Após problema na vela, Ferrari contrata especialista em metais para departamento de controle de qualidade

A Ferrari não vai deixar barato que o campeonato tenha sido jogado fora de vez por uma peça barata. Depois do abandono de Sebastian Vettel por conta de falha na vela do motor no GP do Japão, a escuderia italiana contratou María Mendoza, que será uma das responsáveis pelo departamento de controle de qualidade em Maranello

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Após um trio de corridas asiáticas que praticamente aniquilou as chances de Sebastian Vettel conquistar o pentacampeonato mundial da F1 em 2017, a Ferrari precisou agir para evitar que novos problemas de confiabilidade apareçam nas etapas finais do campeonato. E a primeira ação foi apontar alguém especificamente para tomar conta dos componentes adquiridos pela equipe. A escolhida foi Maria Mendoza, que agora fica responsável pela controle de qualidade da Ferrari.

 
Depois da batida em Singapura e um GP da Malásia onde tanto Vettel quanto Kimi Räikkönen tiveram problemas no motor, foi uma questão na vela que forçou o alemão a abandonar ainda nas primeiras voltas no Japão. As velas de motor são componentes terceirizados e que custam apenas algumas dezenas de euros.
 
'Foi uma bobagem técnica que teve um impacto em um carro que custou milhões de euros. É um problema que nós ignoramos durante algum tempo porque nunca teve muita importância", reclamou ainda no fim de Suzuka o presidente Sergio Marchionne. "Todo mundo viu o que aconteceu. Você vê algum erro do time? O carro é bom, se não fosse pelos componentes que nos custaram", completou o chefe Maurizio Arrivabene. 
 
"Precisamos agora renovar nosso compromisso com a qualidade dos componentes que usamos na F1. Em pelo menos três ocasiões teve um impacto devastador na performance na escuderia. Vamos consertar", prometeu Marchionne.
Sebastian Vettel após o abandono no Japão (Foto: AFP)
Dias após a promessa, Marchionne resolveu remanejar Mendoza, que é especialista em metais e componentes químicos. María Mendoza já trabalhava no Grupo Fiat-Chrysler – dono da Ferrari – há cinco anos, onde comandou uma equipe de controle de qualidade composta por 25 pessoas responsável pela análise das peças vindas da Ásia para a Fiat. Agora, torna-se parte da F1.
 
Apesar dos esforços, o campeonato está quase perdido para Vettel, que tem uma desvantagem de 59 pontos para Lewis Hamilton num universo em que 100 tentos ainda estão em disputa. Hamilton não precisa sequer voltar ao pódio na temporada para confirmar o título.
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