Confira declarações dos pilotos após classificação do GP do Japão de F1 2024

Mais uma vez em 2024, Max Verstappen parte da pole-position no Japão, Ao seu lado, o companheiro Sergio Pérez e Lando Norris fecha o top-3 em Suzuka

O GP do Japão verá Max Verstappen pela 36ª vez na carreira largando na pole-position. Na classificação deste sábado (6), o tricampeão bateu seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. Lando Norris, da McLaren, parte da terceira colocação.

O britânico ficou à frente de Carlos Sainz, com a Ferrari. Os italianos sofreram bastante ao longo da sessão e em nenhum momento ameaçaram uma briga pela primeira posição do grid, com as fichas agora lançadas para o ritmo de corrida.

Fernando Alonso ficou em quinto, com Oscar Piastri em sexto e Lewis Hamilton na sétima colocação. Charles LeclercGeorge Russell Yuki Tsunoda fecharam o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

Pole número 36 da carreira de Verstappen (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira o que disseram os vinte pilotos do grid em Suzuka:

Max Verstappen, pole-position: Verstappen celebra pole, mas descarta volta perfeita no Japão: “Nem sempre é o caso”

Sergio Pérez, segundo: Pérez lamenta erro no final da classificação no Japão: “Perdi 0s2 na última chicane”

Lando Norris, terceiro: Norris vibra com “boa classificação” no Japão e vê McLaren “dando frutos aos poucos”

Carlos Sainz, quarto: Sainz mira pódio, mas diz que bater Norris “era impossível” na classificação do Japão

Fernando Alonso, quinto: Alonso vê Aston Martin “na direção certa” no Japão: “Apenas 0s4 de distância para Red Bull”

Fernando Alonso foi o quinto na classificação do Japão (Foto: AFP)

Oscar Piastri, sexto: Piastri vê perda de ritmo no Q2 como causa do 6º lugar no Japão: “Nunca mais encontrei”

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton exalta fim de semana em que “não surtou” com acerto da Mercedes no Japão

Charles Leclerc, oitavo: Leclerc lamenta “falta de ritmo” da Ferrari e reclama de pneus: “Aderência não foi boa”

George Russell, nono: Russell vê grid acirrado, mas assume “limitação da Mercedes em curvas de alta” no Japão

Yuki Tsunoda, décimo: Tsunoda valoriza ritmo da RB e espera “trabalhar em equipe” para pontuar no Japão

Yuki Tsunoda está confiante de que pode pontuar no GP do Japão (Foto: Red Bull Content Pool)

Daniel Ricciardo, 11º: “Estou com emoções confusas hoje. Há um pouco de frustração, mas também é animador estar tão perto do Q3 depois de um início de ano complicado. Considerando que ontem fiz apenas algumas voltas e a pista estava molhada, a classificação de hoje foi uma boa sessão. Fiz algumas voltas esta manhã no TL3 e depois trabalhei duro para encontrar aqueles poucos décimos para a classificação. Estou satisfeito por estarmos lá, mas não foi o suficiente para o Q3.  É frustrante ser eliminado por tão pouco, pois teria sido bom dar isso à equipe hoje”.

Nico Hülkenberg, 12º: “Estou muito feliz e muito satisfeito com o desempenho, foram voltas boas e limpas – gostei da classificação. No ano passado tive uma sessão complicada, por isso desta vez estava realmente interessado em fazer uma sessão limpa e acho que exploramos ao máximo nosso pacote, mesmo que tenhamos perdido a vaga no Q3”.

Valtteri Bottas, 13º: “Fiquei muito feliz com o comportamento do nosso carro hoje, tanto na sessão da manhã como durante a classificação. É bom estar de volta ao Q2 e ficar perto do Q3. Claro, teria sido ainda melhor ficar entre os dez primeiros, mas este resultado é a prova de que estamos indo na direção certa com as atualizações que trouxemos nas últimas corridas. Evoluímos durante o fim de semana e, pensando no domingo, estou confiante de que, se acertarmos tudo, seremos capazes de travar uma batalha com os carros à nossa volta e somar alguns pontos”.

