Sainz admite que “avalia opções” para 2025 e busca “projeto vencedor” na Fórmula 1

Carlos Sainz disse que "não faz ideia" de onde vai correr em 2025, mas se vê com tempo para avaliar opções e afirmou que busca um projeto bom não apenas para o ano que vem, mas para o futuro de sua carreira na Fórmula 1

Prestes a iniciar sua última temporada pela Ferrari, Carlos Sainz admitiu que está avaliando suas opções para o futuro da carreira na Fórmula 1. Por outro lado, o espanhol garantiu que permanece completamente focado nos trabalhos de pré-temporada, já que o período de testes é curto para se aprender o máximo possível sobre a SF-24 antes do início do campeonato. O piloto será substituído por Lewis Hamilton, que vai deixar a Mercedes para ser parceiro de Charles Leclerc a partir de 2025.

“Acho que todos os pilotos que estão no último ano de contrato avaliam suas opções, conversando com as equipes e vendo quais outras estruturas estão progredindo e em que nível estão”, disse Sainz. “Agora, a prioridade é a pré-temporada, já que temos apenas três dias. Então, você tem de se concentrar onde está perdendo tempo e, depois, terei bastante tempo para sentar e decidir”, pontuou.

Apesar de estar iniciando o último ano pela escuderia italiana, Sainz garantiu que ainda não vive um período emocional. O espanhol lembrou que a Fórmula 1 terá uma temporada longa pela frente, com 24 corridas — um recorde histórico —, e as emoções serão mais comuns quando o ano estiver próximo de se encerrar.

“Ainda temos 24 corridas pela frente, mas, com certeza, as últimas serão bastante emotivas. Principalmente porque deixarei para trás um grande grupo de pessoas que trabalham muito bem junto a mim. Conheci grandes seres humanos na Ferrari e também várias pessoas ao redor do mundo que me fizeram sentir em casa desde o início”, destacou.

Sainz vai deixar a Ferrari ao fim da temporada 2024 da Fórmula 1 (Foto: Ferrari)

“Vamos deixar essa parte emocional para o fim do ano e tentar fazer o melhor trabalho possível para a equipe nessa última temporada. Sei que Frédéric [Vasseur] e a equipe me darão suporte total se estivermos em uma batalha pelo campeonato este ano, vamos acelerar fundo juntos e ter uma boa última temporada. Espero ainda ter muitos anos de carreira, vamos ver aonde o futuro vai me levar”, analisou.

Por fim, Sainz admitiu que “não tem ideia” de onde vai correr em 2025, mas se vê com tempo suficiente para analisar bem as possibilidades. O espanhol não quer garantir um assento que seja bom apenas para o ano que vem, mas que o envolva em um projeto com potencial de vencer na Fórmula 1.

“Serei um agente livre para 2025, mas não tenho ideia de onde vou correr. Então, preciso ter um tempo para decidir. Todas as opções estão na mesa, e vou tentar escolher a melhor para mim. Não apenas para 2025, mas a melhor opção para os próximos três ou quatro anos, nos quais darei meu absoluto melhor para conseguir um projeto vencedor na F1”, finalizou.

Sainz pilotou a SF-24 à tarde e fechou o primeiro dia de testes para a Ferrari (Foto: Ferrari)

GRANDE PRÊMIO acompanha a pré-temporada completa da F1 2024, de quarta (21) a sexta-feira, com direito a Briefing após cada um dos dias de atividades, analisando tudo que rolou na pista.

O campeonato está previsto para começar oficialmente no dia 2 de março, também em Sakhir, com a 20ª edição do GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.