Cadillac fala em escolha de pilotos na Fórmula 1 “por mérito” e diz: “Zhou é uma opção”
Ciente das poucas opções disponíveis no grid atual, Graeme Lowdon, chefe da Cadillac, disse que a equipe pode recorrer a nomes que já estiveram na Fórmula 1 para formar a dupla de pilotos em 2026
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Fórmula 1 aprovaram a entrada da Cadillac no esporte a partir de 2026 e, agora, a 11ª equipe do grid está em busca de dois nomes para formarem a dupla de pilotos. E de acordo com o chefe Graeme Lowdon, a escolha vai ser feita com base no mérito de cada um. O dirigente, inclusive, disse que personalidades que já passaram pela categoria, como Guanyu Zhou, estão no radar.
O mercado de pilotos da F1 foi um tanto movimentado ao longo de 2024. Ao todo, oito das dez equipes promoveram alguma mudança na formação e, por isso, boa parte do grid tem contrato para 2026, uma vez que parte dos acordos foram plurianuais. Assim, restam poucas opções no esporte que podem ser contratadas.
Por só ter recebido a confirmação de entrada na categoria na última semana, a Cadillac não participou da dança das cadeiras e, por isso, estuda a possibilidade de recorrer a nomes que hoje não competem na F1.
“Vamos selecionar [os pilotos] por mérito. A F1 não é um parque de diversões, é o auge do automobilismo mundial. Estamos um pouco fora do tempo porque não estávamos no mercado de pilotos na última temporada, e a movimentação foi grande. Então alguns nomes já têm contrato. Mas felizmente há muitos bons pilotos por aí”, destacou Lowdon durante coletiva de imprensa.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
+ GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid
+ GUIA 2025: FIA se enrola com asas flexíveis e cria caso em ano de poucas mudanças na F1
+ GUIA 2025: Fórmula 1 inicia com muito barulho e pouca ação em embate FIA × pilotos

“Há facilmente meia dúzia, se não mais, de candidatos por aí que oferecem credenciais extremamente boas para entrar ou voltar para a F1. É um pouco cedo para entrar em muitos detalhes, porque só agora podemos ter conversas significativas. Mas, com certeza, queremos ter pilotos que possam contribuir para o programa geral”, continuou o chefe da Cadillac.
Guanyu Zhou, piloto chinês que defendeu a Sauber entre 2022 e 2024, é uma das opções no radar da Cadillac. Porém, ainda que não tenha cometido grandes erros, o #24 ficou marcado pelas inúmeras atuações discretas e foi constantemente superado pelo companheiro Valtteri Bottas. Isso, no entanto, não parece um problema para Graeme.
“Acho que Zhou fez um trabalho excepcionalmente bom em circunstâncias difíceis e o que torna isso realmente útil para mim é que ele não precisa necessariamente explicar o histórico de suas habilidades. Existem os devidos controles e equilíbrios, então não há favoritismo em nenhuma direção específica em relação a ele ou a qualquer outro piloto com quem possamos ter envolvimento no grid. Estamos lá para fazer um trabalho, então selecionaremos os pilotos por mérito. Há alguns realmente bons por aí, Zhou é uma opção”, finalizou o chefe da Cadillac.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

