Alpine alfineta segurança em Miami e diz que punição a Alonso “é difícil de aceitar”

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (11), o diretor-executivo da Alpine, Laurent Rossi, criticou procedimentos do GP de Miami

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O GP de Miami foi bastante atribulado para a Alpine. Com um sábado complicado e sem largar em posição de pontos no domingo, mesmo assim conseguiu cruzar a bandeira quadriculada com os dois pilotos no top-10. Foi uma realidade que mudou em seguida, após punição dada a Fernando Alonso nas horas posteriores da prova. Sobrou somente Esteban Ocon, apesar do acidente no que se envolveu no último treino livre. Nesta quarta-feira (11), em comunicado, a equipe fez algumas críticas aos acontecimentos do sul da Flórida.

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O diretor-executivo Laurent Rossi assinou o documento em questão. Nele, Rossi lamenta o fato de Ocon não ter participado da classificação após a batida que sofreu no TL3, quando sofreu impacto de 51G após o contato com o muro da curva 14. O piloto francês reclamou do fato de não haver uma barreira de absorção de impacto naquele ponto do traçado, onde Carlos Sainz já se acidentara no dia anterior. A Alpine concordou: não havia as medidas de segurança devidas.

“O fim de semana do GP de Miami não decepcionou e foi uma ótima experiência num evento novo e com atmosfera tão vibrante. Foi igualmente legal ter uma corrida que foi ao encontro das nossas expectativas e, numa perspectiva de equipe, foi satisfatório ter os dois carros terminando no top-10 no momento da chegada depois de sairmos comprometidos da classificação por vários motivos”, disse.

Esteban Ocon bateu Alpine no TL3 do GP de Miami (Foto: Reprodução F1)

“Estes cenários moldaram nosso fim de semana: Esteban infelizmente ficou fora da classificação, apesar de que, com medidas suficientes de segurança, é provável que o carro tivesse ficado ok, enquanto Fernando pegou tráfego na última volta [do Q2]”, seguiu.

Já Alonso sofreu duas punições. Uma delas ainda durante a corrida após causar a colisão com Pierre Gasly, na qual assumiu culpa. O que a Alpine não gostou foi da segunda punição de 5s, dada algumas horas depois do fim da corrida, pelo bicampeão ter levado vantagem indevida ao cortar uma curva enquanto perseguia Valtteri Bottas.

“Uma punição pós-corrida decepcionante para Fernando por ter saído da pista e ganhado vantagem significa que nossos seis pontos no momento da bandeira quadriculada viraram quatro pontos e custaram a pontuação com os dois pilotos. Essa é certamente difícil de aceitar, uma vez que Fernando devolveu tempo durante a volta e não nos mostraram qualquer evidência para esclarecer esta situação em particular antes da penalidade ser dada”, avaliou.

“Tivesse oportunidade de ter explicado, estamos confiantes que Fernando teria mantido o nono lugar. Vamos trabalhar novamente no próximo fim de semana, na Espanha, e estamos determinados a trabalhar de maneira mais esperta e justa para potencializar nosso pacote”, finalizou.

Alonso cruzou a bandeira quadriculada na oitava colocação, mas, com a punição inicial, já sabia que terminava oficialmente em nono, atrás justamente de Ocon. Com a segunda punição, foi para trás também de Alexander Albon e Lance Stroll, em 11º e sem ponto.

A Fórmula 1 volta em Barcelona, no fim de semana dos dias 20-22 de maio, com o GP da Espanha.

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