Ecclestone admite que subornou massagista para beneficiar Piquet na decisão da F1 1981

Em série documental, Bernie Ecclestone admitiu que subornou massagista para beneficiar Nelson Piquet na disputa de título contra o argentino Carlos Reutemann, em 1981

RETORNO DA FORD É NOTÍCIA ÓTIMA PARA A F1! | GP às 10

Ex-mandatário da Fórmula 1, Bernie Ecclestone reconheceu que subornou massagistas para favorecerem o brasileiro Nelson Piquet na disputa de título de 1981 contra o argentino Carlos Reutemann. A revelação de Bernie foi feita no quarto episódio da série documental ‘Lucky!’, disponível no Brasil no streaming Star+.

Na ocasião, Reutemann, da Williams, e Piquet, da Brabham, chegaram na etapa final da temporada separados por apenas 1 ponto, com o argentino em vantagem. A corrida final seria o GP do Caesars Palace, em Las Vegas, prova em que pilotos sofreriam muito por conta do calor e o excesso de força G pelo traçado em sentido anti-horário, uma raridade na época.

Ao tocar no tema durante o documentário, Ecclestone, que foi dono da Brabham entre 1971 e 1988, admitiu que subornou um massagista para favorecer Piquet na disputa. Na época, Bernie também era diretor-executivo da FOCA [Associação de Construtores da Fórmula 1], e foi responsável por vender o primeiro pacote de direitos de transmissão da categoria, o que impulsionou o crescimento mundial.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Reutemann em ação no começo dos anos 1980 (Foto: Williams)

“Tinha muita força G pelo jeito que as curvas foram colocadas. E depois do primeiro dia de testes, ficou claro que os pilotos teriam dores no pescoço. Carlos conseguiu falar com um massagista nos boxes, eu fui ver esta pessoa, e após uma discussão financeira, eles decidiram favorecer Nelson. Não sei se já contei a Carlos”, comentou Bernie.

Mesmo saindo da pole-position, Reutemann terminou a prova apenas na oitava colocação, enquanto Piquet foi quinto, somando os pontos suficientes para levar o primeiro de seus três títulos mundiais. O brasileiro saiu do carro carregado por tamanha exaustão, enquanto o argentino deixou a Fórmula 1 no ano seguinte, buscando se distanciar da Williams por conta da Guerra das Malvinas.

Um vídeo recuperado daquele fim de semana, inclusive, mostra um toque entre os dois no antigo circuito Caesar Palace de Las Vegas. O argentino já havia garantido a pole para a corrida americana, mas naquela época, a Fórmula 1 ainda realizava sessões de treinos entre a classificação e a corrida.

Em uma de suas voltas, Reutemann atingiu a traseira de Piquet com força e rodou na pista, danificando o chassi da Williams na véspera da disputa final. As imagens, divulgadas apenas em 2020 — 39 anos depois da corrida —, mostraram pela primeira vez a batida entre os dois concorrentes ao título.

Uma nova classificação foi realizada antes da disputa, e o argentino manteve a posição de honra. Contudo, o impacto com a traseira da Brabham de Piquet obrigou Reutemann a trocar de carro, o que impediu que o argentino pudesse acertar a configuração de pneus e freios a tempo. Além disso, Carlos sofria com problemas no câmbio do chassi alternativo.

Reutemann toca na traseira de Piquet e roda durante treinos em Las Vegas (Vídeo: Twitter/Víctor Seara)

Carlos nunca comentou publicamente sobre o assunto, e após seguir longa carreira política na Argentina, sendo governador da província de Santa Fé e senador, faleceu aos 79 anos em 2021, vítima do agravamento de uma hemorragia digestiva.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.