Sainz diz que desgaste da Red Bull com pneus macios é “igual ao da Ferrari com duros”

Ainda que a Ferrari tenha melhorado o desgaste dos pneus, Carlos Sainz reconheceu que a Red Bull lida com a borracha com muito mais perfeição que o time italiano

Carlos Sainz se surpreendeu com a capacidade de conservação de pneus do RB20. Depois de observar a equipe rival  durante o fim de semana de abertura da temporada 2024 da  Fórmula 1 no Bahrein, o espanhol concluiu que o desgaste da Red Bull com a borracha macia é o mesmo da Ferrari com o composto duro.

Embora a Ferrari tivesse apresentado um problema sério de desgaste de pneus em 2022 e 2023, a análise de Sainz é um elogio ao projeto da Red Bull, e não necessariamente uma crítica à escuderia italiana. Afinal, o próprio time de Maranello admitiu que a SF-24 consome menos borracha que sua antecessora.

Durante o GP do Bahrein, a maioria das equipes optou por colocar os pneus duros nas duas paradas nos boxes. A Red Bull, no entanto, seguiu outro caminho e calçou seus pilotos com a borracha macia no último stint. Mesmo com os rivais adotando uma estratégia alternativa, Sainz sabia que não teria chances de superar Sergio Pérez na briga pelo segundo lugar.

“Testamos aqui há três dias e observei que o desgaste da Red Bull nos pneus macios é exatamente o mesmo que o nosso com os duros. Mesmo quando soube que a Red Bull tinha um novo jogo de macios para o último stint, não pensei que teria alguma chance de ultrapassar Checo”, contou o piloto da Ferrari.

Carlos Sainz ao menos foi ao pódio no GP do Bahrein (Foto: AFP)

“Vi os longos trechos que eles fizeram com o pneu C3 nos testes e percebi que eles têm basicamente a mesma degradação no macio que todos tiveram no duro. Então não fiquei muito animado”, continuou Sainz.

O #55 também revelou que, por andar próximo de Pérez, sofreu com a turbulência e não conseguiu mostrar o verdadeiro desempenho da SF-24.

“Durante a corrida não estava em uma posição confortável, porque estava em uma distância de 2s, 3s, onde recebia todo o ar sujo e não tinha a vantagem do DRS. Então você sofre um pouco mais. Se eu estivesse 1s, ou talvez 5s atrás, acho que com o pneu duro talvez pudesse ter mostrado um pouco mais do verdadeiro ritmo do carro”, finalizou.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua já na próxima semana, entre 7 e 9 de março, com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.