Audiência de TV da F1 supera 1,5 bilhão em 2021. Abu Dhabi bate 100 mi de espectadores

A Fórmula 1 publicou os números de audiência da temporada 2021. A categoria registrou aumentos significativos nas mídias sociais e bateu 1,5 bilhão na TV

A Fórmula 1 divulgou nesta quinta-feira (17) os números de audiência da temporada 2021, que acompanhou a intensa batalha pelo título entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. O holandês conquistou a taça do mundo, encerrando uma hegemonia do heptacampeão que já durava desde 2017. A decisão, que aconteceu em Abu Dhabi, foi marcada por um final polêmico. Até por isso, segundo o relatório, a corrida derradeira do campeonato atraiu 108,7 milhões de espectadores, 29% a mais que a mesma etapa de 2020 – também foram os maiores números para uma prova durante toda a temporada.

Ainda, a audiência de TV acumulada de 2021 foi de 1,55 bilhão, um aumento de 4% em relação a 2020. O documento ainda falou sobre os números no Brasil. Embora os resultados tenham sido menores do que o campeonato anterior, a qualidade da transmissão foi citada com destaque.

A Fórmula 1 teve um público forte na abertura da temporada, no Bahrein, 84,5 milhões. Os três eventos que abrigaram as sprint races também tiveram uma sólida audiência: em Silverstone, foram 79,5 milhões, em Monza, a marca chegou a 80,4 milhões e, em São Paulo, ultrapassou os 82 milhões de espectadores.

De acordo com o documento, a F1 deu passos significativos na audiência acumulada da temporada em vários mercados, incluindo algumas das maiores praças do Mundial. Neste aspecto, a Holanda ganhou os holofotes, com um aumento de 81%. Outros países também se destacaram neste quesito, como EUA, França, Itália e Inglaterra.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
+FIA anuncia saída de Michael Masi como diretor de provas da Fórmula 1

LEWIS HAMILTON; MAX VERSTAPPEN; F1; FÓRMULA 1; GP DE ABU DHABI;
A batalha entre Lewis Hamilton e Max Verstappen foi o grande destaque da temporada 2021 da F1 (Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Inclusive, os espectadores espanhóis foram responsáveis ​​por um dos maiores aumentos de audiência de TV: 272% ano a ano em relação a 2020 – provavelmente auxiliado pelo retorno de Fernando Alonso ao grid. Com o novato russo Nikita Mazepin estreando na categoria, o público da TV russa aumentou 129% em relação a 2020, enquanto os níveis de audiência nos EUA continuaram a aumentar em 53%.

Os espectadores únicos de TV (o número de indivíduos que sintonizam pelo menos uma corrida durante a temporada) em 2021 foi de 445 milhões, 3% a mais do que no último ano. Dentro dessa métrica, o maior mercado foi a China, com 70,8 milhões de espectadores únicos, algo em torno de 13% melhor do que em 2020. O mesmo comparativo revelou números melhores na Espanha, Rússia e EUA.

Globalmente, o público médio das corridas em 2021 ficou em 70,3 milhões. Focando apenas nos países em que os acordos de transmissão semelhantes foram mantidos entre 2020 e 2021, o número foi de 60,3 milhões, um aumento de +13% em relação ao ano anterior e o número mais alto desde 2013. Esses números excluem o Brasil, uma vez que os acordos para a exibição da F1 mudaram, com a Band assumindo as transmissões no lugar da Globo, além da implementação do streaming da categoria. A Alemanha entra também no caso brasileiro, pois teve os contratos alterados.

Aliás, sobre o Brasil, o relatório detalha o seguinte: embora os números tenham sido menores em 2021, “houve resultados muito positivos e a experiência em outros mercados mostra que a audiência nos canais pagos continua a crescer ao longo do tempo”.

“No Brasil, a F1 está desfrutando de uma cobertura muito mais aprofundada e com mais horas de transmissão do que em 2020”, completou o documento.

INTERLAGOS; INVASÃO; GP DE SÃO PAULO; FÓRMULA 1; F1;
Interlagos foi palco de uma das melhores corridas da temporada 2021: 181 mil pessoas passaram pelo autódromo paulista (Foto: Beto Issa)

O relatório ainda afirmou que a Fórmula 1 experimentou um crescimento em todas as áreas – especialmente online, em que descreve o Mundial como “a liga esportiva que mais cresce no planeta”.

Dentro desse quesito, a maior das categorias do esporte a motor registrou um aumentou de seguidores gerais de mídia social em 40% na comparação a 2020, incluindo Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Tiktok, Snapchat, Twitch e plataformas sociais chinesas. As visualizações em todas as plataformas de compartilhamento de vídeo aumentaram 50% para ultrapassar a marca de 7 bilhões no total.

No que diz respeito ao público nas arquibancadas, o Mundial apresentou números interessantes, principalmente depois de um 2020 marcado por autódromos vazios devido à pandemia da Covid-19. Um total de 2,69 milhões de fãs compareceram aos eventos do Mundial ao longo de 2021. O GP dos EUA foi a etapa com maior público: 400 mil pessoas. O México ficou na segunda colocação, com 371 mil. Já a Inglaterra, registrou 356 mil fãs. No Brasil, o número foi de 181 mil.

LEIA TAMBÉM
+Ferrari divulga F1-75 com pintura vermelha e preta fosca e guelras
+‘Fico’ de Hamilton cria o que parecia impossível: soldados de Masi

“Começamos a receber de volta nossos fãs que são o coração e a alma do nosso esporte e, embora estivéssemos limitados em nossas capacidades devido ao Covid, foi fantástico ver 2,6 milhões de fãs nas arquibancadas ao redor do mundo”, disse Stefano Domenicali, o diretor-executivo da F1.

“Também vimos alguns números fortes na transmissão e em nossas plataformas digitais, mostrando mais uma vez o impulso, entusiasmo e interesse que está em toda a Fórmula 1. Estamos ansiosos para nossa temporada recorde de 23 corridas este ano, com carros novos, novos regulamentos e um novo desafio para todas as equipes e pilotos. Eu sei que todos os nossos fãs mal podem esperar para começar a temporada”, emendou.

A temporada 2022 da Fórmula 1 tem início no dia 20 de março, com o GP do Bahrein.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.