Alpine planeja decisão sobre futuro de Alonso em julho e coloca Piastri na briga

O chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafnauer, afirmou que vai começar a pensar na sua futura dupla de pilotos a partir do GP da Inglaterra. Ele falou ainda sobre os rumores de uma eventual ida de Oscar Piastri para a Williams ainda este ano e admitiu que seria bom para o australiano obter quilometragem na F1

Por mais que carregue o título de bicampeão da Fórmula 1 e se sinta em plena forma aos quase 41 anos de idade, Fernando Alonso parece não ter a vaga na Alpine garantida para o próximo ano. Oscar Piastri, piloto reserva da equipe francesa, tem sido especulado para o lugar do espanhol em 2023, e Otmar Szafnauer admitiu que o time deve decidir sobre sua futura dupla de pilotos a partir do GP da Inglaterra, décima etapa da temporada 2022, que acontece em julho.

Ao contrário do companheiro Esteban Ocon, que tem contrato com a Alpine até o final de 2024, Alonso tem permanência garantida até o final deste ano. Os resultados conquistados até aqui também não estão favorecendo o veterano: são apenas 2 pontos contra 24 do francês, por mais que demonstre um ritmo muito forte nas classificações.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fernando Alonso não consegue sair da maré de azar na temporada 2022 da F1 (Foto: Alpine)

“Ainda não pensamos nisso porque é um pouco cedo”, disse Szafnauer ao ser questionado pela revista Autosport. “Mas provavelmente em Silverstone estaremos falando sobre isso”, afirmou.

Piastri, que além de reserva na F1 também é membro da Academia de Pilotos da Alpine, vem de uma sequência de títulos conquistados na Fórmula Renault, F3 e F2. Caso não seja promovido ao posto de titular, o destino do australiano na principal categoria do automobilismo pode ser a Williams. Piastri seria emprestado aos ingleses para correr no lugar de Nicholas Latifi — e há boatos de que a troca poderia ocorrer ainda este ano.

Sem confirmar os rumores sobre a Williams, Szafnauer reconheceu que seria bom para o jovem obter quilometragem na F1. “Ainda não considerei isso profundamente. Não sei o que está acontecendo na Williams, mas ouvi os rumores.”

“No passado, quando a McLaren veio até nós e perguntou ‘Ei, podemos usá-lo [Piastri] como piloto reserva?’, dissemos sim. A razão para isso é que quanto mais tempo no carro ele tiver em vez de ficar parado, melhor. Então, teríamos essa estratégia em mente. Mas quanto ao que está acontecendo na Williams, não sei”, finalizou o chefe da Alpine.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.