Aston Martin “não vai se desculpar” por força na classificação, mas mira corridas

Diretor de desempenho da Aston Martin, Tom McCullough, afirmou que a força renovada do AMR24 na classificação é fruto de tentativas de melhorar ritmo de corrida

A temporada 2024 da Fórmula 1 mostrou, nesta primeira sequência, algumas diferenças no que diz respeito à ordem de forças do grid. A Aston Martin, por exemplo, não veio com tanta força nas corridas como no começo de 2023, mas se mostrou melhor em ritmo de classificação. De acordo com a equipe, característica um tanto quanto casual, mas da qual não irá se esconder.

Tom McCullough, diretor de desempenho da Aston Martin, não há qualquer motivo para mirar uma mudança naquilo que faz com que o carro seja bom em volta lançada. Mesmo assim, a briga maior do momento, assim como foi na concepção do AMR24, é melhorar em ritmo de corrida.

“Não dá para se desculpar por ser rápido demais na classificação, então a gente vai aceitar [a situação]”, afirmou.

“Tivemos os mesmos padrões a cada corrida. As margens na classificação são muito, muito pequenos entre várias equipes, mais que apenas as cinco maiores equipes. Tirar o máximo do carro, pneus, da compreensão geral certamente tem sido a nossa força neste ano. E, depois, a corrida”, falou.

Fernando Alonso tem 31 dos 40 pontos da Aston Martin na temporada (Foto: AFP)

“Estamos tentando tudo da nossa parte para preparar o carro, bem como correr da melhor maneira possível. Não estamos apenas acertando o carro para a classificação e ignorando a corrida. Os desenvolvimentos do carro, toda a compreensão de como otimizar o carro e os pneus é concentrada nisso. Algumas equipes fizeram um trabalho melhor que nós até o momento. Precisamos continuar trabalhando duro nisso”, expandiu.

Segundo o diretor, a força renovada de classificação é mais um produto das mudanças do carro do ano passado para este do que uma estratégia deliberada da Aston Martin.

“Pela fase de desenvolvimento, tivemos de tomar decisões fundamentais. Os pontos sempre vêm no domingo, então não criamos um carro para a classificação. Há alguns elementos que precisam ser fortes quando você desenvolve um carro. A eficiência do DRS também ajuda na classificação, e a classificação é importante. Você está em situação muito melhor se ficar de cara para o vento e sem pegar ar sujo de outros carros, perdendo downforce”, explicou.

“Muitas decisões que tomamos no ano passado e para o carro deste ano melhoraram as classificações, mas nossa concentração está na maneira como desenvolvemos o carro para ser rápido”, finalizou.

Após cinco corridas, a Aston Martin ocupa a quinta colocação no Mundial de Construtores, com 40 pontos. Destes, 31 são de Fernando Alonso.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

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