Aston Martin oficializa Drugovich como reserva e projeta estreia em TL1 de Abu Dhabi

Equipe britânica oficializou chegada de Felipe Drugovich como piloto de desenvolvimento e projeta estreia do brasileiro no treino livre 1 do GP de Abu Dhabi, em novembro

FELIPE DRUGOVICH É CAMPEÃO DA F2 #DrugoDay | Briefing

A Aston Martin oficializou a contratação do piloto brasileiro Felipe Drugovich. Em anúncio realizado na manhã desta segunda-feira (12), o time britânico confirmou que ele fará parte do recém-inaugurado programa de desenvolvimento da equipe, conforme antecipado pelo GRANDE PRÊMIO no último dia 7. E a esquadra já projetou a estreia do paranaense para o treino livre 1 do GP de Abu Dhabi, que acontece no dia 18 de novembro.

Felipe, de 22 anos, também guiará a Aston Martin no teste de jovens pilotos de Abu Dhabi, que acontece na semana posterior ao encerramento da temporada da Fórmula 1. A equipe também confirmou que em 2023, o piloto passará por um programa de testes extenso com o carro de 2021, além de participar de alguns finais de semana de corrida como reserva do time.

“Eu me tornar um membro do Programa de Desenvolvimento de Pilotos AMF1 é uma oportunidade fantástica para mim — e isso só soma no que já foi uma temporada 2022 extremamente agradável e bem sucedida”, disse Drugovich. “Vencer a Fórmula 2 é considerado há muito tempo o melhor ponto de partida para uma carreira na Fórmula 1, e ver o meu papel na AMF1 me dá todas as ferramentas para dar esse crucial próximo passo”, seguiu.

Felipe Drugovich junto de Lawrence Stroll (Foto: Divulgação/Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Drugovich conquistou o título da temporada 2022 da Fórmula 2 por antecipação no último fim de semana, em Monza. Apesar de abandonar a corrida sprint por conta de um acidente com Amaury Cordeel, o paranaense viu o rival Théo Pourchaire completar a prova apenas na 17ª colocação. O campeonato de Felipe teve cinco vitórias e outros quatro pódios.

“Para mim, 2023 será uma curva de aprendizado: vou trabalhar com uma equipe da Fórmula 1, mas a minha meta principal será aprender e me desenvolver como piloto”’, avisou. “Espero que isso me dê a oportunidade de correr na Fórmula 1 em um futuro próximo”, encerrou o brasileiro.

Para 2023, a Aston Martin já definiu a dupla titular de pilotos. O canadense Lance Stroll, filho do diretor-executivo Lawrence, será mantido e ganhará a companhia do espanhol bicampeão mundial Fernando Alonso, que chega da Alpine para substituir o alemão tetracampeão Sebastian Vettel, que deixará o esporte ao fim da temporada 2022 da Fórmula 1.

“Felipe mostrou um talento incrível, determinação e consistência para vencer a Fórmula 2 neste ano. Eu particularmente me recordo de suas fantásticas vitórias na corrida sprint e na corrida principal em Barcelona em maio, que foram muito impressionantes. Estamos muito contentes de ter ele como membro de nosso Programa de Desenvolvimento de Pilotos e estamos ansiosos para introduzi-lo como parte de nossa equipe em Abu Dhabi em novembro”, declarou o chefe de equipe Mike Crack.

Segundo a revista inglesa Autosport, a estreia de Felipe pela Aston Martin era esperada para acontecer no GP de São Paulo, em frente ao público local em Interlagos, mas como o fim de semana terá uma edição da sprint race, o que reduz o período de treinos livres no fim de semana, a ideia foi postergada para o encerramento do campeonato, em Abu Dhabi. Drugovich entrará no lugar de Lance Stroll.

F1 2022: VERGONHA NO GP DA ITÁLIA – VERSTAPPEN VENCE, LECLERC 2º | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.