Valtteri Bottas estacionou no Q2 durante a classificação (Foto: Sauber)

Alex Albon, 14º: “Estamos lutando muito neste fim de semana e não me senti confortável no carro, o que é frustrante, mas é onde esperávamos estar. Do jeito que temos feito o carro, fizemos algumas curvas melhores, mas também pioramos em outras. Neste circuito você não pode escorregar porque a pista é muito agressiva e estraga os pneus. Normalmente conseguimos fazer isto quando a pista está lisa, mas quando é difícil como esta, pagamos um preço bem alto. Também sofri com superaquecimento e quando você tem de gerenciar os pneus nas curvas para salvá-los, tudo se torna mais difícil. Olhando para amanhã, o carro esteve bem nas simulações de corrida que fizemos no TL3, no entanto, a estratégia será importante, então vamos ver como vamos nos sair”.

Esteban Ocon, 15º: “Não fiquei completamente satisfeito com o equilíbrio do carro no TL3, por isso estou satisfeito com a forma como reagimos para melhorar a afinação do carro a tempo da classificação. A última volta no Q1 foi boa, mas todos ao nosso redor conseguiram melhorar no Q2. Sinto que extraímos o potencial máximo do carro hoje, mas infelizmente não foi suficiente para avançar além do 15º lugar. Amanhã tentaremos olhar para frente e aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem em nosso caminho. Vamos tentar nos manter na luta e ver onde vamos chegar no fim da corrida”.

Lance Stroll, 16º: “Simplesmente, não tive o ritmo que precisava na qualificação de hoje e ainda não entendemos o porquê. Acho que estava levando ao limite do que meu carro era capaz, mas não tinha velocidade para sair do Q3. As atualizações parecem estar funcionando no AMR24 de Fernando [Alonso], então, vamos dar uma olhada esta noite para ver se há mais alguma coisa que possa estar impactando meu carro. Há muito trabalho a fazer antes da corrida e teremos que aproveitar ao máximo todas as oportunidades que surgirem”.

Pierre Gasly, 17º: “É, definitivamente, decepcionante sair no Q1 hoje. O carro esteve bem no setor 1 na minha segunda volta, mas, depois disso, parecemos escorregar muito e talvez superaquecemos os pneus traseiros. Estava lutando contra a tração nas curvas, minha traseira estava ruim para uma volta completamente limpa. É uma área que temos que analisar e compreender, pois é onde nos falta neste momento. Lutaremos na corrida amanhã como sempre fazemos. Haverá chances e temos de aproveitá-las. Nossa aposta será na estratégia e ver se podemos nos beneficiar de algo que teremos pela frente”.

Pierre Gasly segue seu calvário na Alpine com o 17º lugar no grid em Suzuka (Foto: AFP)

Kevin Magnussen, 18º: “Acho que melhoramos o carro para a classificação, mas largaremos bem longe de onde estávamos com o acerto de ontem. Não foi a melhor para a qualificação, então, precisamos fazer esta afinação amanhã. Melhoramos o carro e a consistência, mas falta ritmo. De qualquer forma, temos uma corrida amanhã e podemos ganhar algum terreno nisso como nas provas anteriores”.

Logan Sargeant, 19º: “Depois do que aconteceu ontem, e de apenas algumas voltas no TL3 esta manhã, foi uma boa reviravolta. Colocamos o carro em uma boa posição para a qualificação, considerando o tempo limitado, e tomamos as decisões corretas. Acho que não sobrou muita coisa na mesa. Estou muito feliz com a forma como pilotei, mas estamos perdendo um pouco neste fim de semana como equipe em termos de ritmo. Amanhã será uma corrida de degradação e a forma como administraremos isso no setor 1 será fundamental. Vamos tentar fazer uma boa largada, administrar a corrida e esperamos que isso nos deixe em uma posição decente”.

Guanyu Zhou, 20º: “Hoje foi um dia difícil para mim. Infelizmente, devido a um problema técnico, perdi o final do TL3 e tive que passar dos treinos direto para a qualificação. Dada a falta de preparação, foi bastante difícil prever o comportamento do carro e, embora tenha maximizado tudo o que pude, simplesmente não tive aderência suficiente na traseira no último setor. Acredito que, com mais tempo para me preparar, estaria uma posição mais confortável. É um grid muito apertado e, embora a luta pelos pontos possa depender de quantas ultrapassagens conseguirei fazer, estou confiante de que posso recuperar posições”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.