Alpine promove mudanças internas e sonda até homem forte da Suzuki na MotoGP

Alpine mira a contratação de Davide Brivio como novo chefe de equipe. Italiano é homem forte da Suzuki e fez Joan Mir campeão da última temporada da MotoGP

A Alpine tem grandes ambições para a temporada 2021 da Fórmula 1. No primeiro campeonato após a mudança de nomenclatura, a antiga Renault sonda a contratação de Davide Brivio, chefe de equipe da Suzuki na MotoGP.

A especulação da chegada do homem de força da montadora japonesa não significa a saída do francês Cyril Abiteboul. Segundo reportagem da revista Autosport, o inglês pode passar a ocupar um cargo sênior dentro da organização.

A sondagem por Brivio é apenas um dos diversos movimentos da reestruturação interna do grupo Renault, iniciada em 2020 após Luca de Meo assumir o posto de diretor-executivo, afirmando a presença dos franceses na Fórmula 1 e a mudança de nome.

Davide Brivio é o homem forte da Suzuki. (Foto: Suzuki)


Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Abiteboul está na Renault desde 2015 e é chefe de equipe da Fórmula 1 desde 2016. Um dos responsáveis pela transição da Alpine, chegou a comentar em setembro de 2020 sobre a permanência na Fórmula 1.

“A situação exata é que fui chamado pelo diretor-executivo Luca de Meo para assumir a missão extra de estruturar a Alpine enquanto marca, mas não apenas neste lado: também no âmbito da estratégia de produção e qual o modelo de negócios [a ser adotado] dentro de um contexto do Grupo Renault mudando agressivamente sua organização, além da estratégia geral”, comentou no ano passado.

Davide Brivio e Luca de Meo têm histórico juntos. O italiano foi chefe de equipe da Yamaha na MotoGP entre 2007 e 2010, época em que a fábrica era patrocinada pela Fiat, que tinha Meo como diretor de marketing.

Na Suzuki desde 2015, Brivio ajudou a Suzuki a conquistar o primeiro título de pilotos em 20 anos, que veio nas mãos do espanhol Joan Mir em 2020. A temporada também marcou a conquista do Mundial de Equipes.

Para 2021, a Alpine trouxe o bicampeão mundial Fernando Alonso, que retorna ao grid da Fórmula 1 após quase três anos de ausência. Ele será parceiro do francês Esteban Ocon, que conquistou o primeiro pódio da carreira no GP de Sakhir.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube