Bottas mantém Williams na frente na manhã do dia final de testes no Bahrein. Mercedes tem problemas

Valtteri Bottas assumiu o FW36 nesta manhã de domingo (2) em Sakhir e manteve a Williams ainda no topo da tabela de tempos. Depois de 60 voltas, o finlandês cravou 1min34s797 e superou a Ferrari de Fernando Alonso em 0s7

A Williams continua mandando no jogo no Bahrein. Tomando as responsabilidades para si nesta manhã final de testes em Sakhir, Valtteri Bottas comprovou uma vez mais o bom ritmo do FW36 e lidera a primeira parte das atividades deste domingo (2). O melhor tempo veio, entretanto, somente perto da pausa do almoço, quando o jovem piloto cravou 1min34s797.

A marca superou em 0s7 o tempo de Fernando Alonso, eleito pela Ferrari para encerrar os trabalhos da pré-temporada 2014. O espanhol e o nórdico chegaram a se revezar na ponta da folha de tempos na metade de manhã, quando estavam simulando treinos classificatórios. Nico Hülkenberg surgiu com a Force India em terceiro.

Valtteri Bottas registrou o melhor tempo da manhã neste domingo (Foto: Getty Images)

A Red Bull teve um início mais produtivo nesta manhã. Depois de ter dado apenas meia volta ontem, Sebastian Vettel foi capaz de andar por 44 giros com o instável RB10. O alemão ainda chegou a provocar uma paralisação de escapar na curva 1 do traçado árabe.

Já a Mercedes enfrentou problemas durante as primeiras quatro horas de treinos e só mandou Lewis Hamilton à pista pouco antes da pausa do almoço.

Confira como foi a manhã do dia final de testes no Bahrein neste domingo

Valtteri Bottas imprimiu um ritmo forte nesta manhã de domingo (2) no Bahrein, no último dia de testes da pré-temporada da F1 em 2014. Andando em simulação de classificação, o jovem finlandês logo se colocou na frente na tabela. Mas não demorou muito para encontrar um rival.

Fernando Alonso, assumindo os trabalhos finais com a Ferrari em Sakhir, também optou por giros muito velozes em pequenas sequências de voltas pela manhã. Assim, os dois acabaram provocando um revezamento na ponta da folha de tempos. Porém, pouco antes de mudar o programa técnico, Bottas assinalou 1min34s797, às 11h30 locais.

O espanhol também reduziu desempenho e passou para a sequência mais longa de passagens. Enquanto o nórdico fechou a manhã com consistentes 60 voltas, o bicampeão foi capaz de dar apenas 27. Nico Hülkenberg colocou sua Force India em terceiro, também a sete décimos de Bottas. Jean-Éric Vergne, por sua vez, foi o quarto com o STR9 depois de 43 giros.

Sebastian Vettel escapou da pista na manhã deste domingo em Sakhir (Foto: Getty Images)

Outro que teve início promissor foi Sebastian Vettel, que finalmente conseguiu andar com o seu problemático RB10. Foram 44 giros agora pela manhã. Mas como a sorte dos atuais campeões anda um tanto estranha. A performance não é tão expressiva, entretanto. Vettel ficou a 4s9 do tempo de Bottas, no décimo posto, e ainda encurtou sua participação no período matutino depois de rodar na curva 1 da pista árabe.

Já a Mercedes, outrora equipe mais regular do grid na pré-temporada, hoje viveu um dia de Red Bull. Devido a uma falha na caixa de câmbio do W05, Lewis Hamilton perdeu quatro horas nesta manhã e só pôde ao voltar ao trabalho pouco antes do intervalo do almoço. Ainda assim, percorreu cinco voltas e virou o sétimo melhor tempo da sessão.

Adrian Sutil, por outro lado, tirou o atraso. Depois dos contratempos enfrentados no sábado, quando completou apenas uma volta, o alemão hoje de manhã foi o homem que mais andou em Sakhir, com 91 giros. Sutil ainda fez uma simulação de corridas antes de entregar o carro da Sauber ao mexicano Esteban Gutiérrez, que fecha a tarde de testes da equipe suíça em Sakhir.

A Lotus, ao contrário, viveu outro dia de pouca ação na pista. Romain Grosjean foi nono, com 25 voltas, mas se viu parado na reta oposta no fim da manhã, provocando a última bandeira vermelha da primeira fase das atividades deste domingo.

F1, Bahrein, Treinos coletivos, dia 8, manhã:

1 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:34.797   60
2 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI   1:35.509 +0.712 27
3 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:35.577 +0.780 33
4 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT   1:35.701 +0.904 43
5 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI   1:36.467 +1.670 91
6 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES   1:38.111 +3.314 20
7 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:38.650 +3.853 5
8 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT   1:38.653 +3.856 58
9 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT   1:39.302 +4.505 25
10 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT   1:39.708 +4.911 44
11 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI   1:41.242 +6.445 10

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube