Aston Martin elogia “alto nível” de Alonso e Stroll e culpa carro por “frustrante” 2024
Chefe da Aston Martin, Mike Krack isentou dupla de responsabilidade por pontuação baixa em 2024 e declarou que equipe está no "caminho certo"
Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin, elogiou o desempenho de Fernando Alonso e Lance Stroll na temporada 2024 da Fórmula 1, apesar dos resultados apagados depois de 14 corridas. Para o dirigente, a pontuação abaixo do esperado no campeonato é reflexo do carro e não da pilotagem da dupla.
O AMR24 não nasceu como o antecessor, o AMR23, que foi responsável por vários pódios no início do campeonato passado. Ao todo, Alonso conquistou troféus em nove corridas em 2023 — Stroll não ficou entre os três primeiros no último ano. Em 2024, a Aston Martin sequer esboçou qualquer coisa que pudesse indicar a repetição deste cenário.
“Tanto Lance quanto Fernando estão pilotando um carro difícil de maneira excelente nesta temporada. Temos dois pilotos de alto nível. O que precisamos é dar um carro melhor, o que faremos, pois somos uma equipe de nível mundial. Se dermos as ferramentas certas, nossa dupla chegará lá”, declarou o chefe da Aston Martin.
“Estamos passando por alguns meses frustrantes e, de vez enquanto, Lance e Fernando expressam as lamentações. Isso não me importa, mas temos de protegê-los. São esportistas de elite, mas também seres humanos. Saem do carro depois de uma prova, cheios de adrenalina, sentem calor e estão exaustos, porém, o microfone sempre está ali. Pilotos estão expostos e nosso trabalho é estar à frente deles”, completou Krack.
A Aston Martin ocupa a mesma quinta posição que terminou em 2023, mas, nesse momento, não existe a menor expectativa do time de Silverstone alcançar os concorrentes entre os quatro primeiros — mais fácil é sair do top-5. São 73 pontos anotados, 197 atrás da Mercedes, que vêm logo à frente, e 39 a mais do que a RB, que está atrás.
Por mais que o panorama da Aston Martin indique um restante de 2024 no pelotão intermediário, Krack sugere que a equipe está na direção certa e não contém a expectativa pelo retorno da Fórmula 1 para, quem sabe, demonstrar a virada de chave.
“Desejo que chegue a segunda metade da temporada. Estou orgulhoso da equipe pela concentração e determinação que estão mostrando. Estamos animados. Todo mundo está fazendo o melhor, seja na confiabilidade, no desenvolvimento aerodinâmico, na velocidade da produção ou na cadeia de suprimentos, que nos entrega novas peças. Todos os parâmetros, exceto os pontos do campeonato, indicam que estamos na direção correta. Confio que vamos por uma boa jornada”, encerrou o dirigente da Aston Martin.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Piastri oscila, mas cresce antes das férias da F1. Próximo passo é ser #1 da McLaren