Anúncios da Mercedes e AlphaTauri reduzem para quatro vagas no grid da Fórmula 1 2022

Oficialmente, resta à Fórmula 1 a definição das duplas da Williams e Aston Martin, além da segunda vaga na Alfa Romeo para que esteja completo o grid da temporada que vai marcar a revolução no regulamento técnico e a chegada de uma nova geração de carros em 2022

F1: O SHOW DE VERSTAPPEN NA HOLANDA E O ANÚNCIO DE BOTTAS NA ALFA ROMEO | PADDOCK GP 255

Logo nas primeiras horas de uma agitada manhã desta terça-feira (7), a Fórmula 1 viu o anúncio de duas equipes e a confirmação de três pilotos para a temporada 2022. Como já era esperado, George Russell foi oficializado pela Mercedes para ser o novo companheiro de equipe a partir do ano que vem, enquanto a AlphaTauri decidiu manter a dupla formada por Pierre Gasly e Yuki Tsunoda por mais um campeonato. Assim, restam somente quatro vagas a serem confirmadas, sendo que duas delas parecem ter endereço certo.

Williams e Aston Martin ainda não confirmaram suas respectivas duplas para a próxima temporada. Na escuderia de Grove, no entanto, Nicholas Latifi tem a permanência encaminhada. Prestigiado dentro do time chefiado por Jost Capito e dono de boas atuações recentes, o canadense também tem um importante trunfo, já que traz fortes patrocínios oriundos da empresa do pai, o iraniano Michael Latifi.

LEIA TAMBÉM
+Mercedes finalmente anuncia Russell como companheiro de Hamilton a partir da F1 2022
+AlphaTauri mantém dupla e confirma Gasly e Tsunoda para temporada 2022 da Fórmula 1
+Alfa Romeo confirma troca finlandesa e coloca Bottas na vaga de Räikkönen na F1 2022

YUKI TSUNODA; PIERRE GASLY; ALPHATAURI;
A AlphaTauri manteve Yuki Tsunoda ao lado de Pierre Gasly para 2022 (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A grande dúvida na Williams diz respeito ao substituto de George Russell. No momento, os bastidores do paddock da Fórmula 1 apontam Nyck de Vries, novo campeão da Fórmula E, como favorito à vaga. O holandês também é ligado à Mercedes, fornecedora de motores da Williams.

Em teoria, De Vries concorre à vaga com Alexander Albon, mas Toto Wolff, chefe da Mercedes, impôs uma condição para que o anglo-tailandês possa correr em uma equipe cliente da marca alemã: que o piloto se desvincule da Red Bull. Por isso, Nyck desponta como favorito a ocupar o lugar deixado por Russell.

O acidente de Sainz no treino livre 3 da Holanda (Vídeo: F1)

Quanto à Aston Martin, quem tem lugar cativo é Lance Stroll, filho do dono da equipe, o canadense Lawrence Stroll. Também é esperado que Sebastian Vettel renove seu contrato com o time baseado em Silverstone, restando, portanto, apenas o anúncio oficial da permanência do tetracampeão mundial.

A segunda vaga na Alfa Romeo, que na última segunda-feira confirmou a contratação de Valtteri Bottas para um contrato plurianual, desponta neste momento como a maior incógnita. De Vries e Albon são dois nomes cotados para correr pela equipe suíça, mas até mesmo o jovem francês

Théo Pourchaire, de apenas 18 anos, revelação da Fórmula 2 e piloto membro da Academia da Sauber, também é cotado no paddock. Outro nome que tem chances de aparecer com força é o de Guanyu Zhou. O chinês, vice-líder da Fórmula 2 — atrás do australiano Oscar Piastri —, deixou claro que tem como grande objetivo garantir um lugar no grid da F1 no ano que vem, em que pese o número cada vez mais reduzido de opções.

Vettel ainda não foi oficializado pela Aston Martin para 2022 (Foto: Aston Martin)

A Haas, com os bastidores em ebulição em razão da relação cada vez mais conturbada entre Nikita Mazepin e Mick Schumacher, ainda não oficializou sua dupla, mas tende a manter os dois pilotos por mais uma temporada. O russo é o piloto que paga a conta, enquanto Schumacher é membro prestigiado da Academia de Pilotos da Ferrari, que é parceira técnica da Haas desde sua entrada no Mundial de Fórmula 1.

Eis o grid até agora para a temporada 2022 da Fórmula 1
(* pendente de oficialização)

V BOTTASAlfa Romeo Ferrari
Alfa Romeo Ferrari
P GASLYAlphaTauri Honda
Y TSUNODAAlphaTauri Honda
F ALONSOAlpine Renault
E OCONAlpine Renault
L STROLL*Aston Martin Mercedes
Aston Martin Mercedes
C LECLERCFerrari
C SAINZ JRFerrari
N MAZEPIN*Haas Ferrari
M SCHUMACHER*Haas Ferrari
L NORRISMcLaren Mercedes
D RICCIARDOMcLaren Mercedes
L HAMILTONMercedes
G RUSSELLMercedes
M VERSTAPPENRed Bull Honda
S PÉREZRed Bull Honda
Williams Mercedes
Williams Mercedes
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.