Ex-engenheira de Ferrari e Williams, Antonia Terzi morre após acidente na Inglaterra

Antonia Terzi foi a aerodinamicista que projetou o chamado ‘bico morsa’, ou ‘bico tubarão martelo’ do Williams-BMW FW26 na primeira parte da temporada de 2004. A italiana tinha 50 anos e morreu neste fim de semana

David Vidales quase decola e acerta Dino Beganovic. Os dois pilotos, da Prema, abandonaram em Monza (Vídeo: FRECA)

Morreu Antonia Terzi, ex-engenheira aerodinamicista com passagens pela Ferrari e pela Williams na Fórmula 1. Segundo a revista britânica Autosport, a italiana, que tinha 50 anos, foi vítima de acidente de carro em uma rodovia na Inglaterra no último domingo (31). Antonia se preparava para uma transição de vida com a mudança para Canberra, na Austrália, onde lecionaria na Australian National University.

Nascida em San Felice, Antonia estudou na Itália, com mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade de Modena, e PhD em engenharia, focada em aerodinâmica, na Exeter University, na Inglaterra. Logo depois, começou sua jornada na Fórmula 1 com a Ferrari e trabalhou ao lado de Rory Byrne.

Em 2001, Antonia foi contratada pela Williams e tornou-se chefe de aerodinâmica, trabalhando principalmente ao lado de Patrick Head e do chefe de projeto Gavin Fisher. No momento em que a equipe vivia em ascensão e caminhava ao lado da parceira BMW, Terzi foi uma das primeiras mulheres com protagonismo em uma função de departamento técnico da Fórmula 1.

ANTONIA TERZI; WILLIAMS;
Antonia Terzi fez carreira na F1 no começo dos anos 2000 (Foto: Twitter/Reprodução)

WEB STORIES
+Randy Lanier: quem é o ex-piloto e ex-traficante retratado em série da Netflix

Antonia foi a responsável também por boa parte do projeto do FW25, com o qual a Williams venceu quatro corridas e obteve quatro poles em 2003. Mas a criação mais famosa de Terzi foi o ‘bico morsa’, ou ‘bico tubarão martelo’ que chamou a atenção no Williams FW26 para a temporada 2004. Na pista, contudo, os resultados do que se mostrava uma inovação aerodinâmica não foram como o esperado, e a equipe reverteu para um bico convencional na sequência daquele campeonato.

Ao fim de 2004, Terzi deixou a Williams e iniciou um novo trabalho na indústria automobilística como chefe de aerodinâmica da montadora Bentley.

Recentemente, Antonia Terzi desenvolveu sua carreira em trabalhos acadêmicos., atuou como professora assistente da Delft University of Technology, na Holanda. No ano passado, foi indicada para ser professora titular da Australian National University, em Canberra, mas teve de adiar os planos em razão da pandemia e da restrição de viagens imposta pelo governo australiano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

ANTONIA TERZI; FW26; WILLIAMS;
Antonia Terzi desenvolveu o inovador bico do Williams FW26 (Foto: BMW)

Com o relaxamento das restrições na Austrália, Antonia se preparava justamente para se mudar para a Oceania quando teve pela frente o acidente que lhe tirou a vida.

A polícia britânica investiga as causas da tragédia, enquanto sua irmã, Federica, que mora em Bruxelas e trabalha no Parlamento Europeu, chegou à Inglaterra para efetuar o reconhecimento do corpo e organizar o traslado para a Itália, onde Antonia Terzi será sepultada na cidade natal, San Felice.

ANDRETTI -SAUBER NA F1: AFINAL, O ACORDO SAI OU NÃO? | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.