Alpine vê “mérito” em pódio de Ocon e nega carro especial para GP de Mônaco

Diretor-esportivo da Alpine, Alan Permane afirmou que o carro com que Esteban Ocon subiu ao pódio não foi preparado especialmente para o GP de Mônaco. Dirigente acredita que a equipe poderá repetir a boa performance na Espanha

Diretor-esportivo da Alpine, Alan Permane afirmou que a equipe não contou com um A523 “especial para Mônaco”. Dirigente se mostrou confiante na capacidade de repetir a mesma boa atuação em outras pistas na temporada 2023 da Fórmula 1.

Em Monte Carlo, Esteban Ocon garantiu o terceiro posto no grid de largada e conseguiu subir no pódio, atrás de Max Verstappen e Fernando Alonso, respectivamente. Pierre Gasly, por sua vez, foi sétimo na classificação e também na corrida.

Esteban Ocon foi ao pódio com a Alpiner (Foto: Alpine)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Questionado sobre o que esperava do GP da Espanha, Permane apostou que o carro da Alpine será igualmente competitivo: “Mais do mesmo, sinceramente”.

“Este não é um carro especial para Mônaco. É só que, com as atualizações que programamos para Ímola e outras para cá, o carro está funcionando bem”, avaliou. “Esperava totalmente estar diante da Mercedes e estar com a Ferrari na próxima corrida. Acho que Max está muito longe e quando Checo [Sergio Pérez] está em seu dia, ele também estará. E Fernando será muito difícil, mas não vejo motivo para não disputarmos com Mercedes e Ferrari, como fizemos aqui e em Miami”, recordou.

“No fim, eles foram mais rápidos do que nós [em Miami], mas nós ainda estamos disputando com eles”, sublinhou.

O dirigente reconheceu, porém, que a boa performance exibida em Mônaco foi uma surpresa para a equipe.

“Sinceramente, não esperava. Se olharmos para os últimos circuitos de rua de baixa velocidade, com curvas de baixa velocidade, Baku foi um pesadelo. Começamos no contrapé e não queremos arrastar isso de volta, mas sabíamos que o carro era decente”, comentou. “Ele funcionou bem em Miami, funcionou razoavelmente em Jedá, funcionou bem em Miami, então sabíamos que tínhamos uma chance aqui”, relatou.

“Não acho que estivéssemos esperando um pódio. Nós, com certeza, estávamos buscando um pódio depois da classificação”, apontou.

Permane avaliou, ainda, que o pódio de Ocon em Mônaco foi resultado do crescimento do carro ao longo de todo o fim de semana, ainda que tenham aproveitado uma punição a Charles Leclerc para largar uma posição à frente.

“Começamos com um carro razoável na manhã de sexta-feira e, honestamente, foi um daqueles fins de semana em que tudo que fizemos, partindo do feedback dele, só melhorou um pouco”, declarou. “E, obviamente, tivemos uma classificação fantástica e isso ajudou a partir daí. Um pouco de ajuda da Ferrari, claro, mas foi um resultado completamente por mérito”, defendeu.

Perguntado se o GP da Espanha vai permitir uma melhor avaliação das atualizações preparadas pela Alpine, Permane respondeu: “Mônaco é, obviamente, uma pista atípica e, apesar de estarmos felizes pelo que fizemos aqui, esperamos ir bem em Barcelona, e isso nos dará um entendimento melhor do carro”.

“Temos outra pequena atualização preparada para lá, como teremos na maioria das pistas, então isso vai continuar e poderemos medir com um pouquinho mais de precisão onde o carro está”, afirmou.

O dirigente afirmou, também, que não considera que a Alpine tenha um carro irregular na temporada 2023 da Fórmula 1.

“Não acho que isso seja verdade. Estamos aprendendo sobre ele toda semana. Certamente, não era um carro fácil no Bahrein — não temos um teste fácil ou nenhuma corrida fácil”, observou. “Não sinto que ele seja errático. A única [corrida] errática foi Baku, onde tivemos um fim de semana horrível, mas parece que estamos aprendendo e entendendo mais sobre ele o tempo todo, especialmente aqui”, continuou.

“Não só em termos de equilíbrio, mas em termos de pilotagem, estamos trabalhando com isso, afinando isso e os pilotos estão felizes com o progresso que foi feito. Para mim, acho que estamos fazendo progresso isso”, comentou.

Por fim, Permanece reconheceu que o pódio chegou em um momento oportuno, já que Laurent Rossi, diretor-executivo da Alpine, criticou recentemente o desempenho do time.

Baku foi muito difícil e acho que disse depois da corrida o quanto ela tinha sido difícil. Levantamos as mãos, assumimos que erramos e não fizemos um trabalho muito bom, mas somos uma equipe forte e mostramos em Miami que podíamos reagir, mostramos aqui que podemos ser fortes”, replicou. “Vamos para Barcelona com a cabeça erguida para tentar fazer a mesma coisa”, encerrou.

Fórmula 1 volta já no fim de semana, entre os dias 2 e 4 de junho, com o GP da Espanha, em Barcelona, sétima etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.