Sainz supera Leclerc e lidera TL2 voltado ao ritmo de corrida do GP da Áustria de F1

No segundo treino livre diferente do tradicional na Áustria, Carlos Sainz levou a melhor frente a Charles Leclerc e Max Verstappen para liderar

TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA ÁUSTRIA DE FÓRMULA 1 | Briefing

O esquema dos finais de semana de corrida sprint da Fórmula 1 apresenta outro tipo de disposição dos treinos livres. Assim, o TL2 realizado na manhã deste sábado (9) foi daquele tipo: quase nenhuma busca por tempos de volta, já que a classificação passou ontem, e apenas trabalho visando a corrida. Nos ajustes finos antes da prova sprint, quem levou a melhor foi Carlos Sainz.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O TL2 acaba por mostrar o que as equipes conseguem fazer em certas circunstâncias específicas de corrida. Sainz e Charles Leclerc, por exemplo, foram os dois primeiros colocados apostando nos pneus macios. Já Max Verstappen, em terceiro, foi mais veloz de médios que de macios. O mesmo valeu para Sergio Pérez e a dupla da Alpine, Fernando Alonso e Esteban Ocon.

De qualquer maneira, a Ferrari mostrou novamente que é competitiva em relação à Red Bull. Resta saber como reagirá largando atrás na corrida sprint, onde uma ultrapassagem tem condições de mudar toda a história do grid para a corrida do domingo.

A Mercedes pode dizer que teve um treino até satisfatório. Após ver os dois carros baterem na sexta-feira e correr atrás do tempo para participar do TL2, George Russell conseguiu passar das 30 voltas e mostrou velocidade. Enquanto isso, Lewis Hamilton, apesar de estrear com menos de 15 minutos no relógio, ainda vazou a marca de uma dezena de giros.

No fim das contas, Sainz liderou com a companhia de Leclerc. Verstappen veio em terceiro e abriu uma lista com Alonso, Ocon, Pérez, Russell, Valtteri Bottas, Hamilton e Lando Norris no top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Áustria de Fórmula 1. A corrida sprint está marcada para logo mais, às 11h30 (de Brasília, GMT-3).

Carlos Sainz está na briga para vencer na Áustria? (Foto: Ferrari)
Paddockast #155: O que caos do GP da Inglaterra pode significar para F1 2022?

Confira como foi o TL2:

A temperatura e o clima, de maneira geral, não eram impeditivos para um rendimento normal na manhã do sábado, quando o relógio apontou as 7h30 (de Brasília) para o começo do segundo e último treino livre do GP da Áustria. Sol no céu entre algumas nuvens e termômetros acima dos 20°C ambientes e 30°C no asfalto.

O TL2 em fins de semana de corrida sprint é bem diferente do restante dos eventos. Normalmente, serve para um trabalho que tem muito dos ajustes de simulação de classificação. Desta feira, porém, a classificação havia passado há quase 24 horas. Na frente da atividade, somente corridas: a sprint e a oficial.

O que não significava que a pista ficaria vazia, algo que não aconteceu de jeito nenhum. Assim que o relógio disparou, Ferrari, Aston Martin e Lando Norris apareceram no traçado de pneus macios. Haas e Alfa Romeo preferiram investir nos médios. Inclusive foi dessa última, com Valtteri Bottas, que saiu a primeira volta cronometrada.

Uma questão interessante da atividade era a Mercedes. Após os dois carros se acidentarem em lances diferentes no Q3 da classificação, ambos seguiam parados na garagem enquanto a equipe mexia bastante. Lewis Hamilton recebera novo chassi e via a Mercedes tentar remendar o assoalho destruído, enquanto George Russell trocara a asa dianteira e mais alguns componentes.

Lando Norris apostou nos pneus macios desde o começo do TL2 (Foto: McLaren)

Muito longe das voltas vistas na briga pela pole de ontem, Norris pintava na frente da tabela quando gastou 1min10s670 – quase 6s de diferença para o giro que garantiu Max Verstappen na posição de honra da corrida sprint.

