Bottas supera Red Bull e coloca Mercedes na frente no primeiro treino livre do GP do Azerbaijão. Discreto, Vettel é 10º

Coube a Valtteri Bottas ser o homem mais veloz da Mercedes em Baku. O finlandês superou Daniel Ricciardo para liderar o treino que abriu as atividades da F1 no Azerbaijão. Em uma sessão discreta, o líder do campeonato, Sebastian Vettel, foi apenas décimo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A F1 deu o pontapé inicial no Azerbaijão vendo a Mercedes mais rápida, mas não sobrando. E que coube a Valtteri Bottas se colocar à frente de todos. Guiando com os pneus ultramacios da Pirelli, o finlandês cravou 1min44s242 para liderar o treino livre que abriu as atividades para a quarta etapa da temporada 2018, nesta sexta-feira (17). Quem mais se aproximou do #77 foi Daniel Ricciardo. O vencedor do GP da China apresentou uma Red Bull superior à prova passada e, usando os supermacios, ficou a pouco menos de um décimo do melhor tempo da sessão. Lewis Hamilton foi o quarto colocado – quase 1s mais lento que os dois ponteiros. Sergio Pérez bateu o tetracampeão na parte final.

Esteban Ocon completou a boa forma inicial da Force India com o quinto posto, logo à frente de Max Verstappen. Fernando Alonso colocou a McLaren em sétimo, enquanto Sergey Sirotkin surpreendeu ao conquistar o oitavo melhor tempo do treino. Pierre Gasly foi o nono com a Toro Rosso. Discreto durante toda a sessão e trabalhando apenas em cima dos pneus ultramacios, Sebastian Vettel foi o décimo colocado.

Valtteri Bottas foi o mais veloz no TL1 em Baku (Foto: Mercedes)

Confira como foi o primeiro treino livre do GP do Azerbaijão 

A sessão que abriu as atividades da F1 em Baku começou com sol e temperatura amena, na casa dos 22ºC, nesta sexta-feira (27). No asfalto, os termômetros registravam 42ºC. E tão logo o sinal verde foi aceso no fim do pit-lane dos boxes montados no centro da capital do Azerbaijão, muita gente tratou de completar as primeiras voltas de instalação, entre eles o líder do campeonato, Sebastian Vettel, e o vencedor na China, Daniel Ricciardo. Lewis Hamilton foi um dos últimos a sair. Em termos de pneus, a Pirelli entregou às equipes para o quarto fim de semana da temporada os compostos macios (macios), supermacios (vermelhos) e ultramacios (roxos). Então, o que se viu nos minutos iniciais foi um mix de escolhas, e todos os três tipos de pneus foram usados nesta fase do treino.
 
E a Red Bull também aproveitou o começo dos trabalhos para testes aerodinâmicos. E coube a Ricciardo carregar no RB14 as grades com os sensores para a análise das peças. Quem também apareceu com novidades foi a Renault. A equipe francesa chegou a Baku com um pacote aerodinâmico distinta, dedicado às exigências do circuito urbano. Então, o carro preto e amarelo surgiu com novas asas dianteiras e traseiras, além de diferentes aletas laterais. 
 
Mas quem inaugurou a folha de tempos foi Valtteri Bottas. Andando já com os pneus supermacios, o finlandês cravou 1min49s762 em sua primeira volta cronometrada. Hamilton surgiu em segundo, mas longe do colega: 1min52s006. O desempenho foi melhorando na medida em que o W09 ganhava mais aderência em uma pista que seguia muito 'verde' e suja. Assim sendo, a dupla da Mercedes precisou de um pouco mais de tempo para alcançar giros mais reais. 
Baku apresentou uma pista de difícil aderência no início dos trabalhos da F1 (Foto: Pirelli)
Neste cenário, Hamilton atingiu 1min47s563, sendo pouco menos de um décimo mais veloz que o companheiro de equipe. E os dois seguiam melhorando a cada passagem. Ao mesmo tempo, Brendon Hartley foi o primeiro a errar a temida curva 8 e precisou da área de escape para evitar maior incidente. Max Verstappen também de um toque leve no muro, enquanto Lance Stroll precisou corrigir o Williams para não bater. Com o #44 liderando a sessão, com 1min46s465, Bottas se colocou em segundo, à frente de Verstappen (macios), Sergio Pérez (ultramacios), Stroll (macios) e Hartley (macios). 
 
Aí o holandês colocou a Red Bull na ponta com 1min46s399. Daniel Ricciardo também se pôs veloz e conseguiu o segundo melhor tempo. Pouco antes, Sebastian Vettel saiu à pista e optou por iniciar seu stint com os pneus ultramacios. Mas a dificuldade em conseguiu a aderência e a temperaturas ideais tomou tempo do alemão – na verdade, o tetracampeão e colega Kimi Räikkönen permaneceram na pista por apenas sete voltas neste primeiro jogo de pneus. Enquanto isso, Hamilton atingia a marca de 1min45s629, para voltar à liderança da sessão. Só que Max logo superou o inglês em 0s070. O detalhe aí é que, enquanto Verstappen alcançou o tempo mais rápido com os pneus macios, Lewis ainda andava com os supermacios.
 
