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A F1 deu o pontapé inicial no Azerbaijão vendo a Mercedes mais rápida, mas não sobrando. E que coube a Valtteri Bottas se colocar à frente de todos. Guiando com os pneus ultramacios da Pirelli, o finlandês cravou 1min44s242 para liderar o treino livre que abriu as atividades para a quarta etapa da temporada 2018, nesta sexta-feira (17). Quem mais se aproximou do #77 foi Daniel Ricciardo. O vencedor do GP da China apresentou uma Red Bull superior à prova passada e, usando os supermacios, ficou a pouco menos de um décimo do melhor tempo da sessão. Lewis Hamilton foi o quarto colocado – quase 1s mais lento que os dois ponteiros. Sergio Pérez bateu o tetracampeão na parte final.
Esteban Ocon completou a boa forma inicial da Force India com o quinto posto, logo à frente de Max Verstappen. Fernando Alonso colocou a McLaren em sétimo, enquanto Sergey Sirotkin surpreendeu ao conquistar o oitavo melhor tempo do treino. Pierre Gasly foi o nono com a Toro Rosso. Discreto durante toda a sessão e trabalhando apenas em cima dos pneus ultramacios, Sebastian Vettel foi o décimo colocado.
Valtteri Bottas foi o mais veloz no TL1 em Baku (Foto: Mercedes)
Confira como foi o primeiro treino livre do GP do Azerbaijão
A sessão que abriu as atividades da F1 em Baku começou com sol e temperatura amena, na casa dos 22ºC, nesta sexta-feira (27). No asfalto, os termômetros registravam 42ºC. E tão logo o sinal verde foi aceso no fim do pit-lane dos boxes montados no centro da capital do Azerbaijão, muita gente tratou de completar as primeiras voltas de instalação, entre eles o líder do campeonato, Sebastian Vettel, e o vencedor na China, Daniel Ricciardo. Lewis Hamilton foi um dos últimos a sair. Em termos de pneus, a Pirelli entregou às equipes para o quarto fim de semana da temporada os compostos macios (macios), supermacios (vermelhos) e ultramacios (roxos). Então, o que se viu nos minutos iniciais foi um mix de escolhas, e todos os três tipos de pneus foram usados nesta fase do treino.
E a Red Bull também aproveitou o começo dos trabalhos para testes aerodinâmicos. E coube a Ricciardo carregar no RB14 as grades com os sensores para a análise das peças. Quem também apareceu com novidades foi a Renault. A equipe francesa chegou a Baku com um pacote aerodinâmico distinta, dedicado às exigências do circuito urbano. Então, o carro preto e amarelo surgiu com novas asas dianteiras e traseiras, além de diferentes aletas laterais.
Mas quem inaugurou a folha de tempos foi Valtteri Bottas. Andando já com os pneus supermacios, o finlandês cravou 1min49s762 em sua primeira volta cronometrada. Hamilton surgiu em segundo, mas longe do colega: 1min52s006. O desempenho foi melhorando na medida em que o W09 ganhava mais aderência em uma pista que seguia muito 'verde' e suja. Assim sendo, a dupla da Mercedes precisou de um pouco mais de tempo para alcançar giros mais reais.
Baku apresentou uma pista de difícil aderência no início dos trabalhos da F1 (Foto: Pirelli)
Neste cenário, Hamilton atingiu 1min47s563, sendo pouco menos de um décimo mais veloz que o companheiro de equipe. E os dois seguiam melhorando a cada passagem. Ao mesmo tempo, Brendon Hartley foi o primeiro a errar a temida curva 8 e precisou da área de escape para evitar maior incidente. Max Verstappen também de um toque leve no muro, enquanto Lance Stroll precisou corrigir o Williams para não bater. Com o #44 liderando a sessão, com 1min46s465, Bottas se colocou em segundo, à frente de Verstappen (macios), Sergio Pérez (ultramacios), Stroll (macios) e Hartley (macios).
Aí o holandês colocou a Red Bull na ponta com 1min46s399. Daniel Ricciardo também se pôs veloz e conseguiu o segundo melhor tempo. Pouco antes, Sebastian Vettel saiu à pista e optou por iniciar seu stint com os pneus ultramacios. Mas a dificuldade em conseguiu a aderência e a temperaturas ideais tomou tempo do alemão – na verdade, o tetracampeão e colega Kimi Räikkönen permaneceram na pista por apenas sete voltas neste primeiro jogo de pneus. Enquanto isso, Hamilton atingia a marca de 1min45s629, para voltar à liderança da sessão. Só que Max logo superou o inglês em 0s070. O detalhe aí é que, enquanto Verstappen alcançou o tempo mais rápido com os pneus macios, Lewis ainda andava com os supermacios.
Mas foi Ricciardo quem abriu a maior vantagem. O australiano virou 1min45s369, colocando quase 0s2 em cima do companheiro de time, que se viu em apuros na sequência ao bater a lateral do carro depois de rodar na curva 6, após uma freada forte. Por conta do incidente, a direção de prova precisou acionar o safety-car virtual.
Max Verstappen bateu durante o TL1 em Baku, no Azerbaijão (Foto: Reprodução/TV)
Neste ponto da sessão, perto dos 40 minutos, a ordem na tabela de tempo estava assim: Ricciardo, Verstappen, Hamilton, Bottas, Nico Hülkenberg, Stroll, Romain Grosjean, Hartley, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Pérez, Carlos Sainz, Sergey Sirotkin, Kimi Räikkönen, Vettel, Pierre Gasly, Marcus Ericsson e Stoffel Vandoorne – que viveu uma situação curiosa em sua primeira saída à pista. O belga da McLaren se queixou “de um cheio horrível” dentro do carro”. E coube ao jovem reabrir os trabalhos após uma pausa dos trabalhos no resgate do carro de Verstappen.
