Aston Martin compara Honda com Mercedes e se diz “impressionada” com trabalho para 2026

CEO e chefe de equipe da Aston Martin, Andy Cowell elogiou a Honda por todo o trabalho que vem sendo feito no desenvolvimento das unidades de potência para o novo regulamento da Fórmula 1

Com grande conhecimento na área de desenvolvimento de motores para a Fórmula 1, Andy Cowell se disse “impressionado” com o trabalho que está sendo realizado na fábrica da Honda com foco na temporada 2026. O atual CEO e chefe de equipe da Aston Martin ainda comparou o equipamento da montadora japonesa com o da Mercedes, time para o qual trabalhou entre 2013 e 2020.

A categoria principal do automobilismo se aproxima a cada dia mais de um novo conjunto de regras, que entra em vigor a partir do próximo ano. Como resultado, espera-se que a ordem de forças do grid sofra uma grande mudança, já que algumas escuderias podem interpretar melhor as normas e, desta forma, despontar como favoritas durante os primeiros meses. E essa é exatamente a aposta do time de Lawrence Stroll, que tem investido pesado na estrutura organizacional e no corpo técnico.

Além da fábrica de última geração inaugurada em 2023, em Silverstone, do próprio túnel de vento e da contratação de Adrian Newey, por exemplo, os esmeraldinos fecharam um acordo de fornecimento de unidades de potência com a Honda, que teve uma participação extremamente importante nos títulos conquistados por Max Verstappen com a Red Bull. E embora Tetsushi Kakuda, diretor da fabricante, tenha admitido um pequeno atraso nas atividades, Cowell mostrou confiança no trabalho.

“Quando olhamos para o número de vitórias que conquistaram, o número de campeonatos que ganharam nos últimos anos, vemos que a Honda é extremamente capaz. A unidade de potência da Honda venceu mais do que a da Mercedes nos últimos anos, então, meus parabéns a eles”, disse em entrevista ao site Motorsport Week.

Honda será fornecedora de motores da Aston Martin a partir de 2026 (Foto: Reuters)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

“Visitei a fábrica [da Honda]. Estou completamente impressionado com o grupo de pessoas, com sua ambição, sua criatividade, seu empenho, seu senso de humor, as instalações que eles têm. É muito, muito impressionante”, elogiou. “Então, estou ciente da jornada pela qual estão atravessando, por isso posso ter empatia e, portanto, apoiá-los no que estão fazendo. E posso ajudar a garantir que a equipe de engenheiros em Silverstone trabalhe em perfeita harmonia com a equipe de engenheiros em Sakura, e estou aprendendo mais dia após dia sobre o ambiente de criação de um carro de corrida”, acrescentou.

Na década passada, Cowell acumulou muita experiência na área de motores após ter trabalhado como diretor-executivo na Mercedes AMG High Performance Powertrains durante oito anos — exatamente no período em que o time comandado por Toto Wolff dominou a era híbrida e virou a maior potência da F1. Agora, o engenheiro quer se colocar à disposição da Honda para ajudar no que for necessário.

“Acho que, combinado com minha experiência com as unidades de potência, espero que possamos juntar bem as equipes e explicar, a partir da perspectiva de cada um, o que está passando pela cabeça deles quando um engenheiro de motores diz: ‘sim, mas e isso aqui?’. Consigo entender e explicar tudo”, exemplificou. “E, como um coletivo, estamos buscando criar um carro de corrida realmente eficiente, tanto aerodinamicamente quanto na unidade de potência”, concluiu o chefe da Aston Martin.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.