lado financeiro do negócio, a Fórmula 1 acabou criando um conjunto de regras que impossibilitam grandes diferenças de conceitos em certas áreas dos carros. Segundo Tost, as distinções serão em partes de mais difícil observação a olho nu.
“O departamento de aerodinâmica está trabalhando muito duro neste assunto. Claro que estão encontrando algo novo a cada semana”, afirmou.
“O quão semelhante os carros vão parecer [visualmente], eu não sei, mas tenho certeza que todos serão parecidos, porque as regras não permitem soluções muito diferentes. [As diferenças] estão mais nos detalhes. Não vai ser a aparência do carro [que vai diferenciar as equipes], mas os detalhes do assoalho, o difusor, as partes aerodinâmicas”, explicou.
“O trabalho que o pessoal da aerodinâmica está fazendo agora é o de experimentar no túnel de vento e no CFD [dinâmica de fluido computadorizado, na sigla em inglês]. Depois, veremos onde vamos terminar”, seguiu.
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O chefe da AlphaTauri mostrou que não é grande fã da padronização das coisas.
“São muitos engenheiros espertos estudando as regras, é completamente novo para todo mundo. Não ficaria surpreso se os engenheiros não encontrarem uma brecha. Só espero que sejam os nossos [que encontrem]”, finalizou.
A Fórmula 1 volta neste fim de semana, na Bélgica, direto de Spa-Francorchamps.