Em seguida, os pilotos da Ferrari andariam abaixo da marca de 1min10s: Charles Leclerc melhor que Carlos Sainz. Diga-se: apesar da instalação de macios, as voltas de ambos foram com pneus médios. Mas Verstappen ia na pista de macios para marcar a primeira volta rápida: 1min09s067.

Após 15 minutos, Russell conseguiu sair para a pista. Deum uma volta de instalação, voltou aos boxes e saiu novamente. Da segunda vez, sim, ficando no traçado para lançar voltas na tabela de tempos. Enquanto isso, Leclerc perguntava se algo estava errado no motor. Suspense para um piloto que já viu dois motores estourarem na pista nas últimas corridas.

Além de Hamilton, os pilotos da Alpine também não surgiram na pista após 20 minutos. Logo em seguida, porém, Esteban Ocon e Fernando Alonso dariam as caras em Spielberg, enquanto Hamilton seguia parado nos boxes.

Apesar da demora para entrar na pista, os dois carros da Alpine mostravam velocidade logo de saída. Quem também tinha bom ritmo era Pierre Gasly, dono do melhor primeiro setor do treino.

Na marca de metade do TL2, Verstappen liderava e tinha Sainz, Russell, Alonso, Pérez, Leclerc, Norris, Zhou, Ocon e Gasly no top-10. Hamilton ainda nem aparecera vestido.

Demorou, mas Lewis Hamilton foi para a pista (Foto: Mercedes)

Já líder, Max resolveu retomar a participação, agora com pneus médios, e imediatamente melhorou a própria ao anotar 1min08s799. Agora, entretanto, foi a vez de Leclerc responder usando macios e tomar a dianteira ao rodar em 1min08s660. Atrás de Leclerc e Verstappen, a dupla da Alpine: Alonso em terceiro e Ocon em quarto.

Com 20 minutos para o fim, Hamilton apareceu de capacete na garagem! Ia dar para entrar na pista pelo menos um pouco, para adquirir certa quilometragem antes da corrida sprint.

Sainz também viria com pneus macios para bater o tempo de Charles e assumir a liderança ao fazer 1min08s610. Enquanto isso, Hamilton finalmente, com 14 minutos pela frente, ia para a pista e logo pintava na nona colocação. Russell aproveitou para testar os pneus duros, bem como Sebastian Vettel e Lance Stroll. Depois do sábado desastroso, a dupla da Aston Martin aparecia na 11ª e na 13ª posições – Stroll melhor que Vettel.

Mas foi isso, não havia nada mais para acontecer a não ser uma breve escapada de Leclerc da pista. Sainz liderou e teve o companheiro atrás. Verstappen foi terceiro, seguido por Alonso e Ocon antes de Pérez. Russell, Bottas, Hamilton e Norris fecharam o top-10.

F1 2022, GP da Áustria, Spielberg, TL2:

1C SAINZFerrari1:08.610 40
2C LECLERCFerrari1:08.660+0.05043
3M VERSTAPPENRed Bull1:08.778+0.16832
4F ALONSOAlpine1:08.832+0.22221
5E OCONAlpine1:08.848+0.23824
6S PÉREZRed Bull1:09.179+0.56936
7G RUSSELLMercedes1:09.240+0.63033
8V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:09.251+0.64126
9L HAMILTONMercedes1:09.350+0.74014
10L NORRISMcLaren Mercedes1:09.519+0.90938
11L STROLLAston Martin Mercedes1:09.525+0.91543
12P GASLYAlphaTauri Honda1:09.579+0.96937
13S VETTELAston Martin Mercedes1:09.602+0.99244
14G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:09.665+1.05536
15M SCHUMACHERHaas Ferrari1:09.700+1.09032
16A ALBONWilliams Mercedes1:09.740+1.13034
17D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:09.852+1.24234
18K MAGNUSSENHaas Ferrari1:09.960+1.35034
19Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:10.005+1.39539
20N LATIFIWilliams Mercedes1:10.261+1.65136
FERRARI TIROU ÚLTIMAS CHANCES DE LECLERC SER CAMPEÃO DA FÓRMULA 1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.