Mas foi Ricciardo quem abriu a maior vantagem. O australiano virou 1min45s369, colocando quase 0s2 em cima do companheiro de time, que se viu em apuros na sequência ao bater a lateral do carro depois de rodar na curva 6, após uma freada forte. Por conta do incidente, a direção de prova precisou acionar o safety-car virtual.
Max Verstappen bateu durante o TL1 em Baku, no Azerbaijão (Foto: Reprodução/TV)
Neste ponto da sessão, perto dos 40 minutos, a ordem na tabela de tempo estava assim: Ricciardo, Verstappen, Hamilton, Bottas, Nico Hülkenberg, Stroll, Romain Grosjean, Hartley, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Pérez, Carlos Sainz, Sergey Sirotkin, Kimi Räikkönen, Vettel, Pierre Gasly, Marcus Ericsson e Stoffel Vandoorne – que viveu uma situação curiosa em sua primeira saída à pista. O belga da McLaren se queixou “de um cheio horrível” dentro do carro”. E coube ao jovem reabrir os trabalhos após uma pausa dos trabalhos no resgate do carro de Verstappen.
Alonso decidiu seguir o colega de McLaren e também logo saiu a pista. Enquanto Vandoorne se colocou em 16º, mas andando de macios, o espanhol preferiu os supermacios para fazer o sexto tempo. Na sequência, Räikkönen retornou ao circuito com um novo jogo de pneus ultramacios. E rapidamente se colocou em sexto, trazendo junto Sirotkin. Pérez foi o outro que saltou de posição e apareceu em quarto, se colocando entre os dois carros da Mercedes.
 
Falando nos prateados, Hamilton voltou de macios. A primeira volta foi marcada por um errinho e uma escapadinha, mas, na segunda, o inglês cravou 1min45s200 – 0s169 acima do australiano da Red Bull. Verstappen, Pérez, Ocon, Bottas, Alonso, Sirotkin, Räikkönen e Charles Leclerc completavam os dez primeiros. 
 
Só que a Red Bull foi capaz de responder e, logo, Ricciardo apareceu com 1min45s150 para bater a marca de Hamilton em 0s050. Os pneus? Supermacios. O que revela uma performance interessantíssima dos austríacos neste início de trabalho da F1 no Azerbaijão. 
Sebastian Vettel vive uma primeira parte de treino discreta em Baku (Foto: Reprodução/TV)
Mas o #77 da Mercedes acertou uma volta limpa nos minutos seguintes e, andando de ultramacios, registrou 1min44s242 – abrindo 0s6 de vantagem. Ricciardo, no entanto, rebateu com 1min44s277. Hamilton, por sua vez, seguia com 1min45s200. Verstappen, Ocon, Pérez, Alonso, Sirotkin, Stroll e Hülkenberg formavam o top-10. Vettel vinha apenas em 11º, logo à frente de Räikkönen. Ambos andando apenas de ultramacios e testando diversos acertos para a SF71H. 

Na parte final das atividades no circuito de Baku, todo mundo foi à pista, e o tráfego limitou grandes saltos na tabela. Vettel, por exemplo, pulou para nono, mas acabou mesmo em décimo. Pérez, por outro lado, também melhorou no fim e superou Lewis Hamilton, para fechar em terceiro. E acabou aí. 

A F1 retorna logo mais, às 10h (de Brasília), para o segundo treino livre no Azerbaijão. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

PADDOCKAST #3 | COUTOLOUCO
Renan do Couto e Victor Martins trazem o melhor do esporte a motor — e aulas de como montar seu time no Fantasy da F1; entre na liga do GRANDE PRÊMIO

F1 2018, GP do Azerbaijão, Baku, treino livre 1:

1   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes 1:44.242   26
2   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer 1:44.277 +0.035 24
3   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes 1:45.075 +0.833 26
4   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:45.200 +0.958 24
5   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes 1:45.237 +0.995 29
6   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer 1:45.559 +1.317 11
7   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault 1:45.465 +1.223 25
8   35 Sergey SIROTKIN RUS Williams Mercedes 1:46.480 +2.238 28
9   10 Pierre GASLY FRA Toro Rosso Honda 1:46.492 +2.250 18
10   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:46.513 +2.271 18
11   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes 1:46.590 +2.348 26
12   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda 1:46.747 +2.505 32
13   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault 1:46.749 +2.507 11
14   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari 1:46.856 +2.614 23
15   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:46.861 +2.619 10
16   16 Charles LECLERC MCO Sauber Ferrari 1:46.875 +2.633 21
17   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari 1:47.073 +2.831 21
18   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari 1:47.434 +3.192 18
19   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Renault 1:47.967 +3.725 21
20   55 Carlos SAINZ JR ESP Renault 1:48.741 +4.499 11
          Tempo 107% 1:51.539 +7.297  
                 
Recorde Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:40.593 24/06/2017  
Melhor volta Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:43.441 25/06/2017  

MELHOR DA HISTÓRIA?

FORMA INCRÍVEL DE MÁRQUEZ LEVANTA DEBATE NO PADDOCK GP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.