Alonso decidiu seguir o colega de McLaren e também logo saiu a pista. Enquanto Vandoorne se colocou em 16º, mas andando de macios, o espanhol preferiu os supermacios para fazer o sexto tempo. Na sequência, Räikkönen retornou ao circuito com um novo jogo de pneus ultramacios. E rapidamente se colocou em sexto, trazendo junto Sirotkin. Pérez foi o outro que saltou de posição e apareceu em quarto, se colocando entre os dois carros da Mercedes.
Falando nos prateados, Hamilton voltou de macios. A primeira volta foi marcada por um errinho e uma escapadinha, mas, na segunda, o inglês cravou 1min45s200 – 0s169 acima do australiano da Red Bull. Verstappen, Pérez, Ocon, Bottas, Alonso, Sirotkin, Räikkönen e Charles Leclerc completavam os dez primeiros.
Só que a Red Bull foi capaz de responder e, logo, Ricciardo apareceu com 1min45s150 para bater a marca de Hamilton em 0s050. Os pneus? Supermacios. O que revela uma performance interessantíssima dos austríacos neste início de trabalho da F1 no Azerbaijão.
Sebastian Vettel vive uma primeira parte de treino discreta em Baku (Foto: Reprodução/TV)
Mas o #77 da Mercedes acertou uma volta limpa nos minutos seguintes e, andando de ultramacios, registrou 1min44s242 – abrindo 0s6 de vantagem. Ricciardo, no entanto, rebateu com 1min44s277. Hamilton, por sua vez, seguia com 1min45s200. Verstappen, Ocon, Pérez, Alonso, Sirotkin, Stroll e Hülkenberg formavam o top-10. Vettel vinha apenas em 11º, logo à frente de Räikkönen. Ambos andando apenas de ultramacios e testando diversos acertos para a SF71H.
Na parte final das atividades no circuito de Baku, todo mundo foi à pista, e o tráfego limitou grandes saltos na tabela. Vettel, por exemplo, pulou para nono, mas acabou mesmo em décimo. Pérez, por outro lado, também melhorou no fim e superou Lewis Hamilton, para fechar em terceiro. E acabou aí.
A F1 retorna logo mais, às 10h (de Brasília), para o segundo treino livre no Azerbaijão. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
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F1 2018, GP do Azerbaijão, Baku, treino livre 1:
1 |
|
77 |
Valtteri BOTTAS |
FIN |
Mercedes |
1:44.242 |
|
26 |
2 |
|
3 |
Daniel RICCIARDO |
AUS |
Red Bull Tag Heuer |
1:44.277 |
+0.035 |
24 |
3 |
|
11 |
Sergio PÉREZ |
MEX |
Force India Mercedes |
1:45.075 |
+0.833 |
26 |
4 |
|
44 |
Lewis HAMILTON |
ING |
Mercedes |
1:45.200 |
+0.958 |
24 |
5 |
|
31 |
Esteban OCON |
FRA |
Force India Mercedes |
1:45.237 |
+0.995 |
29 |
6 |
|
33 |
Max VERSTAPPEN |
HOL |
Red Bull Tag Heuer |
1:45.559 |
+1.317 |
11 |
7 |
|
14 |
Fernando ALONSO |
ESP |
McLaren Renault |
1:45.465 |
+1.223 |
25 |
8 |
|
35 |
Sergey SIROTKIN |
RUS |
Williams Mercedes |
1:46.480 |
+2.238 |
28 |
9 |
|
10 |
Pierre GASLY |
FRA |
Toro Rosso Honda |
1:46.492 |
+2.250 |
18 |
10 |
|
5 |
Sebastian VETTEL |
ALE |
Ferrari |
1:46.513 |
+2.271 |
18 |
11 |
|
18 |
Lance STROLL |
CAN |
Williams Mercedes |
1:46.590 |
+2.348 |
26 |
12 |
|
28 |
Brendon HARTLEY |
NZL |
Toro Rosso Honda |
1:46.747 |
+2.505 |
32 |
13 |
|
27 |
Nico HÜLKENBERG |
ALE |
Renault |
1:46.749 |
+2.507 |
11 |
14 |
|
8 |
Romain GROSJEAN |
FRA |
Haas Ferrari |
1:46.856 |
+2.614 |
23 |
15 |
|
7 |
Kimi RÄIKKÖNEN |
FIN |
Ferrari |
1:46.861 |
+2.619 |
10 |
16 |
|
16 |
Charles LECLERC |
MCO |
Sauber Ferrari |
1:46.875 |
+2.633 |
21 |
17 |
|
9 |
Marcus ERICSSON |
SUE |
Sauber Ferrari |
1:47.073 |
+2.831 |
21 |
18 |
|
20 |
Kevin MAGNUSSEN |
DIN |
Haas Ferrari |
1:47.434 |
+3.192 |
18 |
19 |
|
2 |
Stoffel VANDOORNE |
BEL |
McLaren Renault |
1:47.967 |
+3.725 |
21 |
20 |
|
55 |
Carlos SAINZ JR |
ESP |
Renault |
1:48.741 |
+4.499 |
11 |
|
|
|
|
|
Tempo 107% |
1:51.539 |
+7.297 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Recorde |
Lewis HAMILTON |
ING |
Mercedes |
1:40.593 |
24/06/2017 |
|
Melhor volta |
Sebastian VETTEL |
ALE |
Ferrari |
1:43.441 |
25/06/2017 |
|
MELHOR DA HISTÓRIA?
FORMA INCRÍVEL DE MÁRQUEZ LEVANTA DEBATE NO PADDOCK GP
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